O Pinguim que vimos na série é bem diferente do personagem criado por Bob Kane e Bill Finger e que surgiu nos quadrinhos da DC Comics.
Pinguim é um dos principais inimigos do Batman
A série Pinguim fez mudanças drásticas na história de origem desse clássico vilão da DC Comics e todas são escolhas de Matt Reeves, responsável pelo universo do Batman. Como a maioria dos personagens da DC, o Pinguim teve várias origens diferentes, desde que apareceu na HQ Detective Comics #58, em 1941.
No entanto, a maioria das histórias de origem desse personagem sempre têm alguns elementos em comum. Oswald Chesterfield Cobblepot é descendente de uma família rica e com várias pessoas poderosas. Apesar de toda essa riqueza, Oswald Cobblepot teve uma infância difícil, pois era incansavelmente intimidado por seus colegas e até pelo seu próprio pai, devido à sua aparência física. Por causa dessa aparência ele recebe o apelido de Pinguim.
HQ que mostra a origem do Pinguim
Um vilão criado pelo bullying
Para piorar ainda mais a sua infância, nos quadrinhos os irmãos de Oswald Cobblepot, Jason, William e Robert, o intimidavam tanto quanto o seu próprio pai. Porém, quando os irmãos de Oswald resolvem atacar seus pássaros, ele cruza uma linha que o transforma no vilão Pinguim, já que resolve assassinar quase toda a família. Matar seus irmãos e seu pai despertam a crueldade de Oswald e isso o ajuda a aceitar o seu apelido de Pinguim. Surgindo assim um dos criminosos mais perigosos de Gotham City.
Nos quadrinhos, o Pinguim sempre foi um personagem mais cômico, como quase todos os vilões do Batman. Lembro muito do personagem na série dos anos 70, que mostrava o ator Burgess Meredith com a roupa tradicional de Oswald, que tinha fraque, cartola e uma piteira gigantesca. A lenda diz que Bob Kane teve a influência de uma mascote de cigarros, que mostrava um pinguim com uma cartola e uma bengala. Mas é Bill Finger que associa o personagem à elegância e a realeza do pinguim imperador. No final, todos esses elementos combinados acabam construindo a aparência do Pinguim, que sempre teve uma personalidade mais sofisticada do que a dos seus companheiros bandidos.
Além disso, a verdadeira identidade do Pinguim permaneceu um mistério nos seus primeiros anos, até ele ser revelado em uma tira de jornal, em 1946. Nessa história os leitores finalmente são apresentados a Oswald Chesterfield Cobblepot, o alter ego do Pinguim.
Um guarda-chuva cheio de recursos
É lógico que um personagem criado há 83 anos deixa suas marcas na sociedade e eu lembro muito bem que toda criança gostaria de ter um guarda-chuva igual ao do Pinguim. Nas HQs e na série de TV, menos nessa da Max, esse guarda-chuva tinha metralhadora, gás, virava helicóptero, tinha o poder da hipnose e vários outros recursos bem criativos.
Apesar desse guarda-chuva não aparecer na série da Max, ela traz um novo perfil para o personagem quase centenário da DC Comics.
A série está disponível na Max, veja abaixo o trailer oficial.
No Site MobDica falamos sobre quadrinhos DC Comics