HQ Origens: conheça Morbius e saiba se ele é um herói, um anti-herói ou um vilão


Morbius surgiu antes dos vampiros estarem na moda, quando a Marvel Comics lançou esse personagem que não é um herói e muito menos um vilão.

Jared Leto é Morbius

O vampirão Morbius (Jared Leto) está disponível na HBO Max e abaixo você pode conhecer todos os detalhes desse personagem, bem antigo, da Marvel.

Dr. Michael Morbius estreou na HQ Amazing Spider-Man #101, muitos anos atrás, em 1971, depois que as regras de censura do Comics Code foram afrouxadas. Isso permitiu que vampiros e outros monstros aparecessem nos quadrinhos novamente. Ainda bem, pois ninguém aguentava mais essa censura absurda.

Stan Lee não perdeu tempo e rapidamente contratou o escritor Roy Thomas e o artista Gil Kane para criar um vilão vampiresco, para ser inimigo de Peter Parker. O resultado foi esse personagem, que agora ganhou o seu próprio filme e pode até mesmo se juntar ao UCM. Morbius é interpretado por Jared Leto e o filme tem um tom bem bizarro. Portanto, não importa se ele terá sucesso no universo cinematográfico, pois sua história em quadrinhos é, sem dúvida, muito mais estranha do que qualquer criação de Hollywood.

Morbius contra o Homem-Aranha

Apesar de estrear nas páginas da Marvel Comics há mais de 50 anos, esse anti-herói vampiresco não é um nome muito familiar para os novos fãs da Marvel, aqueles que preferem suas histórias na tela grande e pequena.

Conheça a origem

Michael Morbius nasceu e viveu com uma condição sanguínea rara e mortal. Por isso sua mãe resolveu criá-lo escondido na Grécia, onde tinha apenas um verdadeiro amigo no mundo, Emil. Os dois eram como irmãos e ambos viraram cientistas e bioquímicos elogiados. Eles resolveram fazer uma pesquisa para curar a doença de Michael e até ganharam um Prêmio Nobel. Michael e Emil decidiram levar a pesquisa para o estágio dois, bem longe de todos, evitando que alguém ficasse machucado.

Mas como Michael se torna um vampiro e obtém seus poderes?

Bom, sentindo que esta era sua última chance, Dr. Michael realiza um experimento e utiliza a eletricidade e o DNA de um morcego vampiro. Os resultados desses esforços o transformaram em um pseudo-vampiro e, por isso, ele mata o seu melhor amigo. Porém, como ele não ganhou suas habilidades por meios sobrenaturais, isso prova que ele não era um verdadeiro Nosferatu. Por isso o nome Morbius, o Vampiro Vivo.

O personagem foi criado na época que o Homem-Aranha também passava por uma mutação e, por isso, tinha mais quatro braços, parecendo uma aranha. Michael estava tentando reverter sua condição vampiresca, mas foi atacado pelo inimigo do Homem-Aranha, o Lagarto. Nessa luta, Homem-Aranha e Lagarto se unem contra Morbius e tentam recuperar uma amostra do seu sangue, para curar as suas próprias mutações.

Ao longo de sua busca por uma cura, Morbius lutou contra o Homem-Aranha, Venom, Carnificina, o Tocha Humana, os X-Men, Blade e Jack Russell, o Lobisomem da Noite.

Morbius na capa da HQ Vampire Tales

Embora não seja um verdadeiro herói, o personagem também não é um vilão, como foi originalmente retratado. O Vampirão está mais para um anti-herói, que tenta criar o seu próprio caminho, seguindo o que ele chama de justiça.

No entanto, Morbius precisa beber sangue para sobreviver, como um vampiro normal faria e os seus poderes se assemelham aos dos vampiros típicos. Pois ele pode voar, tem super força e algumas habilidades psiônicas, como o hipnotismo. Mas as semelhanças terminam aí. Pois Morbius pode pegar sol e também andar à luz do dia, embora tenha menos energia nessa condições. Ele também não tem nenhuma das fraquezas usuais dos vampiros, como aversão aos ícones religiosos ou vulnerabilidade a estaca no coração.

Porém, Morbius tem suas próprias fraquezas. Se ele não consumir sangue suficiente, suas habilidades regenerativas falham, tornando possível feri-lo e até matá-lo. Mesmo com a capacidade de se regenerar, ele não é invulnerável e pode morrer.

Morbius surgiu como inimigo do Homem-Aranha

Morbius apareceu na Marvel como um vilão do Homem-Aranha. Ele descobre que o sangue radioativo de Peter Parker pode curar a sua doença e, além disso, era bastante saboroso. Apesar de algumas batalhas com o Cabeça de Teia, ele rapidamente passou a encabeçar suas próprias aventuras solo na HQ Vampire Tales. Essa HQ apresentou o personagem como um trágico anti-herói da Marvel, em vez de um monstro sem alma.

Então Morbius é um herói nas histórias em quadrinhos? A resposta para isso é complicada. No final, Morbius não é bom e nem ruim.

Morbius muitas vezes salvava inocentes, enquanto cede à sua sede de sangue e mata muitos bandidos e também inocentes. Como é um vampiro vivo, os vampiros reais do universo Marvel entravam em conflito com ele. Por isso, os principais inimigos de Morbius incluem Drácula e sua filha Lilith e também Blade, que já cruzou o seu caminho várias vezes.

Depois de perder o seu destaque, durante grande parte dos anos 70 e 80, Morbius teve um renascimento no início dos anos 90. Isso aconteceu porque a Marvel resolveu seguir a onda de tendências góticas/vampirescas dessa época. No início dos anos 90, Vampire: The Masquerade era um fenômeno de RPG, e as Crônicas Vampirescas, de Anne Rice, estavam voando das prateleiras. Além disso, a versão de Francis Ford Coppola, Drácula de Bram Stoker, era um sucesso de bilheteria.

Por isso, a Marvel resolveu reviver Morbius, o Vampiro Vivo, como um herói sexy e taciturno, por isso ele teve sua própria série de quadrinhos Morbius: The Living Vampire, de 1992.

Morbius é um personagem complexo e, com certeza, irá aparecer mais vezes no UCM.

O filme Morbius está disponível na HBO Max

Veja abaixo o trailer

No site da Amazon você encontra tudo sobre Morbius – Clique Abaixo

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados