U2 lança versão acústica de Sunday Bloody Sunday nos 50 anos do massacre da Irlanda

Sunday Bloody Sunday fala sobre o massacre de 1972, onde o exército britânico atirou em manifestantes desarmados na Irlanda do Norte.

Show do U2

O U2 lançou a icônica Sunday Bloody Sunday em 1983, no seu terceiro álbum War, junto com a também famosa New Year’s Day. No entanto, a letra mordaz dessa música fez com que ela passasse a ser, instantaneamente, uma das mais populares da banda. Além disso, New Year’s Day é uma das mais comentadas e controversas faixas que o U2 já lançou.

Em um show no Red Rocks Amphitheater no Colorado, em junho de 1983, Bono apresentou a música, enquanto o baterista do U2, Larry Mullen Jr., tocava uma batida de bateria militar para acompanhar a letra.

O U2 reformulou Sunday Bloody Sunday recentemente e atingiu quase meio milhão de visualizações, após postar o vídeo no Twitter. Porém, isso aconteceu às 16h de um domingo, para coincidir com o horário desse Domingo Sangrento, há 50 anos. Além disso, filmaram essa apresentação acústica e postaram também na conta do Instagram da banda. Junto com a mensagem “30 de janeiro de 2022 – Com amor, Bono & Edge”.

Sunday Bloody Sunday fala sobre o massacre de 1972 na Irlanda

A data da postagem faz referência ao tema da música, o infame massacre de 1972, quando soldados britânicos abriram fogo contra um grupo de manifestantes desarmados na área de Bogside, em Derry, Irlanda do Norte. Vinte e seis civis foram baleados durante o incidente, com 14 mortos.

Mas em 2010, após um relatório britânico inocentar todos os manifestantes, inclusive as vítimas, Bono escreveu um artigo para o New York Times. Nesse artigo Bono aborda a longa espera por justiça e também como a música foi recebida pela gravadora do U2. Veja um trecho do artigo: “A música será cantada onde quer que haja fãs de rock com raiva, de Sarajevo ao Teerã”, escreveu ele.

Além disso, Bono também falou sobre o comentário do chefe da gravadora Cockneyed no lançamento da música, dizendo que ele autorizou Sunday Bloody Sunday com o seguinte comentário: “pode lançar, a música não vai funcionar no maldito rádio.”

Nessa versão acústica de Sunday Bloody Sunday, os créditos finais mostram um trecho de Sunday Bloody Sunday, de 2002. Esse documentário conta a história do massacre na Irlanda.

Na Amazon você encontra o álbum War – U2

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Posts
Relacionados