Quem leu mais de uma HQ do Charlie Brown e sua turma, de Charles M Schulz, sabe que o nosso herói é meio azarado e nunca consegue chutar uma bola.
Esse fracasso épico de Charlie Brown segue os pensamentos mais sombrios de Charles Schulz e quando perguntaram a ele qual o motivo do personagem nunca conseguir chutar a bola, ele respondeu: “Você não pode criar humor a partir da felicidade”.
Lógico que não li todas as Tiras e HQs que mostram nosso querido personagem errando o chute, mas pesquisei algumas na Web e descobri como essas histórias são surpreendentemente complexas. As reviravoltas e motivações de vários personagens, sempre em evolução, são muito mais ricas do que parecerem.
A personagem Lucy sempre ofereceu uma infinidade de justificativas ao longo desses anos, tentando entender a eterna derrota do seu amigo. Porém, todas as suas falas mostram o imenso sadismo da personagem, como você pode ver abaixo. Por isso as histórias de Charles Schulz eram perfeitas e sobrevem até hoje.
Fisiológica: “um espasmo muscular de dez bilhões para um“. Eclesiástica: “para tudo há uma estação … e um tempo para afastar a bola.” Psicológica: “eu não sou sua mãe, Charlie.” Sociológica: “a bola deste ano foi arrancada de você por conta da liberdade feminina.” Filosófica: “em todo programa, Charlie Brown, sempre há algumas mudanças de última hora.”
Em outra história, Lucy até aponta para o grande significado desse ato anual: “simbolismo, Charlie Brown! A bola! O desejo! O triunfo! Está tudo lá!”.
Charlie Brown é um dos personagens mais conhecidos do mundo
Todo mundo que já leu uma HQ dessa turma, ou assistiu um programa de TV, conhece essa cena do chute porém, as origens de Lucy afastando a bola de futebol, são menos conhecidas. A história dessa piada recorrente aconteceu pela primeira vez em 1953, quando Lucy não conseguiu segurar a bola de futebol para Charlie Brown chutar. Além disso, temos algumas histórias que mostram o personagem desamparado, depois de errar o chute e até com raiva de Lucy. No entanto, a partir daí, a piada continuou retornando nos quadrinhos, mas com várias motivações dos personagens e sempre alteradas para enfatizar a natureza azarada de Charlie Brown.
O bom mesmo é você ler todas, para descobrir todo o humor e complexidade desse personagens criados por Charles M Schulz.
No Site MobDica falamos sobre Quadrinhos