O Ator Lee Pace, estrela da série Fundação, falou sobre o final da primeira temporada e também sobre o seu personagem. O ator, que já participou da trilogia O Senhor dos Anéis, interpreta o Irmão Dia, um representante da dinastia que representa o Império nessa série de ficção científica.

Situada há vários milênios no futuro, a série é uma adaptação da saga com sete livros de Issac Asimov, publicada pela primeira vez em 1951. A trilogia original – Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação – foi posteriormente unida em duas sequências adicionais e dois romances anteriores.

Essa adaptação dos livros de Asimov segue duas mulheres aparentemente sem relação alguma e que se tornam a peça central de uma profecia que prediz a queda do Império, uma dinastia de três homens que governa a galáxia por séculos. O Irmão Dia, de Pace, compartilha as funções de governante com dois outros clones do primeiro imperador do universo, Cleon, o Primeiro. Eles são Irmão Alvorecer, interpretado por Cassian Bilton, e Irmão Crepúsculo, interpretado por Terrence Mann.

Antes de mostrar uma parte da entrevista do ator Lee Pace, é importante falar que a série Fundação, do Apple TV+, fez muitas alterações dos livros de Isaac Asimov. Entre essa alterações está a criação de uma dinastia genética que governa o Império Galáctico. O Imperador Cleon, o Primeiro, que aparece nos livros, decide que pretende se clonar várias vezes, para que ele possa governar a galáxia eternamente. Conforme falei acima, existem três clones de Cleon que convivem juntos, enquanto se preparam para a próxima era. Há o Amanhecer, que é o clone mais jovem, o Dia, que é o imperador do meio e o Crepúsculo, que é o imperador mais velho. David S. Goyer, criador da série Fundação disse porque decidiu usar esse artifício na trama:

“Este é um exemplo perfeito de como trabalhamos na adaptação”, disse Goyer em uma conferência de imprensa. “No livro, impérios existem em 10.000 mundos, há mais de 10.000 anos. Eles são poderosos e resistentes à mudanças. Eles são rígidos, então tento pensar sobre o que essa visão representa. Qual foi o tema? Do que Asimov está falando? Como posso incorporar isso em um personagem? Por isso pensei: “Um homem se clona repetidas vezes, disseminando o seu ego por toda a galáxia. “

Votando à entrevista de Pace, onde ele deu a sua opinião sobre o final e a jornada do seu personagem, um Irmão Dia bem diferente do que era no início da série. Como vimos no episódio 8, intitulado A Peça Que Falta (The Missing Piece), onde o Irmão Dia embarca numa jornada transformadora, conhecida como The Spiral of the Maiden. Falando sobre esse episódio e também sobre os desenvolvimentos chocantes do décimo episódio, O Salto (The Leap), que mostrou o Irmão Dia questionando o seu propósito no Império, Lee disse:

“Ele olha para os seus irmãos e especialmente para o irmão mais novo, que agora se mostra bem diferente, e basicamente grita: ‘Eu também’. Sinto a mesma coisa que você. Sei que estamos vivendo sob esta fantasia de que somos todos o mesmo homem, e eu sei melhor agora. Não posso deixar de ver o que vi. Não posso esquecer. Não posso acreditar que sou Cleon. Agora tenho que acreditar que eu sou essa pessoa, depois do que vivi. Acho que isso muda para sempre o centro da dinastia.”

Antes do final, os irmãos Crepúsculo e Dia descobrem que o irmão mais novo, Alvorecer, foi geneticamente alterado por um grupo anti-Império que buscava destruir o trono. Sua mudança se reflete no seu daltonismo, uma anormalidade bastante escassa e que, infelizmente, justifica a sua morte. O Irmão Dia desafia o Irmão Crepúsculo, que pretende dar um fim horrível ao Irmão Alvorecer, para ver o que sua vida, com essa característica, poderia se tornar. Mas os seus apelos não são aceitos e o Irmão Dia é executado pela obediente serva humanóide do Império, Demerzel, de Laura Birn. A descoberta dessa modificação do Irmão Dia atinge também toda a genética do Império, manchando profundamente toda a sua personificação da perfeição e isso será apresentado na segunda temporada.

O ator Pace se recusou a dar qualquer dica sobre o que está reservado para a segunda temporada de Fundação. No final da primeira temporada, vimos os cidadãos de Terminus descobrindo um segredo sobre o passado do Império, que pode muito bem levar à profecia decifrada que mostra duas facções guerreiras se tornando aliadas e outras alianças que podem se formar por toda a galáxia. A profecia falava de uma rebelião começando nos confins do universo. Se essa descoberta de como o Império chegou ao poder se espalhar, as nações e facções poderão criar uma força que o Império não conseguirá resistir. Na segunda temporada conheceremos a resposta do Império para essa possível revolução galáctica.

Todos os 10 episódios da 1ª temporada da série Fundação estão disponíveis no Apple TV+.

Artigo: Hugo Machado

Assista ao Trailer da Série Fundação do Apple TV+

Você encontra o Box com os três Livros da Série Fundação, de Isaac Asimov, na Amazon.

Clique Aqui