•  
  •  
  •  
  •  

O cinema faz parte da vida de todas as crianças há muito tempo e a primeira vez que você olha para aquela tela branca gigantesca, é algo inesquecível. Assisti quase todos os filmes dessa lista no cinema, quando eles ainda tinham salas luxuosas e poltronas em couro vermelho. Você comprava o seu ingresso, depois de entrar em filas quase sempre enormes, passava na maquininha de pipoca e escolhia um lugar para sentar.

A sala ainda estava um pouco iluminada, até o momento das luzes serem apagadas e você só enxergar a tela e as saídas de emergência. Quando as imagens apareciam na telona, começava a nossa viagem cinematográfica. Primeiro passava o inesquecível Canal 100, que mostrava os clássicos cariocas e trazia o Maracanã para dentro do cinema, depois vinham os trailers e finalmente chegava a hora de iniciar o filme que escolhemos para assistir. A tela expandia, e pronto! A Viagem finalmente iniciava.

Abaixo segue a lista de filmes que escolhemos para o Dia das Crianças. Como sempre digo, é muito difícil criar uma lista e escolhi apenas 10 filmes, mas poderiam ser 100 ou até mil. A lista não está em ordem de preferência, pois todos eles são sensacionais.

E.T. O Extraterrestre – 1982

Esse alienígena de aparência muito estranha, poderes telecinéticos e que tinha uma queda por Coors Lite ficou esquecido aqui na Terra e foi encontrado por um menino tímido e solitário. Esse filme de Steven Spielberg alegre e surreal, um pouco sério e assumidamente otimista, foi uma fábula deslumbrante do século XX e encheu diversas salas de cinema pelo mundo. E.T O Extraterrestre é icônico, atemporal e perfeito para assistirmos com as crianças.
Com certeza elas irão repetir, por vários dias, a frase: E.T. phone home

Pinocchio – 1940

Seria muito bom ver o nariz de uma pessoa crescer quando ela falasse uma mentira, como no filme Pinóquio. Tudo sobre esse filme é memorável e está gravado em nossa consciência coletiva para sempre. Tinha o herói patriarcal e entalhador de madeira, Gepetto, a sabedoria do Grilo Falante e Pinóquio, o menino de madeira que queria ser real. Um filme meticuloso e que mostra todo o esforço da Disney para criar algo imutável, duradouro e atemporal. O filme transmite esperança para os meninos de madeira de todos os lugares e ajudou a estabelecer o inconfundível DNA da Disney.

Os Goonies – 1985

Mais um filme de Steven Spielberg nessa lista, o cineasta conseguiu encontrar um nicho intermediário e criou filmes para jovens adolescentes e também adultos com gostos bastante sofisticados. Os Goonies mostra sete crianças inquietas, em uma cidade costeira, abandonadas pelos pais e lutando pela aquisição de uma propriedade local. Eles acabam descobrindo um antigo mapa do tesouro, que leva para o navio do famoso pirata Willie Caolho. Infelizmente, uma família de ladrões incompetentes, também está atrás desse tesouro e não hesita em enfiar a mão de um dos pequeninos em um liquidificador, para tentar extorquir informações. Um filme que tem piratas, mapa do tesouro, toboáguas e Sloth, é imperdível.

Esqueceram de Mim – 1990

O que você faria se fosse um menino de 8 anos, deixado sozinho em casa e estivesse sendo aterrorizado por ladrões? O mais sensato seria chamar a polícia ou pedir ajuda para os vizinhos. Mas neste clássico de Chris Columbus/John Hughes o menino escolhe uma alternativa bem diferente: a violência extrema. Macaulay Culkin teve uma atuação inesquecível nesse filme, que tinha uma curiosa mistura de armadilhas bem elaboradas e lições sentimentais de vida. Esqueceram de Mim é um filme divertido até hoje e toda criança precisa assistir.

Harry Potter – 2001

Harry Potter é uma saga de fantasia que divertiu uma geração e ainda diverte até hoje. Foram oito filmes onde os diretores Chris Columbus, Alfonso Cuaron, Mike Newell e David Yates realizaram um trabalho admirável e conseguiram levar o mundo mágico de JK Rowling para as telas do cinema. A série tem muita aventura, amizade e, claro, muita magia em todos os filmes. As crianças que assistem querem estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e até enfrentar o maléfico Lord Voldemort. Harry Potter mostra um mundo cheio de mistérios e magia, personagens inesquecíveis, muita ação e cenas fantásticas. Quem nunca sonhou em participar de uma partida de Quadribol ou ter uma Capa de Invisibilidade?

O Gigante de Ferro – 1999

Em 1957, um robô alienígena gigante cai perto da costa de Rockwell, totalmente sem memória. Pouco depois, esse Gigante de Ferro (dublado por Vin Diesel) vagueia para o continente e Hogarth Hughes, de nove anos, (dublado por Eli Marienthal) segue a sua trilha de destruição pela floresta e liberta o robô, que está preso nos cabos de força de uma subestação elétrica. O Gigante de Ferro é um filme sobre a beleza da vida, a diferença entre o bem e o mal e as escolhas que devemos fazer. O personagem é uma arma que tem que lutar contra sua própria natureza destrutiva. O filme tem uma mensagem óbvia e sempre oportuna sobre a necessidade de acabarmos com o uso de armas e também sobre a escolha que fazemos quando lidamos com outras pessoas.

O Mágico de Oz – 1939

Esse eu não assisti no cinema e sim na TV, provavelmente na década de 70, em preto e branco. Só mais tarde, na década de 80, que eu peguei uma fita na locadora e consegui ver como ele é um dos maiores filmes infantis de todos os tempos. Existem muitas lições de vida importantes, sobre coração e inteligência e também a lealdade, que são apresentadas em várias canções, afinal o Mágico e Oz é do tempo dos musicais. A mudança do preto e branco para o colorido teria uma ressonância especial em 1939, quando o filme foi lançado e também na primeira vez que assisti. Mas só consegui perceber isso quando finalmente assisti o filme em cores, no momento que Dorothy está chegando em Oz. Assista com as crianças, elas podem não estar acostumadas com filmes assim, mas podem gostar muito desse.

Luca – 2020

O filme Luca eu só assisti no streaming, mas merece estar nessa lista. A Pixar sempre criou animações que emocionam o público, foi assim com Toy Story, Soul, Viva: A Vida é uma Festa e agora Luca, que acaba de ser lançado no Disney+. Esse 24º longa-metragem da Pixar explora a inclusão, um tema bem atual, mostrando a amizade entre monstros marinhos e humanos na Riviera italiana. Luca, de 13 anos, e o seu melhor amigo Alberto, magicamente tornam-se humanos e compartilham um verão comendo macarrão, andando em Vespas e mergulhando de penhascos em águas cristalinas, tudo isso no cenário de uma bela cidade litorânea. Eles precisam esconder suas identidades secretas de todos, incluindo sua nova amiga, Giulia, uma aventureira local que os apresenta às maravilhas da vida.

Curtindo a Vida Adoidado – 1986

O Filme Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off) mostra um adolescente confuso sobre a família, a escola, os amigos e o que o amanhã pode trazer. Essa comédia produzida em 1986, nos permite experimentar a maestria, a glória, a diversão e o poder de estar no controle de nosso destino, ou ficar pelo menos um dia despreocupado e com liberdade total. Quase todo adolescente tem esse dia de rebeldia, ou até vários dias, onde questiona se aquilo tudo vale à pena. 

No Filme, Ferris (Interpretado por Matthew Broderick) diz “Já disse uma vez. Vou repetir: a vida passa muito rápido; se você não consegue parar e olhar em volta, pode perder” e inicia o seu dia de aventura com os amigos Alan Ruck (Cameron Frye) e Sloane Peterson (Mia Sara). A comédia mostra aquela fantasia de onipotência que todo adolescente tem e que cria um mundo onde adultos e figuras autoritárias, podem ser manipulados. A classificação desse filme é Livre e portanto toda criança pode assistir.

A Fantástica Fábrica de Chocolate – 1971

Esse filme já tem 50 anos e também uma versão mais moderna, de 2005, com Johnny Depp no papel de Willy Wonka e mostra que as crianças são criaturas perspicazes, inteligentes e que muito pouco escapa da atenção delas. A Fantástica Fábrica de Chocolate conta a história de um menino pobre chamado Charlie e suas aventuras visitando uma fábrica icônica. Quando a história começa, Charlie mora com a sua mãe e seus quatro avós. A família luta para sobreviver e Charlie sonha com dias melhores. O filme é engraçado, assustador, emocionante e, acima de tudo, muito criativo e divertido. Quem não gostaria de cruzar um rio feito de chocolate e assistir um monte de Oompa loompas cantando e dançando?

A Amazon tem uma loja de DVD e Blu-Ray onde você pode encontrar vários desses filmes.

Acesse Aqui: