Natal é aquele período de paz, amor, harmonia e felicidade para todas as pessoas que adoram essa festa. Menos para aqueles que não são aceitos, como o personagem Edward Mãos de Tesoura, de Johnny Depp.
Johny Depp é Edward Mãos de Tesoura
Edward Mãos de Tesoura não surge imediatamente na cabeça quando pensamos em filmes sobre o Natal. No entanto, esse filme, que teve a colaboração do diretor Tim Burton e do ator Johnny Depp, mostra a verdadeira essência do Natal. Bem diferente de outros clássicos natalinos, como Simplesmente Amor (Love Actually) ou Esqueceram de Mim (Home Alone), Edward Mãos de Tesoura é um filme para os peculiares, excluídos, estranhos, solitários, góticos e todos aqueles que acham essa data muito desconfortável. Esse filme pode tornar o feriado um pouco mais alegre, especialmente para aqueles que, decididamente, não gostam do Natal e até para aqueles que adoram essa data festiva.
O filme começa com uma mulher idosa contando à sua neta uma história sobre o seu passado. A neve cai do lado de fora enquanto ela conta a história de um homem que morava numa mansão mal-assombrada. Essa mansão ficava na montanha, onde ele tentava criar Edward Mãos de Tesoura. Infelizmente o homem morre antes de terminar as mãos de Edward, que fica solitário, incompleto e triste.
Winona Ryder participa do filme
Logo depois vemos Pegg Boggs (Dianne Wiest) como a nervosa vendedora de cosméticos, uma personagem perfeita para Tim Burton. O cineasta consegue retratar o mundo raso e corporativo de quem vive com a insegurança no trabalho e aguenta o rancor e sarcasmo dos vizinhos e parentes. Pegg é impedida de entrar na casa de sua amiga e, por isso, decide entrar na mansão onde encontra Edward agachado nas sombras de um sótão.
Sensibilizada pela solidão de Edward, Pegg decide levá-lo para casa, um mundo onde ele está totalmente despreparado e que, provavelmente, não irá aceitá-lo. Por isso Edward parece um peixe fora d’água para os vizinhos insensíveis e boquiabertos, mas fica totalmente fascinado por Kim (Winona Ryder).
A partir dessa cena, a paleta de cores do filme muda e a paisagem cinza de Edward e da sua mansão cheia de sombras e escuridão, vira uma paisagem perfeita e colorida, como a dos subúrbios americanos. Edward faz sucesso depois de tosar cachorros e cortar cabelos com suas mãos de tesoura. Só que logo esse fascínio se transforma em exploração e escárnio, fazendo com que ele passe da aceitação, à rejeição. Só lhe resta a paixão por Kim, que Edward olha sempre com ternura e felicidade.
Edward fica apaixonado por Kim
Resolvi incluir Edward Mãos de Tesoura na lista de filmes natalinos, pois o personagem é perseguido e demonizado pela vizinhança, bem na época do Natal. Essa data festiva apresenta um importante ponto para o enredo desse filme e mostra que, mesmo no natal, onde todos pregam a boa vontade, esquecemos de tratar os outros, especialmente os menos afortunados, com compreensão e carinho.
Embora o filme não inicie na época do Natal, ele termina aí, com Edward partindo para o isolamento no topo de uma montanha macabra. Assim como o monstro de Frankenstein, esse é o único lugar onde ele finalmente encontra um pouco de paz. Esse final bem trágico para Edward, certamente não apresenta aquela tradicional mensagem de alegria, que encontramos na maioria dos filmes natalinos.
Porém, não podemos esquecer que, para muitos, o Natal pode ser a época mais difícil do ano e uma lista de filmes totalmente alegres, nem sempre representa o que essas pessoas sentem. Por isso Edward Mãos de Tesoura merece ser visto no Natal.
Esse filme tem uma mensagem muito importante e fala que devemos aceitar as diferenças, principalmente quando estamos todos envoltos pela alegria natalina. Edward Mãos de Tesoura tem uma história comovente, trilha sonora brilhante e um visual bem surpreendente, algo que apenas Tim Burton pode conceber. A cena final do filme, com Kim dançando sob a neve criada por Edward, pode ser aquele farol de luz para todos aqueles que se sentem isolados no Natal.
Veja abaixo o trailer do filme
Na Amazon você encontra vários produtos do filme Edward Mãos de Tesoura – Clique Abaixo