Fantomas era um desenho animado que passou por aqui no final dos anos 60, bem na época que a TV em Cores chegou ao Brasil.
Fantomas também era chamado de Fantaman no Brasil
Chamado de Ōgon Bat no Japão e de Golden Bat nos EUA, Fantomas era um herói semelhante aos mosqueteiros, mas com um rosto de esqueleto dourado e uma risada ameaçadora. Além disso, ele tem um bastão poderoso que emana raios potentes, mas é feito de prata. Lembro também do morcego dourado, que avisava sobre a chegada do herói, sendo a ligação entre a garota Marie e o seu defensor esquelético. Como ele tem todo o corpo coberto de ouro puro, era praticamente impossível destruí-lo.
Fantomas surgiu no Japão, em 1930, e teve uma enorme popularidade, por isso o herói ganhou suas próprias histórias, que você pode ver nesse DVD. No entanto, como era um personagem popular, ele passou a ser de domínio público. Ou seja, vários criadores estavam livres para reimaginá-lo, e criaram vários perfis do herói. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, alguns criadores originais continuaram fazendo novas histórias, de 1947 a 1956. Foi nessa época que Takeo Nagamatsunote, o primeiro artista de Fantomas, fez uma série de livros ilustrados, que inspiraram as histórias originais que assistimos na TV durante a década de 70.
Fantomas tem um visual assustador
Devido à sua popularidade no Japão, Fantomas foi fonte de inspiração para vários super-heróis japoneses, que todos nós conhecemos. Até acho que o personagem deveria surgir em algum serviço de streaming, com uma versão atualizada.