As personagens femininas nos quadrinhos eram inicialmente limitadas a esposa, namoradas e donzelas em perigo, mas ainda bem que isso mudou.
Mulher-Aranha e Capitã Marvel são personagens femininas famosas nos quadrinhos
Os quadrinhos surgiram com super-heróis como o Batman, Super-Homem e Capitão América, que salvavam o mundo na década de 1930. Isso só começou a mudar na década de 1940, quando personagens como Mulher-Maravilha e Canário Negro surgiram nas revistas da DC Comics. Por incrível que pareça, antes disso os criadores de quadrinhos achavam que as mulheres não tinham força, habilidade ou capacidade para serem heroínas.
Embora houvesse algumas super-heroínas capazes no início dos quadrinhos, somente nas história das décadas de 1970 e 1980 as versões femininas de super-heróis masculinos começaram a surgir. A Mulher-Hulk, por exemplo, surgiu com uma habilidade de transformação que a diferenciava do Hulk. Aliás, em muitos outros aspectos, as super-heroínas eram mais poderosas do que seus equivalentes masculinos, como você vai ver abaixo.
Versões femininas de super-heróis masculinos
Thor – Jane Fonda
Quando o poderoso Thor não conseguia mais empunhar o Mjolnir, uma mulher misteriosa assumiu suas responsabilidades de super-herói. Essa personagem continuou misteriosa durante algumas histórias, até que sua identidade finalmente foi revelada. Jane Foster assume o Mjolnir enquanto luta contra um câncer, por isso ganha todas as habilidades de Thor.
Supergirl
Sempre ofuscada pela herança Kriptoniana de sua família, Supergirl finalmente alcança o sucesso após a famosa série de tv do Warner Channel. Kara Zor-El, prima do Super-Homem, consegue fugir de Krypton antes do planeta explodir. Essa super-heroína tem praticamente os mesmos poderes do Homem de Aço e você pode conferir isso lendo os quadrinhos da DC Comics.
– Continua depois da Publicidade –
Nichelle Wright
Nichele Wright surgiu em The United States of Captain America, uma HQ escrita por Christopher Cantwell e com arte de Dale Eaglesham. Nichele era acusada por um crime cometido pelo verdadeiro ladrão do escudo perdido do Capitão América. A partir desse momento ela passa a ser um ícone para a comunidade afro-americana, pois trabalha de dia e à noite para tentar mudar esse mundo onde se sente derrotada, mas com as cores do Capitão América.
Várias super-heroínas surgiram nos quadrinhos e esse artigo apresenta apenas as personagens femininas que representam super-heróis famosos
Mulher-Hulk
A advogada Jessica Walters faz parte de uma família de super-heróis, pois seu primo é Bruce Banner. Quando sofre um ferimento ela precisa de uma transfusão e o sangue radioativo do Hulk, combinado com a raiva dela a transforma em uma versão um pouco menos poderosa do Gigante Esmeralda. Porém, ao contrário do Hulk, a Mulher-Hulk tem mais controle sobre suas emoções e poderes.
Carrie Kelly Robin
Existiram vários Robins na longa carreira do Batman, mas Carrie Kelly é a única mulher a fazer uma dupla dinâmica com o Morcegão. Essa personagem apareceu pela primeira primeira vez na HQ Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, uma história que redefine os quadrinhos de super-heróis. Nela vemos um Batman envelhecido e amargurado, mas que volta à ativa após anos de aposentadoria. Porém, a Gotham que ele encontra não é nada simples de lidar, por isso a Robin Carrie Kelly aparece para ajudá-lo
– Continua depois da Publicidade –
Mulher-Aranha
Peter Parker passou a ser o Homem-Aranha após ser picado por uma aranha radioativa, mas Jessica Drew adquire seus poderes quando seu pai injeta um soro derivado de aracnídeos, para curar a filha de um envenenamento por urânio. Jessica Drew fica em uma câmara de isolamento por anos, até seu pai ser morto. Após essa tragédia ela acorda, ainda jovem, mas sem lembrar de nada que aconteceu.
A Mulher-Aranha tem super velocidade, força, resistência, agilidade, poderes de cura e seu corpo produz bioeletricidade, que ela canaliza como explosões de veneno. Seu corpo também produz feromônios que ela pode usar para causar medo ou atrair alguém.
Coração de Ferro
Riri Williams é uma adolescente super inteligente que resolve criar um traje similar ao de Tony Stark, o Homem de Ferro. Quando Riri consegue criar um protótipo funcional, ela passa a ser a super-heroína Coração de Ferro e começa a combater o crime com inteligência.
A personagem apareceu pela primeira vez nas HQ Invincible Iron Man #7, criada pelo roteirista Brian Michael Bendis e pelo desenhista brasileiro Mike Deodato. Após Tony Stark oferecer sua tecnologia para a Coração de Ferro, ela entra para equipe Os Campeões, que é composta pelos heróis juvenis do Universo Marvel. Essa personagem vai ter sua própria série no UCM e você poderá conhecer melhor os poderes da Coração de Ferro.
Kate Bishop
A personagem Kate Bishop é filha de Derek Bishop, um magnata rico, com Eleanor Bishop. Kate enfrenta dificuldades após a morte de sua mãe, mas ela consegue se recuperar após fazer terapia e aulas de autodefesa. Com essas habilidades, Kate entra em ação no casamento de sua irmã, mas com uma ajuda dos Jovens Vingadores.
Após encontrar um traje do Gavião Arqueiro, que estavam desaparecidos, ela passa a fazer parte dessa jovem equipe de super-heróis. Quando o Gavião Arqueiro, Clint Barton, retorna, Kate passa a ser sua protegida, porém os dois também adotam um cachorro que adora pizza.
Kate Bishop é uma personagem criada por Allan Heinberg e Jim Cheung, para a HQ Young Avengers#1, de 2005. Kate tem a sua própria série na HQ Gaviã Arqueira, criada pela escritora Kelly Thompson e o artista Leonardo Romero.
– Continua depois da Publicidade –
Capitã Marvel
A primeira Capitã Marvel era a guerreira alienígena Mar-Vell, mas Carol Danvers já aparece em um papel de personagem coadjuvante, pois era chefe de segurança de uma base de mísseis. Um acidente une o DNA Kree de Mar-Vell com o seu, por isso ela ganha superforça e também pode voar.
Essa super-heroína faz sua estreia na HQ Ms. Marvel, de 1977, onde Carol passa a ser uma jornalista do Daily Bugle, jornal associado ao personagem Homem-Aranha. Esta HQ mostra Carol discutindo com J. J. Jameson sobre o valor dos artigos sobre a libertação das mulheres. Logo depois, Ms. Marvel une forças com a equipe dos Vingadores, na HQ The Avengers #171, ilustrada pelo grande George Perez. Nessa história ela ajuda o Homem de Ferro, Thor, Capitão América e a Feiticeira Escarlate a derrotar Ultron e Jocasta.
Finalmente, em 2012, Carol Danvers assume o nome de Capitã Marvel, mas para homenagear seu velho amigo o Capitão Marvel, tornado-se uma das super-heroínas mais poderosas da Marvel Comics.
X 23 Laura Kinney
Nesse avanço das personagens femininas nos quadrinhos nem o Wolverine escapou, pois a Marvel também criou uma versão feminina desse mutante esquentadinho e com esqueleto de Adamantium. A mutante X-23, Laura Kinney, passa a ser uma personagem central no multiverso da Marvel. Ela surge na HQ NYX #3, e seu papel na Terra-616 a torna líder dos X-Men e sucessora de Logan, como Wolverine. Essa personagem é apresentada como uma assassina geneticamente modificada, mas depois ela evolui para uma super-heroína e jura defender até mesmo aqueles que a odeiam.
Desde a sua introdução Universo Marvel, X-23 muda tanto que é difícil identificar quem ela era quando apareceu pela primeira vez. Além disso, há muitos segredos escondidos em sua história, que criam um quadro diferente para essa personagem complicada. Vários elementos diferentes contribuíram para o desenvolvimento da Wolverine X-23, e muitos segredos ocultos acompanham a sua história.
No MobDica sempre falamos sobre personagens femininas dos quadrinhos
No site da Amazon você encontra uma loja exclusiva de Quadrinhos – Clique Abaixo