O Super-Homem mudou radicalmente desde a sua primeira aparição nos quadrinhos



A DC Comics publica histórias do Super-Homem continuamente, desde a sua estreia em 1938, mas o personagem mudou muito ao longo desse anos.

Super-Homem

Primeiro Super-Homem dos Quadrinhos

O Super-Homem foi criado em 1938 e sempre pareceu uma força imutável na DC Comics. No entanto, o Homem de Aço teve alterações drásticas no seu visual, desde a HQ Action Comics #1. Muitos consideram que o Super-Homem deu origem ao gênero super-herói nos quadrinhos. Pois a HQ Action Comics #1 apresentou um homem forte conhecido como Super-Homem, mas que também era o repórter trapalhão Clark Kent. Apesar de manter sua identidade secreta até hoje, o Super-Homem teve diversas mudanças nesses oitenta anos, desde os seus poderes, até a sua história de origem.

A DC Comics publica histórias do Super-Homem desde 1938, mas podemos perceber que o personagem foi alterado com frequência, ao longo desses anos. Certamente ele ainda é conhecido como Clark Kent, repórter do The Daily Planet, algo que nunca mudará. Além disso, qualquer leitor conhece praticamente todos os seus personagens de apoio. Como a colega repórter e esposa de Clark, Lois Lane; o seu filho, Jon Kent; Superboy, Supergirl e a família Irons; Jimmy Olsen, Perry White, Cat Grant, Bibbo Bibbowski e vários outros. A origem de Clark Kent é muito familiar para quem já leu uma HQ, ou assistiu a um filme do Homem de Aço. Todos sabem que Kal-El é filho de cientistas do planeta Krypton e foi enviado à Terra porque o seu planeta natal explodiu.

Na Terra, Clark acaba caindo em uma fazenda do Kansas e sendo adotado e criado pelo casal Martha e Jonathan Kent. Quando cresceu, Super-Homem lutou pela justiça e um amanhã melhor, usando seus vastos poderes para isso. No entanto, suas únicas fraquezas eram a kriptonita e a magia.

Super-Homem

Primeira HQ do Super-Homem

No entanto, muitos desses elementos familiares estão completamente ausentes e drasticamente diferentes da primeira história do Super-Homem, criada por Jerry Siegel e Joe Shuster. A narrativa atual estabelece alguns elementos originais, como a presença de Lois Lane e os empregos dela e de Clark Kent em um jornal, que não é mais o icônico Planeta Diário. Entretanto, na HQ de origem os poderes do Super-Homem são apresentados na primeira página da história. Um texto apresenta o novo personagem: “Um planeta distante foi destruído e o bebê de um cientista foi enviado para a Terra. O bebê acaba em um orfanato, onde mostra sua incrível força”. Além disso, quando ficou adulto, o Super-Homem podia pular grandes distâncias, tinha muita força, corria mais rápido que um trem e, claro, era totalmente à prova de balas.

Portanto, podemos identificar rapidamente as principais mudanças do Super-Homem, sendo que todas são relativas aos seus poderes. Em sua primeira aparição, o Super-Homem é espetacularmente forte e rápido, mas ele não tinha a habilidade de voar e não havia nenhuma menção sobre a sua fraqueza: a kryptonita. Nessa primeira HQ ele também pode correr pelos fios telefônicos que atravessam a cidade. Outra grande mudança, é a maneira como Clark Kent viveu a sua infância. Os Kents estão completamente ausentes nesta origem, com Clark indo para um orfanato. Mas, talvez a maior mudança, no entanto, seja o relacionamento de Clark com outras pessoas. Embora esta história apresente Lois Lane, ela ainda não conhece o Super-Homem e não tem interesse em Clark Kent. Sem os seus colegas de trabalho do Planeta Diário, Clark permanece sozinho como Super-Homem.

Um Herói com 80 anos

Embora seus amigos e inimigos, detentores da kriptonita, tenham surgido ao longo dos anos, isso não atrapalhou a fama desse super-herói. Super-Homem sempre fez muito sucesso, com alguns conceitos criados 80 anos atrás. Apesar das mudanças drásticas em sua origem e poderes, a verdade é que o Super-Homem está em constante evolução e, por isso, sempre será atual.

Acesse o Site MobDica e saiba tudo sobre quadrinhos

No site da Amazon você encontra uma loja exclusiva de Quadrinhos – Clique Abaixo

Mídias relacionadas:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados