HQ Origens: Eco e a diversidade nos quadrinhos Marvel


Ao longo dos anos, a Marvel Comics construiu o seu perfil criando personagens diversos e sutis como Maya Lopez, a Eco (Alaqua Cox) do Disney+.

Echo

Alaqua Cox é Eco na série do Disney+

Personagens como Capitão América e Homem de Ferro sempre atraíram a atenção de novos leitores, mas a Marvel nunca deixou de incluir novos heróis, anti-heróis e vilões nos quadrinhos. O novo Capitão América negro de Sam Wilson (Anthony Mackie) e Kamala Khan (Iman Vellani), são uma prova dessa diversidade. Aliás, esse contraste étnico sempre esteve presente nas páginas das HQs e agora toda essa mistura está sendo apresentada na TV e no Cinema. A personagem Eco representa toda essa diversidade e abaixo falo sobre a sua origem nos quadrinhos.

A estreia de Maya Lopez nos quadrinhos Marvel

Na Marvel Comics, Maya Lopez inicia sua jornada como uma vigilante, logo após testemunhar a morte de seu pai, algo que acontece na HQ Daredevil #9. Nessa HQ vemos Wilson Fisk, também conhecido como Rei do Crime, cuidar de Maya e culpar o Demolidor pelo assassinato do seu pai. Fisk faz isso para esconder o fato de que ele é o verdadeiro culpado pela morte.

Maya cresce e se torna uma lutadora talentosa, pois sua surdez permite que ela desenvolva uma habilidade quase sobre-humana. Já que Eco consegue replicar as habilidades de outras pessoas, apenas vendo elas tocarem uma música, dançarem ou lutarem. Assumindo o apelido de Eco, Maya Lopez confronta o Demolidor, mas Matt Murdock revela a verdade para ela. Isso motiva Maya a atirar no Rei do Crime, algo que o deixa cego, temporariamente.

Echo

Capa da HQ onde Eco aparece pela primeira vez

Recentemente, na HQ Avengers, de Jason Aaron e Javier Garrón, Eco passa a ser uma representante da Força Phoenix, uma das entidades mais poderosas do universo. Com esse novo conjunto de poderes, Maya Lopez tem a chance de explorar sua história familiar e a ligação com a música de Phoenix, na HQ Eco, de Rebecca Roanhorse, Luca Maresca e Kyle Charles. Ela também prova que é a personagem com deficiência auditiva mais importante dos quadrinhos, pois Maya Lopez não escuta desde o seu nascimento.

Isso pode ser contrastado com um personagem surdo como o Gavião Arqueiro (Clint Barton), que perde sua audição mais tarde e não é criado em um ambiente com pessoas surdas, ou onde a linguagem de sinais foi utilizada. Mesmo assim, ao invés de aproveitar as histórias de Eco para mostrar, significativamente, as especificidades da surdez, a Marvel minimiza esse problema da personagem em seus quadrinhos, algo que a série do Disney+ deve consertar.

A tecnologia dos Vingadores pode ajudar Maya Lopez

A Marvel não conseguiu incorporar o problema auditivo de Eco nem na dinâmica dos Vingadores, mas ainda pode fazer isso, através da tecnologia de Tony Stark. Pois a tecnologia é um dos métodos mais populares para ouvir, pois as pessoas com problemas auditivos conseguem se comunicar com quem não conhece a linguagem de sinais. Além disso, existem vários aplicativos para quem tem problema auditivo digitar o que gostaria de dizer, tornando as conversas totalmente acessíveis. Esse tipo de tecnologia existe há vários anos, por isso é estranho essa possibilidade estar ausente nas HQs da Marvel.

Como Alaqua Cox, uma atriz surda, amputada e que foi vítima de bullying, interpreta Eco na série do Disney+, a Marvel tem uma grande oportunidade de destacar todo essa diversidade da personagem. Pois a atriz, que tem 26 anos, também tem raízes indígenas, algo que é bastante parecido com o perfil de Maya Lopez nos quadrinhos.

Alaqua Cox é a atriz perfeita para a série Eco

Quando concluiu o ensino secundário, Alaqua Cox chegou a trabalhar no armazém de encomendas da Amazon. No emprego seguinte Cox arruma um emprego um pouco melhor, pois começa a trabalhar num lar para pessoas idosas. Sua vida começa a mudar após seus amigos dizerem que a Marvel estava à procura de uma mulher com problemas auditivos, origens indígenas e com 20 anos. Alaqua Cox era exatamente igual a esta descrição, apesar de nunca ter pensado em ser uma estrela do cinema.

Mas, é justamente por causa desse perfil que Alaqua Cox começa a ser a nova super-heroína da Marvel. Pois após aparecer na série Gavião Arqueiro, ela agora é a estrela de Eco, nova minissérie do Disney+. Alaqua disse que o seu grande objetivo é mostrar que as nossas incapacidades não precisam definir a nossa vida.

Apesar de estarmos na era dos anti-heróis da Marvel, como Loki, é difícil dizer se Maya Lopez está caminhado para um futuro mais brilhante, no Universo Cinematográfico da Marvel. Aliás, esta é uma pergunta presente na série Eco e que o UCM ainda precisa responder.

No Site MobDica falamos sobre quadrinhos Marvel

Na Amazon você encontra produtos da Marvel

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados