Um vilão, mais perigoso que Thanos, ainda está prejudicando o Universo Cinematográfico da Marvel. Por causa dos efeitos que a pandemia ainda causa nas produções de séries e filmes da Marvel e também por causa do Multiverso, a Disney resolveu alterar quase todo o calendário de lançamentos.

Com essa grande reformulação do cronograma, a Disney adiou 6 filmes diferentes da Marvel e removeu as datas de lançamento de outros 2. O Universo Cinematográfico Marvel é conhecido por seus cronogramas cuidadosamente traçados, já que muitas vezes cada projeto depende de outro para a sua configuração ou continuação. O ano de 2020 provou ser um grande obstáculo para o UCM, quando a pandemia do coronavírus forçou a Marvel Studios a atrasar todos os filmes e séries de televisão planejados para o ano. Depois de vários ajustes, o UCM parecia finalmente se estabelecer e um novo cronograma foi definido.

Séries do Disney+ como WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal foram lançadas, mas foi muito complicado planejar o lançamento dos novos filmes. Viúva Negra, que foi o primeiro filme atrasado em 2020, chegou apenas em julho de 2021, com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegando em setembro. O UCM tem mais dois filmes planejados para o resto do ano, Eternos e Homem-Aranha: Sem Volta Para a Casa e ambos estão comprometidos com suas respectivas datas de lançamento, em novembro e dezembro.

Já os calendários de 2022 e 2023 do UCM, acabaram de sofrer uma grande reformulação. A Disney atrasou oficialmente 6 filmes da Marvel, começando com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Antes planejado para março de 2022, agora o filme mudou para 6 de maio de 2022. Essa era a data de Thor: Amor e Trovão, que agora será lançado em 8 de julho de 2022, ocupando assim o lugar de Pantera Negra: Wakanda Forever. Essa sequência de Pantera Negra agora está agendada para 11 de novembro de 2022. The Marvels, o filme da Capitã Marvel, sai de 2022 e será lançado apenas em 17 de fevereiro de 2023. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania também foi adiado e agora está planejado para ser lançado em 28 de julho de 2023.

Além disso, dois filmes sem título da Marvel, que seriam lançados em 2023, foram retirados do calendário, enquanto um foi remarcado para 3 de novembro de 2023. Os dois filmes do UCM sem título, que foram retirados, estavam programados para 28 de julho e 6 de outubro. Esses atrasos são supostamente devido à preocupações com a produção e não com a bilheteria, o que faz sentido, considerando que Shang-Chi se tornou o filme de maior bilheteria de 2021. A Disney também ajustou as datas de lançamento de Indiana Jones 5, um filme de ação ao vivo ainda sem título, e um filme da 20th Century Studios, mas foi a Marvel que teve as maiores mudanças, devido à natureza interconectada do UCM.

O único filme do UCM a sair ileso, além dos dois restantes para este ano, é Guardiões da Galáxia Vol. 3, que continua prestes a estrear, em maio de 2023. Isso talvez possa indicar que o filme não está tão conectado com os outros projetos, então não importa muito onde ele irá se encaixar. Essas alterações de data podem ter acontecido para que Doutor Estranho no Universo da Loucura e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania se alimentem do Multiverso contínuo do UCM, que para fazer sentido, devem ser bem sincronizados. Este é, sem dúvida, um golpe mortal para os fãs da Marvel que estavam ansiosos por todos esses filmes, mas não é uma grande surpresa neste momento. A pandemia forçou os estúdios a se adaptarem a mudanças como essas e a Marvel Studios não é uma exceção. Só esperamos que este novo cronograma possa ser cumprido e que logo os novos filmes e séries sejam lançados. Ok, Kevin Feige?

Na Amazon você encontra Quadrinhos e Bonecos de Namor – O Príncipe Submarino