•  
  •  
  •  
  •  

A chegada das Redes 5G estimulou novas possibilidades para o mundo das tecnologias de realidade aumentada e virtual (AR / VR). A baixa latência e velocidades de rede ultra rápidas, potencializam oportunidades para novas experiências interativas ao vivo. As soluções sem contato ganharam popularidade, enquanto o surto de coronavírus levou muitas pessoas a adotarem o distanciamento social, e a união entre o 5G e AR / VR pode fornecer aplicações práticas em diversos campos. Mas, com certeza, a área de entretenimento e streaming vai crescer muito com a chegada do 5G.

O 5G Vai Revolucionar o Mundo do Entretenimento

Em 2018, a Verizon colocou em ação soluções de AR / VR com tecnologia 5G. A equipe transmitiu ao vivo uma experiência estereoscópica no Estádio do Super Bowl LII em Minneapolis. Em 2019, os jogadores da NBA testaram óculos de AR / VR habilitados para 5G, que transmitiam partidas ao vivo em tempo real, permitindo-lhes testes como pegar uma bola e fazer um arremesso enquanto ainda usavam os óculos.

Os eventos esportivos ao vivo podem até acontecer sem espectadores em um futuro próximo, e tais aplicativos podem dar aos fãs assentos na primeira fila de seus jogos favoritos sem estar no estádio ou ginásio.

Jogadores dos Lakers Testando a Tecnologia AR / VR

2020 está sendo um ano atípico e a tecnologia está ajudando as pessoas nesse período de quarentena, por isso o uso de streaming e jogos está aumentando. Para os jogadores, a qualidade do jogo não se trata apenas da velocidade da conexão, mas também da latência e estabilidade. Para aqueles que procuram uma experiência de jogo de realidade aumentada ou realidade virtual, o 5G pode fazer a diferença entre um jogo realista e envolvente e um que é frustrante e lento. Em competições de jogos, particularmente aquelas em que os participantes não estão na mesma rede, até um milissegundo pode ser significativo.

A rede 5G e sua velocidade de até 50 Gbps ajudarão a alimentar plataformas como a do Google Stadia e outras que estão para chegar. Como é do conhecimento de qualquer jogador on-line, o lag, ou a defasagem entre a pressão de um botão do console e a ação na tela, pode ser a diferença entre uma noite divertida entre amigos jogando algum Battle Royale on-line, ou uma noite problemática amassando todos os botões do console.

O 5G ainda ainda não chegou ao Brasil, mas já podemos falar sobre o IoT (sigla para Internet das Coisas) e como essa tecnologia vai mudar uma série de aparelhos como Smart TV, Smartphones, Geladeiras Inteligentes, sistemas de gerenciamento domésticos como ligar e desligar as luzes, ajustar aquecedores e ar condicionado, programar a ativação dos aparelhos eletrônicos, iniciar irrigadores, cafeteiras e, lógico, os videogames. Essa super velocidade de conexão vai melhorar ainda mais o acesso às inteligências artificiais, como a Alexa e a Siri, deixando sua casa ainda mais conectada.

Na Amazon você encontra Dispositivos que deixam a sua casa mais conectada.
Acesse e Confira!