HQ do Pantera Negra trouxe um Buffalo Soldier para o universo de T’Challa

A HQ Black Panther #10 continuou com a batalha dos Vingadores e do Pantera Negra contra o Colonialist e o seu capanga letalmente armado, o Buffalo Soldier.

Pantera Negra Buffalo Soldier

Pantera Negra sobreposto à foto dos Buffalo Soldiers

Muitas pessoas acham que o Universo Cinematográfico da Marvel tem pouco potencial para fornecer mais oportunidades para filmes com personagens negros. Essas pessoas não percebem a importância psicológica desses filmes e quadrinhos com heróis negros, principalmente para as crianças negras, pois elas têm a oportunidade de ver um super-herói africano salvando o mundo.

O Pantera Negra foi criado pela Marvel em 1966, aparecendo na HQ do Quarteto Fantástico, mas é difícil mensurar qual a sua importância na luta contra o racismo. Algumas pessoas, como o filósofo Christopher Lebron, sugerem que o Pantera Negra é simplesmente uma narrativa racista, que preserva o status quo.

Já o diretor Ryan Coogler e o co-roteirista Joe Robert Cole, responsáveis pelo filme do Pantera Negra, se inspiraram em muitas versões diferentes do personagem, pois o roteiro contém os traços dessa luta contra o racismo. Essa lenta descolonização do Pantera Negra, é o esforço para descentrar uma perspectiva branca, na construção desse personagem. Algo que acontece na HQ Black Panther #10, totalmente liderada por super-heróis negros, apresentando um contexto histórico-social ressonante. Algo que só poderia acontecer com um personagem como o Pantera Negra. Nesta HQ de John Ridley, Alex Ross e German Peralta, T’Challa enfrenta um antagonista cujo nome remonta a mais de um século. Estou falando sobre um batalhão particular de soldados negros americanos, os Buffalo Soldiers.

Pantera Negra Buffalo Soldiers

Capa da HQ Black Phanter #10

Para quem não conhece, os Buffalo Soldiers eram soldados afro-americanos que serviram principalmente na fronteira ocidental, logo após a Guerra Civil Americana. Em 1866, seis regimentos de cavalaria e infantaria, totalmente negros, foram criados depois que o Congresso Americano aprovou a Lei de Organização do Exército. Suas principais tarefas eram ajudar a controlar os nativos americanos das planícies, capturar ladrões de gado e proteger colonos, diligências e ferrovias. Eles também foram um dos primeiros guardas florestais dos parques nacionais americanos.

Essa HQ continua o drama da deposição de T’Challa, como rei de Wakanda, além da remoção do Pantera como seu protetor. Ele foi exilado do país, quando o povo de Wakanda buscava uma reforma democrática em seu governo. Com isso, T’Challa busca refúgio entre os seus antigos aliados, os Vingadores, mas isso coincide com a chegada de uma ameaça intergaláctica, conhecida como Colonialist. Um personagem que assume a estranha missão de libertar mundos que já estão livres.

Na HQ, os Vingadores lutam contra com o seu exército, enquanto o Pantera Negra se encarrega de abordar o enxame de monstros irracionais, criados pelo Colonialist. Esse enxame está devastando uma cidade vizinha, exatamente quando T’Challa encontra um misterioso atirador, que se chama Buffalo Soldier.

Pantera Negra Buffalo Soldier

Pantera Negra enfrentando Buffalo Soldier

Buffalo Soldier é um cowboy autoconfiante, que monta um bisão enorme para lutar contra o Pantera Negra. Além disso, esse oponente tem um armamento capaz de perfurar o vibranium. Por isso T’Challa faz uma retirada tática, para entrar em contato com sua irmã Shuri, que lhe envia informações sobre os Buffalo Soldiers, da vida real. Entretanto, T’Challa descobre algo que o magoa, mas também é necessário para enfrentar o seu novo inimigo.

O Pantera Negra descobre que um ano após o fim da Guerra Civil Americana, os militares começaram a criar unidades separadas para soldados negros, como descrevo acima. O 10º Regimento de Cavalaria foi um desses regimentos mas, devido ao seu posicionamento, muitas vezes entrava em conflito com tribos indígenas americanas.

Embora a origem exata desse termo ainda seja debatida, a maioria dos estudiosos concorda que, em algum momento, as tribos começaram a chamar esse regimento como Buffalo Soldier, por causa de seus cabelos. No entanto, essa cumplicidade na morte de tantos indígenas, deixa uma mancha bem significativa no legado dos Buffalo Soldiers. Exatamente como os soldados que deram o seu nome, o personagem Buffalo Soldier da Marvel e o seu povo, foram usados ​​como armas para exterminar outro grupo desprivilegiado. Isso para que o Colonialist pudesse retirar os recursos naturais dessa comunidade. Quando T’Challa revela isso, Buffalo Soldier decide ajudá-lo a lutar contra os monstros do Colonialist.

A Marvel sempre abordou temas polêmicos

Em apenas uma revista, Ridley associa pessoas de uma minoria sócio-política, que passam a ser inimigas quando, na verdade, fazem parte de um longo golpe da elite branca. Certamente o personagem Buffalo Soldier não é, de forma alguma, o pior inimigo de T’Challa. No entanto, sua breve aparição continua a tendência atual das histórias do Pantera Negra e da Marvel, que sempre procuram abordar temas polêmicos. O roteiro de John Ridley busca a história sobre os Buffalo Soldiers da vida real, faz citações do livro 1984, de Orwell, mas também utiliza alguns slogans políticos modernos. Tudo isso para dizer que o racismo está na cabeça de quem segue ordens e continua acreditando em Fake News.

Termino com a música de Bob Marley: “Fighting on arrival, Fighting for survival, Buffalo Soldier, Dreadlock Rasta”

No Site MobDica falamos sobre HQs da Marvel

Você Encontra O Pantera Negra na Seção Especial Marvel da Amazon.

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados