Hoje é o Star Wars Day e se você não vive em uma galáxia muito distante, é quase impossível não conhecer Guerra nas Estrelas que, de alguma maneira, alcançou seu canto do universo.

O Star Wars Day é uma homenagem ao universo de George Lucas
Já tem muito tempo que o primeiro filme desse drama espacial chegou aos cinemas, mas eu lembro como se fosse hoje. Não recordo em qual cinema eu assisti mas, provavelmente, deve ter sido no Metro ou no Carioca, antigas salas na Tijuca, que eu conheci Luke Skywalker, Han Solo, Yoda, C-3PO e R2-D2.
O medo é o caminho para o lado sombrio
Vou admitir que sou um grande fã de Star Wars, mas prefiro muito mais Star Trek e a Enterprise. Mesmo assim, sempre fui fascinado com os efeitos especiais estonteantes, trilha sonora devastadora e com o famoso Sabre de Luz, que qualquer criança adora, até hoje. Mas agora, muito tempo depois, podemos ter umpensamento mais profundo sobre universo fantástico. Falo sobre a estreita ligação entre a história épica de Star Wars, comparada com a nossa luta diária contra os problemas do mundo e como enfrentamos esses desafios. Por isso lembro da famosa frase do Mestre Yoda: “o medo é o caminho para o lado sombrio”.
É nessa frase que reside o verdadeiro conflito de Star Wars e, se compararmos com a vida real, ele parece terrivelmente familiar. Assim como os personagens desse universo estão no meio de uma batalha entre a Luz e o Lado Sombrio da Força, nos vemos muitas vezes entrincheirados, em uma luta semelhante, onde precisamos escolher entre o certo e o errado. Uma prova disso, é que justamente na estreia do primeiro Star Wars, acontecia a Guerra do Vietnã e o Brasil vivia uma ditadura.
– Continua Depois da Publicidade –
A eterna batalha entre Jedi e Sith
No universo Star Wars temos Jedis rigorosamente treinados para serem pacientes, ao abordarem certas situações, para que nunca possam agir com raiva ou rancor e, claro, para usarem os seus poderes em benefício dos outros. No entanto, o código dos Sith, é a ausência de todas essas coisas. Os Sith agem impetuosamente, guardam rancor contra os seus inimigos e usam seus poderes para o ganho pessoal e, lógico, para destruir. Exatamente o que vivemos nesse mundo, onde ditadores ainda tentam controlar nossas mentes.

Por isso a Força representa o universo de Star Wars, essa corrente de energia que está ao redor de todos. Ela está sempre presente e os personagens do filme vivem diferentes aspectos dessa jornada pelo poder. Luke foi chamado para essa jornada, mas achou melhor rejeitar, no início. Ele cria várias desculpas, movido pelo medo mas, mesmo assim, resolveu enfrentar a batalha que vinha pela frente.
Procure o lado Jedi da força
Do ponto de vista humano, se tornar um Jedi é uma tarefa muito difícil. Não somos naturalmente pacientes e somos, desde cedo, bem egoístas. O universo de Star Wars encontra poucos personagens para seguir esse caminho Jedi. Uma caminho bem bem estreito, complicado e solitário. Exatamente o que vemos acontecer com Anakin Skywalker, que acha muito mais fácil sucumbir às tentações do lado sombrio. Uma força que torna a tarefa muito mais simples, uma sensação de vitória e que deixa tudo, aparentemente, mais natural.

O lado sombrio é representado, principalmente, pelo personagem Darth Vader, um ícone de Star Wars e da cultura pop. Além disso, não é nenhuma surpresa que Darth Vader seja parente de Luke, pois onde há luz, sempre há a escuridão. Temos sempre a opção de seguir um caminho, ou o outro. Darth Vader escolhe o caminho do lado sombrio e pede para Luke ceder à sua raiva e ódio, para também seguir por esse destino tenebroso. Esta é uma luta que todos nós enfrentamos continuamente. Temos a escolha de não cedermos às nossas trevas, mas sim mantermos a nossa luz, prosseguindo com a nossa vida.
Esse desafio é diário e está presente em cada minuto de nossa trajetória, nesse mundo real em que vivemos. A força tenta corromper, como no universo de Star Wars, oferecendo o sucesso a qualquer custo e sugando a essência de quem escolhe esse lado sombrio.
Star Wars é um sucesso de bilheteria
A amplitude do sucesso de Star Wars pode ser explicada pelo seu sucesso de bilheteria na estreia, arrecadando 775,4 milhões de dólares, em 1977, com um orçamento de 11 milhões de dólares. Além disso, o filme revelou estrelas como Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford e também teve uma enorme influência no cinema e na cultura pop mundial. Junto com Tubarão, de Steven Spielberg, Star Wars criou os blockbusters de grande orçamento e inspirou grandes cineastas como James Cameron, Peter Jackson e Christopher Nolan, entre outros. Além de trazer várias séries, animações , livros e HQs, até hoje.
Portanto, meu companheiro Jedi, aproveite que hoje é o Star Wars Day e fuja dos caminhos que o lado sombrio da força oferece. Ele pode prometer o sucesso fácil, mas esse é o perigo do lado sombrio.
Que a força esteja com você!
Veja abaixo 10 efeitos especiais de Star Wars
A Amazon tem uma loja Star Wars – Clique Abaixo
