Um mundo assustador, onde a perda de liberdade faz parte do plano totalitário de um governo fascista, esse é o enredo da HQ V de Vingança, de Alan Moore.

V de Vingança é uma HQ de Alan Moore
V de Vingança mostra um governo fictício tentando eliminar lentamente as minorias étnicas, homossexuais e intelectuais de seu país, estabelecendo assim um estado policial brutal. Parece o mundo atual, onde o fascismo tenta dominar nações, mas estamos falando de V de Vingança. O filme também é inspirado na HQ e reflete o compromisso dos autores com a liberdade, mostrando um trabalho grandioso dos criadores Alan Moore e David Lloyd.
A HQ é situada em uma Inglaterra futurista entregue ao fascismo e mostra uma história inovadora, pois captura a natureza sufocante dessa opressão. Os personagens vivem nesse estado militar autoritário mas, como o poder emana do povo, rebelam-se contra ele. Criada com muita clareza e inteligência, V de Vingança traz uma profundidade inigualável e apresenta um relato inflexível sobre opressão e resistência.
– Continua Depois da Publicidade –
Alan Moore detestava Margaret Thatcher
Certamente o escritor Alan Moore estava totalmente motivado por sua reação contrária à política de direita, implantada no governo da primeira-ministra Margaret Thatcher. Essa obra é bastante nostálgica, mas também é totalmente atual, apesar do seu texto estar bem estabelecido na década de 1980. Todo mundo lembra que os anos 80 foram divertidos, mas deixam de lado a AIDS, a Guerra Fria e os governos ditatoriais de vários países.
Quando criou V de Vingança, Alan Moore estava furioso e tinha diversos motivos para expor essa fúria. A economia da Inglaterra era contra o povo inglês, punia os pobres e criava milhares de desempregados. Fora essa questão econômica, Margaret Thatcher criou uma guerra estúpida contra a Argentina, nas Ilhas Malvinas, algo que parecia ser um esforço brutal para a sua reeleição. Ela também garantiu a sobrevivência do programa de armas nucleares da Grã-Bretanha, além de destruir sindicatos e todo o setor de mineração, causando um choque brutal na economia inglesa.
Alan Moore e a Anarquia
Como em 1984, de George Orwell e Admirável Mundo Novo, de Alston Huxley, V de Vingança é uma HQ de ficção científica sobreposta à comentários sociais. Como disse Moore, a solução para o fascismos é a anarquia e a inteligência.

A máscara de Guy Fawkes
Nas décadas de 70 e 80 podíamos perceber, claramente, a veia profunda da ideologia anárquica inglesa, totalmente presente na canção polêmica dos Sex Pistols, Anarchy in the UK. A música explora bem o espírito dessa época e Moore fez questão de mostrar essa indignação, em V de Vingança.
A HQ de Alan Moore e David Lloyd surgiu em preto e branco e foi a principal história da revista britânica Warrior. Ela estava inacabada até a DC comprar os direitos, em 1988, para lançar um novo volume, mas dessa vez colorido. Algum tempo depois, a HQ também teve uma versão cinematográfica, em 2005, e V de Vingança chegou à telona.
– Continua Depois da Publicidade –
V de Vingança critica a opressão
A HQ V de Vingança poderia ser um livro, mas acabou nascendo nas páginas de uma história em quadrinhos. Sua história é claramente inspirada em governos da vida real, mas com um certo toque de radicalismo e arte. Ou seja, ela mostra a mesma abordagem dos governos de extrema direita e também do nazismo. Algo que é claramente apresentado nos campos de extermínio criados para os judeus, socialistas, intelectuais, negros e LGBT, que vemos em cada traço de Alan Moore.
Está claro, desde o início, que o governo fictício de Norsefire tenta restringir a liberdade humana. A história apresenta, com detalhes, como esse governo tenta oprimir o povo. Norsefire proíbe que as pessoas leiam livremente, prende qualquer um por causa de sua orientação sexual, ou cor da pele e envia idosos para câmaras de gás. Não é coincidência que o sistema de transmissão de rádio, apresentado na HQ, tenha o nome Voz do Destino. Porém, percebemos muito bem que o destino de todos, é a perda da liberdade e até a morte.

Quadrinhos de Alan Moore
V de Vingança teve uma enorme influência na cultura popular mundial. E sua manifestação mais óbvia, é a utilização da máscara de Guy Fawkes por manifestantes e também por aqueles que são contra o fascismo e a opressão. Isso inclui a cooperativa de hackers contra o estado, chamada de Anonymous. O fato dessa máscara ainda ser lembrada, muitos anos depois, mostra que V de Vingança continua inteiramente relevante. Por isso o filme está retornando aos cinemas e a HBO pensa em criar uma série.
A HQ é sensacional porque mostra como as pessoas podem se libertar das prisões impostas por governos ditatoriais. Não é uma tarefa fácil, pois os oprimidos precisam primeiro libertar suas próprias mentes. Algo que também precisa acontecer em nosso mundo real, que continua sofrendo com a opressão capitalista.
Veja abaixo o trailer do filme V de Vingança
V de Vingança está disponível na Amazon




