Falamos quase sempre sobre Rock, aqui no MobDica, mas não podemos deixar de destacar o Doodle de hoje, que homenageia o grande Cartola.
Doodle de hoje faz uma homenagem aos 115 anos de Cartola
O Google Doodle nasceu em 1998, quando Larry Page e Sergey Brin foram para o Burning Man Festival, uma celebração de nove dias, realizada em Black Rock City. O Doodle que eles criaram era bem simples, mas os usuários adoraram aquele logotipo divertido.
Larry e Sergey postaram o primeiro Google Doodle e artistas freelancers começaram a trabalhar em vários outros. O Doodle marca eventos culturais, artísticos ou históricos que acontecem no mundo e não esqueceu os 115 anos do poeta e compositor Cartola.
Angernor de Oliveira nasceu em 1908, no Rio de Janeiro, e desempenhou um papel crucial na formação do gênero samba, por isso se tornou uma figura querida na música brasileira e no mundo. Dizem que Cartola teve um imenso interesse por música, quando viu seu pai dedilhar um violão e cavaquinho e, portanto, ele resolveu aprender a tocar os instrumentos do pai.
Cartola cria a Mangueira
Com 17 anos, Cartola já cria composições e se apresenta em bares do Rio de Janeiro. É nessa época que ele inicia uma parceria profunda e duradoura com Carlos Cachaça, amigo que conheceu na comunidade do Morro da Mangueira. Cartola e Carlos Cachaça, junto com alguns músicos, fundam uma das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira. Cartola assume a função de diretor de harmonia da Mangueira e tem um papel significativo na formação da direção musical e da cultura do samba nessa escola.
Esse compositor brasileiro merece ser exaltado e admirado, por isso até o Google resolveu valorizar a grandiosidade desse poeta, disponibilizando esse Doodle em sua página inicial. O Doodle mostra uma animação onde Cartola caminha ao som de Preciso Me Encontrar, música composta por Candeia e enternizada na voz do sambista. Mas seu repertório é bem extenso, pois temos As Rosas não Falam, O Mundo É um Moinho, O Sol Nascerá e várias outras.
Se você ainda não escutou O Mundo É um Moinho, inclua na sua playlist hoje mesmo, pois essa música é sensacional. Cartola, naquele tempo, já escrevia metáforas sobre a vida, igualando o mundo a uma pedra de moinho, que mói e altera tudo o que aparece. Essa profunda simplicidade, faz com que Cartola seja imenso, simplesmente por mostrar que a vida é transitória e em constante mudança.
Parabéns, Cartola!