Sei que nem tudo é perfeito no Multiverso da Marvel e já li algumas HQs que são… bom, é melhor nem comentar. Uma dessas HQs polêmicas da Marvel Comics é a The Avengers #200, de 1963, pois ela tem uma história tão ruim, que a pessoa responsável por aprovar o enredo se desculpou mais tarde, chamando a HQ dos Vingadores de hedionda.
Capa da HQ dos Vingadores que a Marvel pediu desculpas
Quando se trata dos piores arcos de quadrinhos da Marvel, nenhum é mais terrível e intrigante do que esse, onde a Ms. Marvel deu à luz um homem que à agrediu sexualmente, na mesma edição. A história realmente é muito absurda e todos os envolvidos nessa HQ se desculparam, por permitir que ela existisse.
Ao longo dos anos a Marvel publicou milhares de histórias, mas algumas delas estão envolvidas em controvérsias imediatas, por razões muito óbvias. Histórias como a que transforma o Capitão América em um Agente da Hydra, a que fez o Homem-Aranha matar Mary-Jane, com o seu esperma radioativo, ou a estúpida ideia de colocar Mercúrio e a Feiticeira Escarlate num relacionamento amoroso, apesar de serem irmãos. Mas, essa história de The Avengers #200 é, com certeza, a pior de todas pois a equipe criativa por trás da HQ tem uma escolha horrível, que ninguém esquece.
Uma HQ dos Vingadores com grandes nome dos quadrinhos
Em The Avengers #200, de David Michelinie, Bob Layton, Jim Shooter e George Perez, a heroína Ms. Marvel está prestes a dar à luz, apesar de estar grávida há apenas alguns dias. Depois vemos Ms. Marvel fazendo o parto de um bebê que envelhece rapidamente, chamado Marcus. Na sequência vemos o próprio Marcus agredindo Carol sexualmente, algo que leva ao seu próprio nascimento. Ou seja, essa história louca na HQ dos Vingadores, mostra que Marcus é o seu próprio pai e Carol uma vítima do seu próprio filho. Algo muito estranho para aparecer numa HQ juvenil.
Shooter, que era editor-chefe da Marvel Comics na época e também foi escritor da história admitiu, mais de duas décadas depois, em 2011, que publicar essa HQ dos Vingadores foi um grande erro. Shooter disse que assinou o livro, embora não se lembre de ter feito isso. Mesmo sem lembrar, ele disse que se arrependeu de assiná-lo e que a responsabilidade recai toda sobre ele, que autorizou a publicação. Shooter chegou a falar que The Avengers #200 é decepcionante.
“Mas, naquela época, a bola parou na minha mesa. Eu assumo total responsabilidade. Estraguei tudo. Meu julgamento falhou, ou talvez eu não estivesse prestando atenção o suficiente. Desculpe. The Avengers #200 é decepcionante.” Disse Shooter
Ms. Marvel e Marcus
A Marvel Comics realmente errou quando publicou a HQ The Avengers #200, pois zombou de um assunto muito sério, mesmo sem ter intenção. Chega até ser difícil de acreditar que uma história complicada e aterrorizante como essa, tenha sido produzida em 1963. Pois hoje vemos HQs com temas bem mais simples, serem julgadas e até censuradas de alguma maneira. O pedido de desculpas, feito por Jim Shooter, mostra, mesmo décadas depois, que a infame história dos Vingadores foi um erro gigantesco. Mas esse enredo pode até ser explorado por algum cineasta, pois dá para produzir um filme adulto de super-heróis, bem interessante.
No Site MobDica você encontra vários artigos sobre Quadrinhos