Com gráficos e conceito simples, o game Among Us, disponível para iOS, Android e PC, já conquistou milhares de jogadores pelo mundo. Among Us é um jogo onde os melhores detetives do mundo e os mentirosos mais astutos, têm a chance de brilhar. O jogo consiste em um grupo de pessoas que vive dentro de uma nave e precisa descobrir quem são os impostores. Mas enquanto a tripulação realiza as tarefas de manutenção da estação, os impostores tentam sabotar o local e matar os outros jogadores.

A principal diversão do game está nessa ideia de comunicação entre seus companheiros de equipe, na maioria da vezes desconhecidos, para enfrentar uma guerra psicológica onde todos estão tentando ao máximo extrair detalhes para provarem sua inocência ou para enganarem os oponentes. De qualquer forma, cada uma dessas fases é apoiada por uma boa quantidade de tempo para discussão e um sistema de votação justo. Mas, é claro, que este conceito central de discussão motivada, não poderia funcionar por conta própria sem os toques criativos do jogo. A parte mais difícil de criar esses jogos de “descartar os impostores” é desenvolver um equilíbrio justo entre ambas as partes, e a InnerSloth fez um bom trabalho ao considerar as configurações padrão que podem ser ajustadas, de acordo com a preferência dos jogadores.

Among Us – InnerSloth

O conceito do jogo também é simples. Um grupo de até 10 pessoas controlam tripulantes de uma nave espacial e devem realizar pequenas tarefas para manter o voo sobre controle. Mas, o mal pode estar ao seu lado, e entre o grupo há pelo menos um impostor, ou até três, cuja única missão é matar os outros tripulantes sem que eles descubram. Ele pode fazer isso se aproximando de um jogador ou simplesmente sabotar os serviços da nave, como o abastecimento de oxigênio. O grupo precisa debater para tentar descobrir quem, entre eles, é o assassino e ejetá-lo da nave.

Mas encontrar os impostores não é uma tarefa simples, pois eles têm a opção de pular em aberturas para se esconderem ou viajarem de sala em sala. Uma última função dada aos impostores é a habilidade de sabotar máquinas de qualquer lugar no mapa, o que pode levar à vitória em alguns casos. A melhor coisa de ser o impostor é tentar persuadir por meio de suas palavras e ações, como relatar o cadáver de seu próprio assassinato, para convencer os outros de que você também é um deles, e essa é sem dúvida a parte mais divertida de Among Us.

O sucesso de Among Us não aconteceu por acaso. Afinal, não é todo jogo que permite que os jogadores saiam de um respiradouro, imediatamente assassinem seu melhor amigo, denunciem o corpo e, em seguida, culpem alguém inocente prestes a relatar que viu o jogador cometendo o crime. Essas interações fazem com que o jogo seja extremamente popular e garantem a diversão de Among Us. Mas para que a diversão aconteça, é inevitável que bons impostores façam seus jogos mentais para garantirem a dinâmica divertida de Among Us.