Conheci a banda irlandesa pós-punk Mhaol e sua atitude feminista, que transforma seu som feroz em uma forte mensagem política.
Banda pós-punk Mhaol
Está pronto para escutar um pós-punk intenso, baseado em graves? Então conheça o punk feminista do Mhaol, um quinteto de Dublin que lançou seu primeiro disco, Attachment Styles, que você pode escutar na Apple Music. Aliás, esse título revela muito sobre o que é este álbum, e não poderia ser mais atual. Pois encara de frente os problemas do nosso mundo.
Mhaol, pronuncia-se ‘male’, produz o melhor pós-punk feminista irlandês e digo isso porque a banda é majoritariamente feminina. Portanto, escolher um nome que se pronuncia como ‘male’, mostra muita atitude e também como a banda é vista e tratada dentro da indústria musical.
Mesmo assim, a banda Mhaol resolveu tocar punk porque é a música que eles mesmos querem ouvir. Além disso, a banda resolveu trazer uma mensagem politicamente consciente, mas com muita atitude. Não apenas por seu nome já ser uma declaração mas, certamente, porque suas letras reforçam a luta por justiça social, bem-estar animal e feminismo.
Uma mensagem pós-punk que precisa ser ouvida
O álbum de estreia foi gravado em apenas 3 dias, pois a banda fica localizada em locais próximos. Além disso, as letras desse álbum certamente abrangem tópicos complicados, mais urgentes, como violência contra as mulheres, misoginia na indústria da música e como viver, quando você não é um homem branco de terno. Ou seja, o álbum é um tapa na cara da sociedade.
Todas as músicas são relativamente curtas, mas elas têm um estrondo
O single principal ‘Gender Studies’ traz um som estrondoso, que vem nos riffs perturbadores das guitarras, um baixo intenso e uma ótima bateria. Além disso, a mensagem é forte e vai direto ao ponto, pois fala sobre as construções de gênero sem sentido e a força que os binários estão conquistando. Certamente a banda escolheu uma mensagem muito atual. Mas, apesar de tudo isso, esse single também tem um ótimo clip, totalmente gravado no estilo de filme noir e mostra as restrições dos papéis de gênero e como as expectativas sociais são retratadas de forma poderosa.
Ou seja, a banda Mhaol tenta criar a trilha sonora para a revolução, certamente algo que o mundo precisa desesperadamente. Além disso, a banda consegue transformar suas letras em mensagens políticas e, portanto, é autêntica, radical e resiste às normas e expectativas sociais. Escutei apenas duas músicas do Mhaol, mas posso dizer que as letras são um chamado para todas as mulheres se levantarem e gritarem junto. Algo que podemos ver na música Gender Studies, mas que também está presente nas letras da Banda Mhaol. Portanto, escute agora.
Veja abaixo a letra pós-punk de Gender Studies
Why don’t you study my gender?
Tell me it’s not enough
Shout at me in the streets
Claim it’ll make me tough
Why don’t you study my gender?
Tell me there’s only two
Tell me that it’s perfect
It’s enough for me and you
Why don’t you study my gender?
Peddle those tired old lines
That the violence is justified
‘Cause it saves the right kind of lives
Why don’t you study my gender?
Tell me I’m no fun anymore
That I used to bе quiet and pretty
And you liked thе old me more
Why don’t you study my gender?
Stretch it out so we both can see
Ask invasive questions
Pretend you’re not hurting me
Because when you study my gender
And we fight this dirty war, And I tell you that you’re trash
And you call me a whore
We’ve nothing gained and
Nothing ventured and there’s
No outcome we haven’t seen before
So go ahead, study my gender
Bring all your fears and insecurities
To the fore
‘Cause when you study my gender
Guess what I like the new me more
‘Cause when you study my gender
Guess what I like the new me more
O álbum será lançado pela gravadora TULLE, que apoia vozes sub-representadas na indústria da música, outra forte declaração dessa banda.
Veja o clip da música Gender Studies, um som pós-punk da Banda Mhaol
Na Amazon você encontra tudo sobre pós-punk – Clique Abaixo