Nick Fury é o destaque de Invasão Secreta e já apareceu muito mais do que qualquer filme que participou no UCM, mas a série não explora o personagem como deveria.
Nick Fury em Invasão Secreta
Vários personagens dos quadrinhos têm origens bem complicadas, e Nick Fury não é diferente. O personagem foi criado pelas lendas da Marvel, Jack Kirby e Stan Lee, mas ele apareceu pela primeira vez em 1963, em sua própria HQ, Sgt. Fury and His Howling Commandos. No entanto, até 2001, o personagem era um ítalo-americano mastigador de charutos, que lutou na Segunda Guerra Mundial. Só depois disso ele passou a ser um agente da CIA e líder da agência secreta do governo, chamada S.H.I.E.L.D. O significado por trás dessa sigla já mudou tantas vezes, que nem vou falar o que ela significa.
Primeira HQ de Nick Fury
Após a Marvel lançar seu selo Ultimate, em 2001, Nick Fury é um dos heróis reinventados nessa nova era. Portanto, seu novo perfil é inspirado em Samuel L. Jackson, bem antes dele interpretar o personagem na tela. Antes disso, o ator David Hasselhoff interpretou Fury, para o filme Nick Fury: Agent of S.H.I.E.L.D, de 1998. Só depois disso Samuel L. Jackson chegou ao UCM e agora é protagonista da série Invasão Secreta, do Disney+.
Com cinco episódios, não há dúvida de que Invasão Secreta apresenta Nick Fury com bastante destaque, mas o personagem merecia muito mais. Apesar de Invasão Secreta tentar criar um arco emocional para o antigo líder da S.H.I.E.L.D., confesso que achei esse retorno muito mal ajustado.
Nick Fury comete vários erros estratégicos
No penúltimo episódio de Invasão Secreta, vemos uma cena com Nick Fury enfrentando Raava, a versão Skrull feminina de James Rhodes (Don Cheadle). Após encostar Raava na parede do hospital e apontar uma arma para sua cabeça, Fury mostra que conhece sua identidade Skrull. Por isso ele insiste que não a deixará chegar perto do presidente Ritson (Dermot Mulroney). Mas Raava diz a Fury que ele não pode denunciá-la como uma Skrull, sem antes matá-la. Pois ela entregará o vídeo de Fury matando Maria Hill.
Os comentários de Raava assustam Fury e abrem caminho para que ela continue a manipular o presidente Mulroney. O Nick Fury dos quadrinhos e do UCM, nunca permitiria algo assim e, com certeza, lutaria contra Raava. Fury nunca deixaria o planeta chegar à beira de uma guerra mundial. Só no final do Episódio 5, Nick Fury (Samuel L. Jackson) finalmente volta a ser impactante, mas é muito pouco, diria que até muito tarde, pois a série já está chegando ao final.
Nick Fury tem alguns truques escondidos
Provavelmente Fury tem um ou dois truques escondidos na manga, antes do inevitável confronto final com Gravik. Infelizmente, a série mostrou um Fury apático até agora, e só no episódio final veremos o antigo líder da S.H.I.E.L.D., como ele deve ser. Mas isso é muito pouco, pois o Fury de Invasão Secreta, não está alinhado com o personagem que conhecemos, desde 2008.
Além disso, o principal problema de Fury, em Invasão Secreta, é como a série desperdiça todo o compromisso e talento de Samuel L. Jackson. O ator claramente está ansioso para oferecer o seu melhor, mas a série não atende aos padrões estabelecidos por ele e por outros artistas. Vamos aguardar o último episódio, que chega nessa quarta, para vermos como isso irá terminar. Será que teremos algum Vingador nessa batalha final?
O final de Invasão Secreta estreia nessa quarta-feira, 26 de julho, no Disney+.