O Arqueiro Verde foi criado por Mort Weisinger e George Papp, aparecendo pela primeira vez na HQ More Fun Comic #73, junto com o Aquaman e foi um sucesso entre os fãs dos quadrinhos.

Oliver Queen era um órfão, playboy e milionário que naufragou com o seu iate, enquanto viajava pelo mundo. Usando sua inteligência como mecanismo de sobrevivência, ele construiu um arco e flecha com madeira e pedra para as pontas das flechas e rapidamente se tornou um especialista com a arma, tanto que aprendeu a fazer flechas artificiais. Essas flechas incluíam uma flecha com rede para pegar peixes e uma flecha de perfuração, feita de pedra, madeira e o elástico de suas meias. A partir daí, ele criou uma roupa verde, com as folhas das árvores que tinham na ilha e passou a ser o Arqueiro Verde.

Após meses de isolamento, ele viu um navio que havia atracado em sua ilha. Após uma inspeção mais detalhada, ele percebeu que um motim ameaçava a vida da tripulação do navio e assumiu a responsabilidade de salvá-los. Ele passou a cobrir os olhos com uma graxa, criando uma máscara, e passou a usar as suas flechas especiais, salvando a tripulação. Como retribuição por seu esforço, a tripulação o levou de volta ao continente, onde ele dedicou a sua vida para proteger a sociedade, como o Arqueiro Verde.

Chegando em casa, ele usou seus recursos financeiros para criar flechas e veículos que ajudariam nesse combate ao crime. Logo depois ele descobriu que a sua empresa, Queen Industries, estava fabricando armas e essa descoberta fez com que ele renunciasse à sua fortuna e passasse a viver nas ruas, para proteger a classe trabalhadora.

A primeira origem do Arqueiro Verde aconteceu na HQ More Fun Comics #89 e foi escrita e desenhada por Joseph Samachson e Cliff Young. Essa origem, muito diferente da descrita acima, apresentava Oliver Queen como um arqueólogo especializado em artefatos dos nativos americanos. Após o seu museu ser totalmente queimado por ladrões em busca de tesouros, que também mataram o único aliado de um jovem abandonado, chamado Roy Harper.

Ao conhecer o menino, os dois começaram a eliminar os criminosos com suas habilidades impressionantes no arco e flecha, ganhando os nomes Arqueiro Verde e Speedy, que no Brasil foi chamado pelo ridículo nome Ricardito. Ao encontrar o tesouro que seus agressores procuravam, a dupla passou a ser muito rica, um status que eles utilizaram para financiar as suas novas carreiras de combate ao crime. Também é importante notar que Oliver Queen já era um arqueiro especialista antes desse incidente, enquanto Roy ganhou a sua habilidade com o arco depois de ficar preso.

A nova origem do herói precisou ser escrita e desenhada pelo grande Jack Kirby, que apareceu na HQ Adventure Comics #256 e que definiu o ritmo dos quadrinhos e programas de TV nos anos seguintes. Nessa HQ Oliver Queen não era mais um arqueólogo e, em vez disso, era um playboy já rico. Ironicamente, isso o deixou ainda mais próximo do Batman, pois ele já tinha vários gadgets e outros atributos que se pareciam muito com os do Morcegão. Só que as sementes do desenvolvimento do Arqueiro Verde, criaram um personagem independente e muito distante do Batman e lançaram essa nova origem, que é a que descrevemos acima e inclusive foi utilizada como base para a, razoável, série Arrow.

Li muita HQ do Arqueiro Verde quando o personagem era publicado pela Editora Ebal e fazia dupla com o Lanterna Verde. Ainda acho que o personagem merece ter um filme bem produzido e ele já deveria ter sido apresentado na Liga da Justiça, mas esses são os pecados que a DC Comics comete e por isso a Marvel domina os Cinemas e os Serviços de Streaming.

Artigo: Hugo Machado

No site da Amazon você encontra produtos do Arqueiro Verde.

Acesse Aqui: