•  
  •  
  •  
  •  

Possibilidade de Spoilers

Falcão e o Soldado Invernal está apresentado uma nova geração de heróis patrióticos e extremistas ao Universo Marvel e ninguém está gostando muito desse novo perfil dos Super-Heróis. Se estivessem confinados em algum Big Brother, com certeza John Walker, o novo Capitão América, seria eliminado com quase 100% dos votos. No último episódio da série vemos o escudo do Capitão América manchado de sangue e John Walker, o substituto escolhido para o lugar de Steve Rogers, com um olhar lunático mostrando que Falcão e Buck terão muito trabalho pela frente.

Nos quadrinhos Walker é conhecido como o Agente Americano e recebe seus poderes do misterioso Power Broker, tornando-o ainda mais forte do que Rogers jamais foi.

O Super Soro que foi dado à Steve Rogers melhorou permanentemente todas as suas funções corporais, tornando-o um símbolo de eficiência e deixando-o com um enorme potencial humano. O Super Soro permite que Steve corra tão rápido quanto os velocistas olímpicos, erga tanto peso quanto um fisiculturista mundial e aguente lesões que paralisariam a maioria dos homens. Com todo esse poder e com a sua mente estratégica e níveis nobres de compaixão, Rogers foi transformado no soldado perfeito. Mas, mesmo com todo esse poder, Steve Rogers ainda é um homem mortal normal, que valoriza muito a vida e nunca permitiu que os seus super atributos alterassem a sua mente ou forma de pensar.

Enquanto o Capitão América pode levantar algumas centenas de quilos, o Agente Americano é capaz de levantar várias toneladas com relativa facilidade. Como Walker afirmou durante uma luta com o Gavião, em Avengers West Coast #69 de 1991, por Roy Thomas, Dann Thomas e Paul Ryan, ele pode fazer supino e levantar até dez toneladas, enquanto Rogers normalmente supera em torno de 1 tonelada. Embora Steve Rogers seja resistente para receber muitos golpes, John Walker foi melhorado o suficiente para sobreviver à lesões que poderiam matar até mesmo o Capitão América.

Infelizmente John Walker, o novo Capitão América de Falcão e o Soldado Invernal, não parece ser mentalmente capaz de controlar o seu novo poder e até o seu companheiro de batalha Lemar Hoskins, o Estrela Negra, começa a perceber esse perfil descontrolado que acaba provocando uma ação sanguinária do novo portador do escudo.

Parece inevitável que John Walker passe a ser um vilão, mas as causas dessa transformação são um caldeirão de questões antigas, traumas do passado, um sentimento de inferioridade, uma súbita onda de poder e a completa falta de respeito por Steve Rogers. Toda essa pólvora emocional está perto de explodir após a morte de Lemar Hoskins. Como amigo mais próximo, talvez o único, de John Walker, Hoskins serviu para equilibrar os seus piores instintos. A perda de seu ajudante acendeu a chama da vingança e expôs um desejo de dominação, que sempre estave presente. Agora não há nada para conter essa raiva borbulhante do novo Capitão América e por isso ele deveria ser eliminado, pela maioria dos votos, se Falcão e o Soldado Invernal tivesse um paredão semelhante ao do BBB. Como isso não é possível, vamos precisar aguardar o final da temporada ou, quem sabe, até as próximas temporadas para vermos o desenrolar dessa história.

Uma coisa é certa, a hora do Falcão virar o novo Sentinela da Liberdade está bem próxima e se o MCU resolver aprofundar o que essa transformação representa, veremos um novo Capitão América negro e com uma visão bem atual do mundo. Nos quadrinhos Sam lutou contra o racismo e o conservadorismo de uma ala do governo americano e da sociedade, questões bem atuais e que provavelmente serão abordas pela série.

Quem veste o uniforme do Capitão América, precisa estar preparado para os olhares atentos de todo o mundo e sofrer as mais variadas críticas. Steve Rogers sempre conseguiu se manter distante de controvérsias, mas o Falcão acaba se tornando uma figura polêmica quando resolve lutar pela verdade, pela justiça e por todos as pessoas que sofrem injustiças, doa a quem doer.

Vamos aguardar os próximos episódios de Falcão e o Soldado Invernal para vermos, até que ponto, a série seguirá os passos dos quadrinhos. História não falta.

A Amazon tem uma loja especial de produtos Marvel.

Acesse Aqui: