O Nintendo Switch iniciou a nova era de games portáteis, mas o PlayStation Portal chega para brigar nesse novo mercado.
O PlayStation Portal esgotou rapidamente no Japão
Sempre fui fascinado pelos games portáteis e tenho um PS Vita até hoje, mesmo depois da Sony abandonar esse console, que você pode carregar para qualquer lugar. O Nintendo Switch e Lite também oferece essa portabilidade de games e domina o mercado atual. No entanto, a chegada do PlayStation Portal pode sacudir esse domínio da Nintendo, pois o seu sucesso no Japão, esgotando em poucas horas, mostra a sua força de venda.
O que é o PlayStation Portal?
Originalmente criado como Projeto Q, o PlayStation Portal é a resposta da Sony ao Nintendo Switch e ao Steam Deck. Como disse antes, essa não é a primeira incursão da Sony no mundo dos games portáteis, pois a empresa já tinha lançado o PlayStation Portable e o PlayStation Vita. Consoles que conquistaram um público cult, graças ao design compacto e incrível catálogo de títulos independentes. Mas o PS Portal é um pouco diferente do PSP ou Vita, e também não é exatamente um Switch ou Steam Deck.
Ou seja, o PS Portal não é exatamente um console portátil, pois para acessar os games do PlayStation, você precisa possuir um PS5. Já que o PS Portal utiliza o Remote Play para transmitir os games e não funciona nativamente. Isso significa que você precisa do seu sinal Wi-Fi, para acessar os games do PS5. Portanto, o PS Portal não é exatamente um console para viagens, como o Switch, já que sem Wi-Fi não tem God of War ou Fortnite.
O PS Vita continua mais ou menos vivo
O design do Portal é bem moderno e traz uma elegante tela LCD, de 8 polegadas e com resolução de 1080p a 60 fps, além do controles em ambos os lados da tela. Aliás, esses controles parecem ter dividido um DualSense ao meio e jogado uma metade para cada lado da tela. Pois é quase isso que a Sony fez, já que os controles têm todas as funcionalidades do DualSense, incluindo os gatilhos adaptativos. Podemos dizer que o PS Portal é uma evolução do PS Vita.
A conectividade do PS Portal tem uma porta USB-C para carregar e um conector de áudio de 3,5 mm, para compensar a falta de bluetooth. Parece algo chocante, mas precisamos lembrar que a Nintendo só implementou o Bluetooth no Switch, quatro anos após o lançamento do console. Já o PS Portal vai utilizar o PlayStation Link, a nova tecnologia de áudio sem fio da Sony. Ou seja, ele só vai funcionar com os Headsets Sony, como sempre.
Lançamento do PlayStation Portal no Brasil
Como todo mundo já sabe, a Sony encerrou suas atividades no Brasil, para a minha completa tristeza, e não temos nenhuma previsão sobre o lançamento do PlayStation Portal por aqui. Portanto, essa belezinha não vai aparecer por aqui tão cedo, pois ele acabou de ser lançado no Japão. A Sony já divulgou uma lista dos países que também receberão o PS Portal e o Brasil não aparece nela. Quando o PS Portal aparecer por aqui, o MobDica será o primeiro a divulgar a notícia.
No trailer abaixo você pode ver o design e a jogabilidade do PlayStation Portal
No Site MobDica falamos sobre as novidades no mundo dos Games