•  
  •  
  •  
  •  

Lembra de quando você estava andando pela rua, escutava uma música tocando e ficava doido para saber o nome dela?

Geralmente não dava para saber o nome na hora que estávamos escutando e por isso a música ficava na sua cabeça durante semanas ou até meses. Até que um dia, Chris Barton resolveu desenvolver um interessante aplicativo que descobre a música que está tocando e mostra seu nome, quem canta e ainda possibilita que você escute no seu serviço de streaming preferido. Estamos falando do Shazam, um App criado em Londres, 30 anos atrás.

Esse aplicativo revolucionário que ajuda à descobrir uma música, o Shazam, mudou o jogo ao ser introduzido no cenário musical. O Shazam tornou a descoberta de música mais simples do que qualquer um poderia imaginar e deu início a uma nova era musical. Com milhões de usuários ativos, o aplicativo Shazam gera mais de 400.000 downloads de música por dia em suas plataformas conectadas e deixa o Mundo muito mais musical.

O Shazam é ​​um aplicativo para smartphones que usa uma tecnologia de reconhecimento de música para detectar e reconhecer o que está tocando. Digamos que você ouve uma música tocando no rádio, na rua ou na TV, mas não sabe o artista ou o título. Você simplesmente abre o aplicativo Shazam e leva o seu smartphone bem próximo à música, por cerca de 10 segundos. Voilà, ou neste caso Shazam, você tem o nome da música e qual artista canta bem na palma da sua mão.

Como funciona o Shazam?

O aplicativo localizador de música Shazam permite que o usuário descubra facilmente os detalhes de uma música que está tocando, por meio de um processo apropriadamente denominado “Shazam”. Por ser o primeiro desse tipo, o aplicativo ganhou popularidade graças à sua capacidade única. Os usuários adotaram rapidamente o nome do aplicativo em frases como “Eu dei um Shazam na música” para indicar que utilizou o aplicativo.

Tecnologia de Reconhecimento de Música

O Shazam analisa os padrões de frequência de uma música e encontra uma correspondência em seu banco de dados musical. Cada música tem um padrão de frequência único, e é assim que o Shazam pode diferenciar as faixas. Mesmo quando uma música é refeita, com uma versão cover ou acústica, o padrão de frequência para a nova versão é bem diferente do original. Esse padrão de frequência é conhecido como impressão digital de áudio. Isso seria como a impressão digital de uma pessoa e até mesmo gêmeos idênticos têm impressões digitais diferentes.

Quando você usa o Shazam para identificar uma música no rádio, o aplicativo escolhe a amostra da música e verifica seu banco de dados em busca de uma impressão digital de áudio correspondente. A amostra, geralmente de 10 segundos de duração, digamos de 0,10 a 0,20 segundos na música, é o suficiente para detectar uma semelhança. Assim que uma semelhança for encontrada, o Shazam exibe detalhes da música na tela do seu celular.

Recursos do App Shazam

Além do reconhecimento de música, o Shazam vem com vários recursos interessantes que ajudam a melhorar a experiência do usuário. Quando você faz um “shazam” em uma música, o título e o nome do artista são gerados automaticamente. Além disso, ele também oferece opções de onde transmitir ou comprar a música. O Shazam fornece links para transmitir a faixa no Apple Music, Spotify, Amazon Music e Deezer, ou para comprar no iTunes e Google Play Music. Você também pode clicar no nome do artista para ir ao seu perfil e descobrir mais sobre a sua música.

O aplicativo também exibe os vídeos oficiais da música no YouTube ou Apple Music. Além disso, você pode encontrar as letras das músicas diretamente no Shazam que permite também que você compartilhe as músicas e artistas descobertos nas redes sociais, WhatsApp, e-mail e muito mais.

O recurso Salvar no Shazam mantém registro de todos os seus Shazams na seção Meus Shazams. Isso permite que você volte e ouça uma música que você buscou ou veja todo histórico de suas buscas. Ele também salva os artistas que você descobre no aplicativo, permitindo que você visualize seus perfis e encontre todas as suas músicas. O recurso Auto Shazam permite que o aplicativo seja executado em segundo plano e identifique as músicas, mesmo depois de fechado. Com esse recurso você pode detectar músicas automaticamente, mesmo enquanto você faz outras coisas fora do app.

Shazam Charts

O Shazam gera seus próprios gráficos com base na quantidade de buscas que uma música recebe. Quanto mais pessoas usam o Shazam em uma música, mais alto ela sobe nas paradas. Há um gráfico global que apresenta as 200 faixas mais “Shazamadas” do mundo, e também gráficos baseados em países e cidades, apresentando as faixas mais acessadas nos selecionados por você. Os usuários também podem descobrir canções populares por meio das paradas de sucesso do Shazam.

Os gráficos do Shazam têm sido usados ​​como uma métrica de popularidade para pré-determinar os sucessos que serão tocados nas estações de rádio e TV e também por gravadoras para identificar os novos talentos do mundo musical

Integração do Shazam com outros aplicativos

Você pode conectar seus aplicativos Apple Music, ou Spotify ao seu aplicativo Shazam, permitindo que você ouça as músicas completas que descobrir. Se você não estiver conectado, você só pode reproduzir uma amostra de 30 segundos da música. Quando você se conecta, pode adicionar músicas de seu Shazam diretamente às listas de reprodução do Apple Music, Amazon Music ou Spotify, mesmo sem sair do aplicativo.

O Shazam foi ​​integrado à Siri a partir do iOS 8, então você pode descobrir as músicas que estão tocando, simplesmente perguntando para ela. A Siri identificará a música e fornecerá um link para o Apple Music, principalmente agora que o Shazam foi comprado pela Apple e passou a ser nativo nos dispositivos da Maçã. O Snapchat também tem a ferramenta de localização de música do Shazam embutida no aplicativo. Para identificar uma música no Snapchat, basta abrir a tela da câmera e pressionar e segurar a tela. Depois de encontrar a música pelo Shazam, você pode enviá-la em um piscar de olhos.

O Shazam Deixa a Sua Vida Mais Musical

O aplicativo de música Shazam é ​​uma prova do poder da música quando é fundido com a tecnologia. Você pode andar pela rua e deixar o Shazam conectado com todas as músicas que surgirem pelo o seu caminho. Depois é só selecionar as que você mais gostou e ouvir no Apple Music, Amazon Music ou outro App de streaming

Ative o Shazam no seu celular e deixe a música entrar na sua vida, você vai perceber como o mundo é totalmente musical.

Por Hugo Machado