|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

Sunday Bloody Sunday fala sobre o massacre de 1972 onde o exército britânico atirou em manifestantes desarmados na Irlanda do Norte.

O U2 lançou a icônica Sunday Bloody Sunday em 1983, no seu terceiro álbum War, junto com a também famosa New Year’s Day. A letra mordaz dessa música fez com que ela passasse a ser, instantaneamente, uma das mais populares da banda. New Year’s Day é uma das mais comentadas e controversas faixas que o U2 já lançou.

Em um show no Red Rocks Amphitheater no Colorado, em junho de 1983, Bono apresentou a música, enquanto o baterista do U2, Larry Mullen Jr., tocava uma batida de bateria militar para acompanhar a letra.

Sunday Bloody Sunday foi reformulada recentemente e recebeu quase meio milhão de visualizações após ser postada no Twitter. Isso aconteceu às 16h de um domingo, para coincidir com o horário desse Domingo Sangrento, há 50 anos. A apresentação acústica foi filmada e postada também na conta do Instagram da banda, com a mensagem “30 de janeiro de 2022 – Com amor, Bono & Edge”.

A data da postagem faz referência ao tema da música, o infame massacre de 1972, quando soldados britânicos abriram fogo contra um grupo de manifestantes desarmados na área de Bogside, em Derry, Irlanda do Norte. 26 civis foram baleados durante o incidente, com 14 mortos.

Em 2010, após um relatório britânico inocentar todos os manifestantes, inclusive as vítimas, Bono escreveu um artigo para o New York Times. Nesse artigo Bono aborda a longa espera por justiça e também como a música foi recebida pela gravadora do U2. Veja um trecho do artigo: “A música será cantada onde quer que haja fãs de rock com raiva, de Sarajevo ao Teerã”, escreveu ele.

Bono também falou sobre o comentário do chefe da gravadora Cockneyed no lançamento da música, dizendo que ele autorizou Sunday Bloody Sunday com o seguinte comentário: “pode lançar, a música não vai funcionar no maldito rádio.”

Nessa versão acústica de Sunday Bloody Sunday, os créditos finais mostram um trecho de Bloody Sunday, de 2002. Esse documentário conta a história desse massacre na Irlanda. Veja abaixo:

Na Amazon você encontra o álbum War – U2



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade