Pássaro Trovejante foi o primeiro X-Men que morreu nos quadrinhos

Pássaro Trovejante (Thunderbird), também conhecido como John Proudstar, foi o primeiro membro dos X-Men à morrer em missão, 40 anos atrás.

HQ dos X-Men com Pássaro Trovejante

Mas os editores da Marvel lebram do sacrifício que esse mutante fez. Mas, apesar de vários mutantes terem sido ressuscitados desde a criação de Krakoa, ainda existem alguns, como Pássaro Trovejante, que permanecem mortos. A recém-lançada série X-Men da Marvel Comics resolveu fazer uma referência específica ao personagem. Por isso mostra a equipe recordando e homenageando o mutante morto em batalha.

O personagem Pássaro Trovejante foi apresentado pela primeira vez na HQ Giant-Size X-Men #1, de 1975, por Len Wein e Dave Cockrum. Essa edição trouxe o mais famoso X-Men, Wolverine, à equipe, mas também marcou as primeiras aparições de poderosos membros: como Tempestade, Colossus e Noturno. Esses X-Men, novos e diferentes, logo em seguida apareceram na HQ Uncanny X-Men #94, dando início à essa histórica série, que durou 16 anos. Chris Claremont preparou o terreno para o domínio dos X-Men nos quadrinhos.

Pássaro Trovejante foi um membro chave do grupo, pois era um guerreiro Apache com velocidade, força e sentidos aprimorados, também conhecido por sua personalidade combativa e por sempre discutir com o líder da equipe, Ciclope. Devido às suas semelhanças com Wolverine e também porque a Marvel queria adicionar um elemento surpresa à esta nova era dos X-Men, Pássaro Trovejante foi rapidamente descartado e morto. Isso acontece na HQ Uncanny X-Men #95, com Pássaro Trovejante morrendo quando o avião explode, enquanto tentava impedir o vilão Conde Nefaria.

A criação de Krakoa

Na HQ X-Men #1 de Gerry Duggan, Pepe Larraz, Marte Gracia, Clayton Cowles e Tom Muller, a equipe vai para uma nova casa, que também é considerada um memorial aos mutantes que não viveram para ver a criação de Krakoa, a Ilha Viva. Pássaro Trovejante aparece entre os mutantes homenageados, enquanto Cyclops leva Polaris num tour pela nova sede da equipe. Quando eles passam pelo convés do hangar, que fica na casa da árvore, Polaris descobre que o avião da equipe se chama Blackbird, como os aviões X-Men são tradicionalmente conhecidos. Ciclope responde: “Estamos decidindo entre o Thunderbird e o Proudstar. Gostaríamos de honrar o sacrifício de John.”

A morte de Pássaro Trovejante

Provavelmente por falta de interesse da Marvel, Pássaro Trovejante é um dos poucos personagens dos X-Men e dos quadrinhos em geral, que não ressuscitou. Na verdade ele chegou a ressuscitar durante a HQ X-Men Milestones: Necrosha, em 2009, e na HQ Chaos War: X-Men, em 2010, mas nas duas vezes ele retorna e depois morre, na conclusão da história. Mesmo que os protocolos de ressurreição em Krakoa tenham tornado a morte um pequeno inconveniente, e não uma condição permanente, ele ainda não voltou à terra dos vivos, permanentemente. Pode ser que o Cerebro não tenha encontrado a sua mente, ou que não haja nenhuma amostra do seu DNA nos arquivos. Esse são requisitos importantes para trazer um mutante morto de volta à vida.

A morte de John Proudstar foi um momento importante na história dos X-Men. Estabeleceu que os personagens podem morrer e que cada missão tem o seu risco. O Senhor Sinistro disse que usou o DNA de Pássaro Trovejante para se transformar em um mutante. Além do irmão de John, James, que foi um personagem importante nas HQs dos X-Men. Ele apareceu pela primeira vez como um membro dos Hellions, assumindo o nome Pássaro Trovejante e procurando se vingar pela morte do irmão. Mais tarde, James assumiu o nome Apache (Warpath) e juntou-se ao X-Force.

Como a morte é uma porta giratória nos quadrinhos, é possível que John Proudstar algum dia retorne. Afinal, já sabemos que o Conde Nefaria conseguiu sobreviver à queda do avião. Por enquanto, Pássaro Trovejante permanece morto, mas a última edição dos X-Men mostra que o seu legado pode perdurar. Quem sabe Pássaro Trovejante não ressurja em alguma HQ, ou até em alguma série do Disney+.

Visite a Seção Especial de Quadrinhos na Amazon – Acesse Abaixo:

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados