A origem do Demolidor, criado por Stan Lee e Bill Everett em 1964, acontece na HQ Daradevil #1 que mostra Matt Murdock como advogado de Hell’s Kitchen.
HQ que mostra a origem do Demolidor
Matt ficou cego quando era criança, após empurrar um homem da frente de um caminhão que transportava substância radioativa. No entanto, um cilindro radioativo cai sobre Matt e essa história mostra a origem do Demolidor.
Embora tenha ficado cego, Matt acaba sendo exposto à essa substância radioativa e ela amplia os seus sentidos, além de oferecer uma capacidade humana fora normal. Ou seja, ele ganha um senso de radar que lhe permite enxergar o mundo, só que através dos seus outros sentidos. Além disso, Matt Murdock tinha apenas o seu pai, o boxeador Jack Murdock, que sempre quis o melhor para o filho. Por isso ele faz o jovem Murdock prometer que nunca será violento, mesmo para resolver os seus problemas.
Após seu pai ser assassinado, Matt Murdock resolver iniciar um treinamento para aprimorar as suas novas habilidades e procura um sensei cego, chamado Stick. Depois desse treinamento com Stick, Murdock se torna um lutador marcial habilidoso e confiante, mas também se forma na Columbia Law School. Matt Murdock então inicia sua luta contra os criminosos de Hell’s Kitchen. Ele embarca nessa vida dupla, como um combatente do crime, tendo como alvo os homens responsáveis pelo assassinato do seu pai.
Uniforme de origem do Demolidor
Durante o dia Murdock ajuda clientes necessitados, trabalhando no seu escritório de advocacia. À noite ele sai às ruas do bairro de Hell’s Kitchen, em Nova York, para combater a injustiça que domina a cidade. Além de seus sentidos elevados e a sua habilidade marcial, o arsenal de combate ao crime do Demolidor inclui uma bengala, que contém um gancho e um cabo que possibilita que ele escale as paredes.
Na HQ Daredevil #158, de 1979, o personagem Demolidor passa a ser desenhado por um jovem artista promissor, chamado Frank Miller. Dez edições depois, Miller assume o personagem e transforma sua história em quadrinhos na favorita dos fãs, mudando profundamente a direção do Demolidor. A arte de Miller é cinematográfica até hoje e um de seus primeiros atos como escritor, é criar a personagem Elektra. Essa personagem é uma guerreira mortal e trabalha para o maléfico Rei do Crime. Elektra também é o primeiro amor de Murdock e esse relacionamento complicado, e mortal, consegue atrair novos leitores para a HQ do herói.
Frank Miller é um artista incrível
Miller se tornou um dos maiores escritores de quadrinhos da década de 1980 e o seu traço marcante, sombrio, violento e explosivo é imitado por quase toda a indústria, até hoje. Miller desenvolve uma saga elaborada, onde Elektra é assassinada e depois ressuscita. Isso antes do artista se mudar para a DC Comics, em 1983.
A edição de estreia do Demolidor, Daredevil #1, apresenta essa icônica capa ilustrada por Jack Kirby e Bill Everett. Além disso, a HQ mostra o personagem com o seu traje original, em amarelo e vermelho. Essa HQ também apresenta personagens famosos, que fazem parte do universo desse herói da Marvel e existem até hoje. Como a namorada de Murdock, Karen Page, além de Foggy Nelson, seu amigo e sócio do escritório de advocacia. Ambos surgiram nesta edição histórica do Homem Sem Medo.
Demolidor de Frank Miller
Frank Miller retornou em 1986, para escrever o enredo da sensacional HQ Demolidor – A Queda de Murdock (Born Again), na qual o Rei do Crime descobre a identidade secreta do Demolidor e simplesmente destrói sua carreira, reputação, amizades e quase toda a vida de Matt Murdock.
Logo após Miller deixar novamente o herói, a escritora Ann Nocenti e o artista John Romita Jr. criam uma série de HQs que apresenta a assassina e esquizofrênica Mary Walker. Essa revista traz novamente o Rei do Crime e faz o Demolidor lutar contra o demônio Mephisto.
No entanto, em 1998, após 380 edições, a Marvel decide relançar o Demolidor como parte de sua linha mais madura de Hqs, chamada Marvel Knights. Essa HQ tinha o diretor de cinema Kevin Smith como escritor e Joe Quesada na arte. Smith e seu sucessor Brian Michael Bendis conquistam um grande número de fãs e, no início do século XXI, o Demolidor tem, mais uma vez, uma história em quadrinhos inovadora. Ed Brubaker, Andy Diggle e Mark Waid substituíram Bendis como escritores do Demolidor. Suas histórias mostram Murdock liderando um culto ninja conhecido como a Mão e também atuando como membro dos Vingadores.
Ben Affleck como Demolidor no cinema
O Demolidor teve um filme em 2003, com Ben Affleck no papel do herói e contou com Jennifer Garner como Elektra e Michael Clarke Duncan como o Rei do Crime. Esse filme teve algumas críticas, mas fez sucesso nas bilheterias, garantindo o desenvolvimento do filme Elektra, em 2005. Algum tempo depois, a série Demolidor (2015–2018), criada pela Netflix, apresenta o herói ao novo Universo Cinematográfico da Marvel.
O diretor da Marvel, Kevin Feige, deu um depoimento garantido o retorno de Charlie Cox na pele do Demolidor e essa série já está em produção. O personagem até aparece em Mulher-Hulk, portanto só nos resta aguardar essa nova série do Homem Sem Medo.
No Site MobDica falamos sobre Quadrinhos e Mangás