O Rock e as maravilhosas capas de alguns discos

O Rock surgiu no tempo que você escolhia o seu disco pela capa, e nessa época não podíamos nem escutar o álbum da nossa banda preferida na loja.

Se você conhecesse a banda, já entrava na loja e ia direto pegar aquele disco novinho que acabou de sair. No entanto, a escolha de bandas novas era totalmente visual. Portanto, se tivesse uma foto ou arte impressionante na capa, era quase certo que o disco seria bom e você podia comprar sem medo, mas isso nem sempre dava muito certo.

Por isso que durante várias gerações, a arte do álbum foi uma parte essencial para resolvermos ouvir as músicas dos discos. A mídia pode ter mudado, de Vinil para Cassetes, CDs e agora o Streaming, mas a imagem criada para representar a música das nossas bandas favoritas, continua sendo um elemento vital e vibrante da cultura pop.

Neste artigo faço uma homenagem à arte de alguns dos álbuns mais icônicos da história do Rock. Algumas delas se tornaram mais famosas do que a própria música que simbolizam e, além disso, a maioria virou ícone em pôsteres, camisas e adesivos pelo mundo. Sabemos que escolher as melhores capas de discos de Rock é uma tarefa difícil e precisa de muito debate. Por isso vamos começar com as 8 melhores capas de todos os tempos. Se você quiser enviar uma sugestão, entre em contato pelo nosso site.

Elvis Presley (1956)

Vamos iniciar com uma capa que tem duas palavras poderosas: “Elvis” e “Presley”, isso diz simplesmente tudo. Essa famosa foto foi tirada durante uma apresentação no Fort Homer Hesterly Armory, Tampa, Flórida, em 31 de julho de 1955. Pela foto você pode sentir a energia do rock’n’roll, com um jovem pronto para dominar o mundo. A capa é tão boa que duas décadas depois, o The Clash sentiu que não havia mais rock’n’roll e roubou a ideia para o seu álbum, London Calling.

The Beatles — “Abbey Road” (1969)

Enquanto Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band mostra uma fantasia em pop-art e The White Album é deliberadamente minimalista, não há registro mais icônico do que Abbey Road, dos Beatles. Essa foto de Iain Macmillan foi tirada fora do famoso estúdio de gravação, de mesmo nome. Esta capa lendária mostra os membros da banda caminhando em harmonia, mas com suas próprias identidades firmemente estabelecidas. John com sua barba desgrenhada e mãos no bolso, Paul andando descalço com um cigarro, George de jeans enquanto os outros estão de ternos, tudo se encaixa perfeitamente. A foto mostra a dinâmica interna da banda, observe como todos estão caminhando com o pé esquerdo para a frente, exceto Paul. Essa capa tem um significado artístico gigantesco pois captura a moda e a atitude de uma época, criando um momento perfeito. Foi muitas vezes imitada, mas nunca melhorada.

Pink Floyd: The Dark Side Of The Moon (1973)

Essa capa de álbum é eterna e foi criada por uma das equipes de design mais famosas de todos os tempos. Os artistas principais da Hipgnosis, Storm Thorgerson e Aubrey Powell, criaram esse conceito para The Dark Side Of The Moon, enquanto o seu colega, George Hardie, o finalizou. Um prisma refratando a luz em seis das sete cores do espectro, só falta o índigo. O triunvirato de feixe de luz, prisma e espectro aparentemente representa três aspectos da banda e sua música. Iluminação de palco ambiciosa, letras de Dark Side e pedido do tecladista Richard Wright para que a Hipgnosis criasse algo ousado, mas bem simples. Pronto! Nasceu uma das capas de disco mais famosa de todos os tempos.

Led Zeppelin: Houses Of The Holy (1973)

A arte de Houses Of The Holy foi inspirada no final de O Fim da Infância, um romance de ficção científica dos anos 30, de Arthur C Clarke. Essa montagem de várias fotos de duas crianças escalando a formação rochosa chamada de Giant’s Causeway, um cartão postal da Irlanda do Norte. Essa fotos foram tiradas durante dez dias e a sua coloração misteriosa foi um efeito acidental. Porém, esse efeito deu à imagem uma sensação, bem apropriada, de outro mundo. Outro efeito colateral não intencional, foi que algumas lojas acharam as crianças nuas muito controversas e se recusaram a divulgar o disco. Mais um motivo para essa capa estar entre as melhores.

Bruce Springsteen: Born In The USA (1984)

Inspirada na faixa-título Born In The USA, a fotógrafa da Rolling Stone, Annie Leibovitz, fotografou Springsteen em vermelho, branco e azul, diante das listas da bandeira americana. A ideia foi tirar uma foto de um homem comum americano, para o melhor álbum sobre cada homem americano. Infelizmente, como a faixa-título do álbum esteve sujeita a interpretações políticas equivocadas ao longo dos anos, a arte teve algumas conotações negativas. Alguns pensaram que The Boss estava se aliviando na bandeira, um resultado não intencional que Springsteen explica: escolhi, a partir de uma série de fotos, a foto da minha bunda, porque parecia melhor do que a foto do meu rosto.

Nirvana: Nevermind (1991)

Não existe nada mais punk rock do que colocar a genitália masculina na capa do seu álbum. Por isso a controvertida capa de Nevermind, foi interpretada por muitos como uma banda inocente em busca do todo-poderoso dólar. Porém, de acordo com o diretor de arte da Geffen Records, Robert Fisher, foi o resultado do fascínio de Cobain por um documentário sobre nascimento subaquático. Claramente, seu interesse por temas maternos surgiria novamente para outro disco da banda, In Utereo. Enquanto a gravadora pressionava por uma capa sem a anatomia do bebê, Cobain sugeriu a inclusão de um adesivo: “Se você está ofendido com isso, deve ser um pedófilo enrustido”.

The Velvet Underground & Nico: The Velvet Underground & Nico (1967)

Se a capa do álbum Sgt Pepper, de Peter Blake, é o exemplo mais famoso da pop art britânica. Então o design de Andy Warhol para o álbum de estreia do Velvet Underground, lançado no mesmo ano de Sgt Pepper, continua sendo um dos mais famosos exemplos da pop art americana. “Descasque lentamente e veja”, mas a casca de banana era na verdade um adesivo que revelava uma falsa fruta abaixo. Uma ação tipicamente irônica de Warhol, embora a piada só funcionasse para quem removesse o adesivo. Cópias totalmente intactas do álbum de estreia da banda são agora raridades colecionáveis e com um custo bem alto. Quem retirou o adesivo da capa deve ter ficado muito revoltado.

U2 – War (1983)

O cantor do U2, Bono, pode hoje ser conhecido por jantar com papas e presidentes. Porém, no início do U2, ele era cru, nervoso e estridente como essa capa. War veio com as canções polêmicas sobre guerra e conflito, como Sunday, Bloody Sunday e foi o terceiro álbum da banda. Esse álbum pode ser considerado o ápice da juventude rebelde do U2.

Em vez de seguir o caminho óbvio de retratar uma cena de batalha, o designer gráfico irlandês Steve Averill tomou a decisão de usar uma criança. Sua fisionomia transmite, poderosamente, a perda da inocência criada pela guerra. O menino que olha intensa e inquietamente para a câmera é Peter Rowen, irmão do artista Guggi, amigo de Bono.

Rowen apareceu em três álbuns do U2 no total, e agora é um fotógrafo profissional. Ele até completou o ciclo, filmando um concerto do U2.



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