O Oscar de Melhor Filme já premiou os sucessos de bilheteria, mas faz tempo que isso não significa o sucesso em Hollywood.
Já faz algumas décadas que os sucessos de bilheteria não conseguem conquistar os grandes prêmios oferecidos pelo Oscar. Apesar de, nos últimos anos, filmes de super-heróis, fantasia e animação dominaram as bilheterias do cinema, rendendo bilhões para franquias como Marvel e Star Wars. No entanto, todo esse sucesso não foi acompanhado pelos principais prêmios da Academia. Algo que acontecia muito nas décadas de 1980 e 1990, pois nessa época os sucessos de bilheteria, frequentemente, eram recompensados com indicações ao Oscar.
Desde a virada do século, tirando o enorme sucesso de O Senhor dos Anéis, em 2004, os filmes que receberam mais dinheiro tiveram muito pouco sucesso em obter indicações ao Oscar. Algo que, na verdade, importa muito pouco para a grande maioria de cinéfilos. Pois para esse público, quem dá a palavra final sobre qualquer filme, não é a Academia.
Além disso, só porque uma produção ganha o Oscar de Melhor Filme do ano, isso não significa que ela alcançará o status de obra-prima cinematográfica. Pois apenas em alguns casos a película, de um determinado ano, é muito lembrada porque venceu o Oscar de Melhor Filme. Na maioria das vezes isso não acontece e o filme se torna um clássico porque é adorado pelos cinéfilos, apesar de ter sido desprezado pela Academia.
Por isso a equipe do MobDica criou essa lista com os premiados de cada ano, desde o início do Oscar, além os filmes que concorreram com eles. Pois o que realmente faz um filme ser grande, ou não, é o público que o assiste.
DÉCADA DE 20
1929
Filmes indicados ao 1º Oscar:
Sétimo Céu
A Lei dos Fortes
Filme vencedor do 1º Oscar:
Asas
DÉCADA DE 30
1930
Filmes indicados ao 2º Oscar:
O Peso da Lei
The Hollywood Revue of 1929
Velho Arizona
Alta Traição
Filme vencedor do 2º Oscar:
Melodia na Broadway
1931
Filmes indicados ao 3º Oscar:
O Presídio
Disraeli
Divorciada
Alvorada do Amor
Filme vencedor do 3º Oscar:
Sem Novidades no Front
(Nada de Novo no Front)
1932
Filmes indicados ao 4º Oscar:
Lágrimas de Amor
Última Hora
Skippy
Trader Horn
Filme vencedor do 4º Oscar:
Cimarron
1933
Filmes indicados ao 5º Oscar:
Médico e Amante
Depois do Casamento
O Campeão
Sede de Escândalo
Uma Hora Contigo
O Expresso de Shangai
O Tenente Sedutor