•  
  •  
  •  
  •  

A Amazon Music lançou, no ano passado, uma plataforma de análise para músicos chamada Amazon Music for Artists. Outros serviços de streaming de música, como Spotify e Apple Music, têm ferramentas semelhantes há algum tempo, que oferecem aos artistas percepções e estatísticas sobre os fãs e seus hábitos de escuta. Mas há uma grande diferença aqui: os dados de voz. Esse recurso de voz é cada vez mais importante em nosso dia a dia e um fator impulsionador para a descoberta de músicas.

O Amazon Music for Artists está disponível como um aplicativo para iOS e Android e um site complementar, o artist.amazonmusic.com. O aplicativo fornece informações de nível superior e granulares. Por exemplo, você pode ver as estatísticas totais de audição de uma música, ou ver seu desempenho nas últimas 24 horas. Além disso o site fornece informações mais detalhadas sobre como usar o aplicativo, interpretar dados, sugestões para o artista ser melhor descoberto pelos fãs e muito mais.

Os recursos do aplicativo são semelhantes aos oferecidos em outras plataformas. Os artistas podem ver onde os fãs estão com insights de localização, dados de streaming em tempo real, ver quais fãs se envolvem mais com eles e acompanhar as playlists e estações da Amazon Music onde suas músicas aparecem. Os dados disponíveis remontam a 2018 e são atualizados no aplicativo a cada duas horas.

Há uma diferença importante: o aplicativo da Amazon dá uma ideia de como um artista está se destacando com a ajuda da Alexa. O aplicativo não apenas exibe o número total de solicitações de voz de um artista, mas também mostra detalhes sobre as várias maneiras pelas quais as pessoas solicitam suas músicas e se é por artista, álbum, música ou letra.

Os dados de comando de voz apresentam novas maneiras para os artistas serem mais eficientes na promoção para o seu público. Na conferência Music Biz de Nashville, o diretor da Amazon Music disse durante um painel que “Alexa, toque …” é o segundo comando mais popular para o dispositivo atrás apenas “Alexa, defina um cronômetro”. Existem também maneiras adicionais de os artistas usarem a Alexa a seu favor, conforme apontado pelo site Amazon Music for Artists. Os fãs podem definir uma música para tocar como seu alarme matinal ou pedir a Alexa para seguir um artista no Amazon Music para ser notificado sobre novas músicas assim que elas forem lançadas.

O aplicativo está disponível para download no iOS e Android e os artistas podem acessar mais informações no site da plataforma.

Por Hugo Machado

Assine Amazon Music e seja um Cliente Prime

Acesse Aqui: