The Who: o dia que escutei o ostinato de Baba O’Riley ao vivo

Fui ao show do The Who no Rock in Rio e nunca vou esquecer a abertura futurística de Baba O’Riley, ecoando pela Cidade do Rock.

The Who Baba O'Riley

The Who tocando Baba O’Riley

Fui ao Rock in Rio 2017 só para escutar o The Who tocando e nesse dia também tinha Titãs e Guns N’ Roses. Nunca tinha escutado um clássico do rock ao vivo e quando o The Who tocou Baba O’Riley, lamentei pelo vários shows, de imensos dinossauros do rock, que eu já perdi. Baba O’Riley é uma música icônica, pois praticamente todo mundo conhece aquele riff de teclado, que inicia uma apoteose musical. Seu ostinato inicial, é persistentemente repetido na mesma altura, criando um padrão rítmico e preparando para entrada da bateria e da guitarra.

O The Who é uma banda de rock inglesa formada em Londres, em 1964. Sua formação clássica incluía o cantor Roger Daltrey, o guitarrista e cantor Pete Townshend, o baixista John Entwistle e o baterista Keith Moon, mas Moon e Entwistle já faleceram. Hoje, a banda é considerada uma das mais influentes da história do rock, pois fez parte do movimento dos anos 60 e 70, conhecido como Invasão Britânica. Essa invasão do rock britânico também lançou outras bandas, como Led Zeppelin, Beatles e várias outras. Por isso o The Who já vendeu mais de 100 milhões de discos, em todo o mundo. Mas fez o seu primeiro show no Brasil, exatamente no Rock in Rio. Nesse dia vi muitas pessoas, certamente mais velhas que eu, curtindo o show deitados no chão e olhando para o céu.

A origem do nome Baba O’Riley, música do The Who

Baba O’Riley é sensacional e seu nome surgiu por causa das duas fontes de inspiração do vocalista Pete Townshend. Estou falando de Meher Baba, um mestre espiritual iraniano e Terry Riley, um compositor americano. Quem escuta essa música pela primeira vez, logo pergunta se a banda tinha conhecido alguma nova tecnologia, para produzir os sons de abertura. No entanto, o The Who não utilizou nenhum programa de computador ou sintetizador rudimentar.

Eles utilizaram apenas o órgão Lowrey Berkshire Deluxe TBO-1 e o seu recurso de repetição de marimba, gerando assim esse incrível som de abertura. Aliás, essa abertura já proporcionou muita diversão, pois todo mundo sempre tenta descobrir o que exatamente produz aquele som. Só sei que essa abertura de Baba O’Riley é incrível, principalmente no show ao vivo, com caixa potentes e iluminação. É só escutar a introdução e esperar a banda entrar com a bateria, os grandes acordes de piano e a voz rouca de Daltrey.

The Who Baba O'Riley

Capa do álbum Who’s Next

Essa faixa apareceu pela primeira vez no álbum Who’s Next, mas surgiu como single na Europa, em 23 de outubro de 1971. Daltrey canta o verso enquanto Townshend canta a seção do meio: “Don’t cry / don’t raise your eye / it’s only teenage wasteland”. E o músico Dave Arbus entra com o seu solo de violino, deixando Baba O’Riley ainda mais fantástica.

Baba O’Riley tem uma letra curta, com apenas dois versos. Pois grande parte da música é tomada pelo solo de violino, que acontece no final. Mas, talvez essa seja a marca de uma grande música, pois não há necessidade de demorar muito em nenhuma parte, porque cada seção é brilhante.

Na Amazon você encontra álbuns do The Who – Clique Abaixo

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados