HQ Origens: Batman tem uma história complexa e foi desenhado por grandes artistas

Batman é um dos personagens mais populares, influentes e relevantes dos quadrinhos e, provavelmente, é o super-herói da DC Comics mais famoso de todos os tempos.

Batman

A primeira HQ que eu li do Batman era em preto e branco e foi imprensa pela Editora Ebal, na década de 70. A Ebal foi a primeira editora a trazer os quadrinhos da DC Comics e também da Marvel para o Brasil. Além disso, todas as revistas eram impressas no formato americano original.

Curiosamente, Batman tem uma das origens mais complexas dos quadrinhos e vou mostrar como essa história é fascinante. Em 1939, época que o mundo vivia uma grande depressão e Hitler já estava no auge, comandando uma Alemanha nazista, Super-Homem havia chegado à DC Comics e o personagem causou uma revolução monumental nos quadrinhos.

Entretanto, quando um produto se torna bastante popular, é bastante comum encontrarmos alguns empresários querendo criar a sua própria versão desse sucesso, para obterem muito mais vendas. Isso aconteceu com o Capitão Marvel, que mais tarde foi renomeado de Shazam, na DC Comics. Foi exatamente por essa razão que a DC resolveu criar outro super-herói de sucesso, como o Super-Homem, trazendo o morcegão para o nosso mundo.

Por um longo tempo, a história da criação do Batman dizia que Bob Kane teve a ideia de um super-herói com tema de morcego, fortemente inspirado por um conceito Noir e sem os poderes extremos do Super-Homem. No entanto, a realidade foi totalmente diferente do que a maioria das pessoas conhecem.

Batman

Primeira aparição do Batman nos quadrinhos

Bob Kane recebeu todo o crédito pela criação do Batman, mas um documentário esclarece que ele teve muita ajuda de Bill Finger. Batman & Bill mostra que Bob Kane, o reconhecido pai do Cruzado de Capa, monopolizou todo o crédito às custas de um colaborador, o escritor pouco conhecido chamado Bill Finger.

Batman foi criado em 1939, depois de Kane perceber o sucesso do Super-Homem e prometer à editora National Comics, mais tarde chamada DC Comics, que ele criaria algo melhor. Portanto, durante um fim de semana, Kane desenhou um herói com meia-calça vermelha e asas presas às costas. Mas Kane temia que o personagem não fosse tão especial assim e pediu a opinião de Bill Finger, um colega de uma escola do Bronx e também um escritor iniciante.

Batman surgiu na HQ Detective Comics

Finger sugeriu um traje mais escuro, com capa e capuz, criando assim o vingador noturno que conhecemos agora. Finger criou algumas histórias iniciais do Batman, inclusive a história de origem do personagem, na HQ Detective Comics #27, além da maioria dos personagens coadjuvantes e vilões de Batman.

No entanto, apenas Bob Kane levou os créditos da criação do Batman. Diz a lenda que isso aconteceu devido a um contrato que o artista negociou com Bill Finger, que valeu por muitos anos. Enquanto esteve vivo, Kane negou fortemente que alguém, além dele, fosse responsável pelo Cavaleiro das Trevas.

Até mesmo quando Finger escreveu uma carta aberta aos fãs, na década de 1960, tentando esclarecer tudo, Kane disse que era uma grande bobagem. Kane afirmou: “Eu, Bob Kane, sou o único criador do Batman”. O documentário Batman & Bill sugere que Kane chegou a falsificar um esboço do Batman, para dizer que ele era o criador do morcegão da DC Comics. Enquanto Kane viveu como uma celebridade rica e famosa, Finger morreu sem um tostão, aos 59 anos, sozinho no seu apartamento em Midtown East.

Esse documentário segue a busca obsessiva do autor Marc Tyler Nobleman, que escreveu o livro Bill the Boy Wonder: the Secret Co-Creator of Batman. Nobleman já rastreou alguns colaboradores de Finger e até descobriu membros da sua família, incluindo uma neta. Essa neta de Finger e Nobleman, unem suas forças para tentar obter o crédito dos quadrinhos e filmes do Batman. Mas, mesmo assim, a justiça continua negando.

Bill Finger merece ser reconhecido com criador do Batman

Pelo jeito, essa complexa disputa vai continuar acompanhando o Cavaleiro das Trevas por um bom tempo. No entanto, nem preciso dizer que torço muito para Bill Finger ser reconhecido como um dos criadores do Batman. Afinal, parece que ele é mesmo o grande criador do Batman. Além disso, esse personagem, que já foi desenhado por grandes artistas dos quadrinhos, sempre foi fantástico e abaixo mostro aqueles que eu mais gosto. Aliás, compartilho os desenhistas sem nenhuma ordem de preferência.

Grandes artistas que desenharam o Morcegão nos quadrinhos

Jim Lee, Neal Adams, Jim Aparo, Frank Miller, Greg Capullo, Norm Breyfogle, Carmine Infantino, Kelley Jones, Dick Sprang e David Mazzucchelli. Basta clicar no nome de cada artista, para ser direcionado às revistas. Todas estão disponíveis no site da Amazon.

Veja abaixo o trailer do documentário Batman & Bill

No Site MobDica falamos sobre DC Comics, Marvel e vários outros quadrinhos.

A Amazon tem uma loja exclusiva de quadrinhos – clique no botão

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados