BSB faz 64 anos e preciso falar sobre aquele tempo que a Turma da Colina tocava muito Rock e movimentava as Asas de Brasília.
Aborto Elétrico foi a primeira banda de rock da capital
Pisei nessa terra vermelha de Brasília em 1966 e minha história com BSB inicia nesse momento, quando a Capital do País ainda estava engatinhando. Ainda não sabia que moraria aqui, vários anos depois, e muito menos que Brasília seria chamada de A Capital do Rock.
Mas, exatamente no início da década de 80, vários jovens se encontraram para tocar violão e conversar sobre música nos pilotis dos prédios do Plano Piloto. E assim surgiu o Aborto Elétrico, a primeira banda de Rock de Brasília, formada por Renato Russo, Fê Lemos e André Pretorius. O Aborto Elétrico era uma banda punk e subiu ao palco, pela primeira vez, no bar Só Cana, que ficava no Gilberto Salomão. Esse show fez o Rock Brasiliense surgir e partir para conquistar todo o Brasil.
O Rock começa a dominar BSB quando os filhos dos professores, que moravam na famosa Colina da Universidade de Brasília, resolvem formar uma banda. Esses jovens criam a Turma da Colina, só para escutar muito punk e também para tocar guitarra, baixo e bateria. É exatamente essa turma que cria o Aborto Elétrico e a canção Música Urbana, famosa até hoje. A partir do Aborto Elétrico, surgem as bandas Capital Inicial, Legião Urbana e Plebe Rude, além de vários outros grupos musicais. Ou seja, essas bandas transformaram Brasília na Capital do Rock e venderam mais de 30 milhões de discos, em todo o Brasil.
Renato Russo foi o grande nome do Rock Brasiliense
O Rock brasiliense passou a ocupar vários locais de BSB, com shows no Centro Comercial Gilberto Salomão, palco da primeira apresentação do Aborto Elétrico, e também no CAVE, onde aconteceu o primeiro show da banda Legião Urbana. Por isso que a partir dos anos 80 e até hoje, essas bandas de Rock tão param de tocar, várias vezes, em minha casa. Pois é praticamente impossível andar por Brasília, sem lembrar de alguma música do Renato Russo, Philippe Seabra e Dinho Ouro Preto.
De Eduardo e Mônica à Veraneio Vascaína, passando por Até Quando Esperar, todas elas surgem na sua cabeça, quando você cruza os eixos e tesourinhas da Capital. Como dizem que Brasília também é uma capital mística, eu até encontrei a Mônica da minha vida por aqui, e ela também é roqueira. Portanto, só posso desejar uma vida longa à Capital do Rock, apesar das bandas roqueiras terem sumido da nossa Capital.
Renato Russo é um ícone do Rock Brasiliense
Só para mostrar como essa veia roqueira pulsa fortemente em Brasília, chegaram a criar um roteiro turístico pelos locais que contam um pouco da história do Rock na Capital. Esse roteiro é formado por 41 locais com placas que têm conteúdos explicativos, todos acessíveis via QR Code, para contar a história do Rock em BSB. Pois nesses locais é possível conhecer as antigas residências de roqueiros como Renato Russo (Legião Urbana) e Philippe Seabra (Plebe Rude), mas você também pode conhecer cada local que mostra como o Rock surgiu por aqui.
Roteiro do Rock em Brasília
- Ginásio Nilson Nelson
- Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
- Centro de Convenções Ulysses Guimarães
- Torre de TV
- Sala Funarte (Sala Cássia Eller)
- Esplanada dos Ministérios
- Teatro Nacional
- Colina – UnB
- Concha Acústica
- Brasília Rádio Center (SRTVN Quadra 702)
- Bar Cafofo (CLN 407)
- ISS Norte – UnB
- Bar Radicaos (CLN 105)
- Porão do Rock (CLN 207)
- Bar Adrenalina (CLN 205)
- Bar Bom Demais (706 Norte)
- 1 Cine Centro São Francisco (CLS 102/103)
- Food’s (EQS 110/111 Sul)
- Rampa Acústica do Parque da Cidade
- Residência de Renato Russo (SQS 303)
- Bar/Restaurante Beirute (CLS 109)
- Faculdade Upis (SEPS 911/912)
- Escola Americana de Brasília
- Residência de Herbert Vianna – 104 Sul
- Cultura Inglesa
- Gate’s Pub (403 Sul)
- Sesc (913 Sul)/Teatro Garagem
- Praça Eduardo e Mônica – Parque da Cidade
- Teatro Galpãozinho (CRS 508 Sul) – Espaço Cultural Renato Russo
- Centro Comercial da QI 11 do Lago Sul – Gilbertinho
- Centro Comercial Gilberto Salomão – QI 5 do Lago Sul
- Comércio Local da QI 9 do Lago Sul – antiga lanchonete Giraffa’s
- QG dos Raimundos (SHIS QI 9, Conjunto 20 – Lago Sul)
- Ermida Dom Bosco
- Parque Vivencial II (SHIN QL 2 – Lago Norte)
- QG da Plebe Rude (SHIN QI 8,Conjunto 10 – Lago Norte)
- Teatro de Arena – Cave (Guará)
- Teatro Rolla Pedra (Taguatinga)
- Estacionamento do Estádio Bezerrão (Gama)
- Teatro Galpãozinho (Gama)
- Centro Cultural Cine Itapoã (Gamao)
Brasília sempre teve um céu amplo e muito Rock
Se você é roqueiro, com certeza tem vários motivos para comemorar mais uma aniversário de Brasília. Pois é por causa das bandas de Rock que surgiram por aqui, que esse ritmo caminha ao meu lado até hoje e, certamente, continuará embalando minha vida.
Afinal, é impossível esquecer algo assim: “Contra todos e contra ninguém
O vento quase sempre nunca tanto diz, estou só esperando o que vai acontecer.”
Veja abaixo o clipe de Música Urbana