De Volta Para o Futuro: conheça os guitarristas que inspiram Marty McFly nesse filme

A cena icônica de Marty McFly tocando guitarra no filme De Volta Para o Futuro, é uma homenagem ao estilo de vários ícones do Rock.

De Volta Para o Futuro

Michael J. Fox interpreta Marty McFly

Já perdi as contas de quantas vezes assisti esse final do filme De Volta Para o Futuro (Back to the Future), 1985, onde Marty McFly faz uma homenagem ao estilo de vários roqueiros famosos. Pois esse filme, sobre viagem no tempo, tem várias várias cenas famosas e em uma delas, no baile da escola, Marty toca Rock na frente de uma multidão de adolescentes surpresos, em 1955. Marty (Michael J. Fox) toca Johnny B. Goode nessa cena, uma música clássica de Chuck Berry, para que os seus pais se apaixonem na pista de dança.

De Volta Para o Futuro mostra um estudante do ensino médio, da famosa década de 80, preso em uma comunidade dos anos 1950. Esse filme, de Robert Zemeckis, é repleto de momentos que destacam o imenso contraste entre os dois períodos. Portanto, uma dessas diferenças é, lógico, a música. Embora o Rock’n’Roll já estivesse chutando a porta, com Elvis Presley, Roy Orbison e Chuck Berry sendo alguns dos músicos mais populares dessa década, Marty chama a atenção quando assume a apresentação.

Ele toca junto com uma banda doo-wop, estilo musical formado apenas pelos sons entoados por grupos vocais, e apresenta à multidão o sucesso de 1958, Johnny B. Goode. Porém, essa interpretação de Marty incorpora vários movimentos de famosos guitarristas do Rock. Conheça os roqueiros que inspiraram Marty MacFly e saiba porque essa cena é icônica.

Chuck Berry

De Volta Para o Futuro

Vamos iniciar com essa música de Chuck Berry, que Marty estava cantando no filme. Portanto, não é surpresa que ele faça um dos movimentos característicos de um dos pais do Rock and Roll. Na apresentação vemos Marty agachar e caminhar com uma perna só. Esse movimento, conhecido como duckwalk, é uma criação de Chuck Berry, que o utilizava em todos os seus shows. Aliás, Chuck Berry ajudou a criar esse gênero, na década de 50, com canções como Roll Over Beethoven e Maybelline. Não podemos esquecer que no filme, um dos músicos liga para Chuck e pede para ele escutar a música pelo telefone. Ou seja, em De Volta Para o Futuro é Marty que cria o estilo de Berry.

Eddie Van Halen

De Volta Para o Futuro

Marty resolve ir além e faz outros movimentos famosos, enquanto canta Johnny B. Goode. Um desses movimento é uma homenagem a um marco do hard rock, pois Van Halen é uma banda que tinha grande relevância, na época do filme. O guitarrista e membro fundador da banda, Eddie Van Halen, utiliza uma técnica chamada tapping. Ou seja, esse movimento acontece quando o guitarrista coloca as duas mãos no braço da guitarra e toca as cordas assim. Esse movimento surge no solo de guitarra de Eruption, música gravada por Van Halen em 1978. Marty McFly também utliza essa técnica durante a cena do show.

Pete Townshend

De Volta Para o Futuro

Quem nunca viu um guitarrista escorregar de joelhos enquanto toca guitarra? No filme, quando Marty está empolgado, o personagem de Michael J. Fox escorrega de joelhos duas vezes, algo que surpreende tanto os músicos, quanto a platéia. Esse movimento era utilizado pelos guitarristas de Rock nas décadas de 1970 e 1980, quando eles deslizavam pelo chão, no auge de um solo de guitarra. Um dos músicos que ajudou a popularizar esse movimento, foi Pete Townshend, o guitarrista principal do The Who. Townshend também gostava de quebrar sua guitarra, algo que Marty faz no final do seu show e assusta todo mundo.

Jimi Hendrix

De Volta Para o Futuro - Jimi Hendrix

Não podemos falar sobre guitarra, sem incluir um dos guitarristas mais famosos de todos os tempos. Estou falando, lógico, do grande Jimi Hendrix, um músico que retirava todos os sons de sua Fender Stratocaster. Lógico que Marty faz uma homenagem ao lendário Jimi Hendrix, quando segura a guitarra atrás da sua cabeça para tocar. Hendrix, considerado por muitos o guitarrista de Rock mais talentoso de todos os tempos, gostava de mostrar suas habilidades durante um solo de guitarra. Enquanto tocava uma música, Hendrix conseguia segurar a guitarra acima da cabeça e até tocar com os dentes. Tudo isso sem perder o ritmo.

Angus Young

De Volta Para o Futuro - Angus Young

Johnny B. Goode foi lançado apenas três anos após 1950, que é o ano que Marty retorna no filme De Volta Para o Futuro (Back to the Future). Por isso, o estilo da música de Chuck Berry surpreende a multidão, que só estava um pouco distante da criação do Rock and Roll. No entanto, Marty cria outros movimentos, digamos um pouco modernos demais para o baile da escola, por isso todos assistem um pouco assustados. Um desses movimentos, que assusta os músicos e a platéia, mostra Marty envolvido pela música e se contorcendo no chão. Lógico que isso é inspirado pelo famoso guitarrista Angus Young, do AC/DC. Angus gosta de enlouquecer quando toca a parte mais intensa de um solo de guitarra, e Marty aproveitou esse movimento para deixar a platéia ainda mais chocada.

De Volta Para o Futuro teve 3 filmes, mas o primeiro é o melhor de todos e, por isso, merece ser revisto. O filme tem muita ação, músicas excelentes e um elenco sensacional, encabeçado por Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Elisabeth Shue.

No Site MobDica falamos sobre Rock, Blues e Cinema

Na Amazon você encontra tudo sobre o mundo do Rock

Mídias relacionadas:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados