•  
  •  
  •  
  •  

A 20th Century Studios criou essa adaptação de Ridley Scott para o romance, de drama histórico, O Último Duelo (The Last Duel), juntando os vencedores do Oscar Matt Damon e Ben Affleck com a vencedora do Emmy, Jodie Comer. O filme é baseado no livro homônimo de Eric Jager, que por sua vez é baseado na história verídica do julgamento por duelo de combate entre o cavaleiro normando, Jean de Carrouges e o escudeiro Jacques Le Gris, sobre as acusações de que o último estuprou a sua esposa. Sem querer ficar quieta, a esposa de Carrogues, Marguerite, decide colocar sua vida em risco ao se apresentar para acusar o agressor. O julgamento que se segue, acaba pondo em risco o destino de todos os três nas mãos de Deus.

O elenco do filme é liderado pelo vencedor do Oscar Matt Damon, como Carrouges, o duas vezes indicado ao Oscar, Adam Driver como Le Gris, Jodie Comer como Marguerite e o vencedor do Oscar Ben Affleck, como Conde Pierre d’Alençon. O desenvolvimento da adaptação para o cinema está acontecendo desde 2015, quando Francis Lawrence planejou pela primeira vez dirigir o roteiro de Shaun Grant, mas o filme teve vários problemas até que Scott assinou para dirigir, em meados de 2019, com Affleck e Damon sendo chamados para estrelar e com a música Can You Ever Forgive Me?, de Nicole Holofcener. Apesar da fusão Disney-Fox chegar a colocar o filme como indefinido, o desenvolvimento e a produção avançaram, apesar dos atrasos causados pelo COVID-19 e foram encerrados na Irlanda em outubro.

Além de provocar a reunião de Damon e Affleck pela primeira vez, desde O Império (do Besteirol) Contra-Ataca (Jay e Silent Bob Strikes Back), de 2001, o filme O Último Duelo oferece um olhar realista sobre essa história emocionante dirigida por Scott.

Embora Scott possa ser mais conhecido pelo seu trabalho no gênero de ficção científica, ou seja, a franquia Alien e Blade Runner, o mundo dos épicos históricos tem sido um grande amor para ele, desde sua estreia no filme Os Duelistas (The Duellists). Embora o filme favorito dos fãs do diretor continue sendo Gladiador, O Último Duelo certamente parece ser um retorno promissor ao gênero para Ridley Scott.

O filme traz lindas e autênticas recriações de trajes e locações de época, mostrando que o design de produção certamente parece ter feito um grande esforço. Damon e Affleck também reforçam que são uma dupla de qualidade, devido à amizade desde a infância, além de Driver e Comer, que completam o elenco de O Último Duelo. Com certeza esse é mais um grande filme do diretor Ridley Scott.

Artigo: Hugo Machado


Assista ao Trailer de O Último Duelo.


Você encontra o Livro O Último Duelo, de Eric Jager, na Amazon :