|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

Black Dog mostra toda a arrogância do Led Zeppelin e continua surpreendendo e conquistando quem ainda ama e escuta o bom e velho Rock ‘n’ Roll de Robert Plant.

Acho impossível alguém escutar uma música do Led Zeppelin e dizer que não gosta da banda. Estamos em 2022 e, infelizmente, o rock é algo escasso em algumas playlists, mas eu continuo escutando muito esse gênero musical revolucionário. Portanto, é lógico que tem muito Led Zeppelin no meu Apple Music e Black Dog toca quase toda semana.

Black Dog surgiu no álbum Led Zeppelin IV

Black Dog é a faixa de abertura de Led Zeppelin IV, o quarto álbum sem nome dessa banda magnífica. A música também foi lançada no primeiro álbum ao vivo oficial do Led Zeppelin, The Song Remains the Same. Porém, quando esse álbum foi lançado, disseram que ele era mais um álbum de trilha sonora, do que um álbum tradicional de shows ao vivo. Black Dog também apareceu em outros álbuns do Led Zeppelin, como How the West Was Won e The BBC Sessions. A música foi tocada pela primeira vez no Ulster Hall de Belfast, em 5 de março de 1971 e alcançou o 9º lugar nas paradas da Billboard Hot 100.

John Paul Jones já explicou o processo de criação utilizado nessa música. “Eu queria tentar um blues elétrico, com uma parte de baixo. Mas não poderia ser muito simples. Eu queria que voltasse a si mesmo. Mostrei para os caras, e caímos nela.”

Um sutil e curto riff de guitarra dá lugar a uma das maiores vozes do rock and roll. O tenor de Robert Plant explode no vinil e congela a atenção de quem escuta Black Dog, não importa se é a primeira ou a centésima vez que você dá um play nessa música.

Como fogos de artifício, o baterista John Bonham implode o silêncio, algo que acontece entre o último suspiro do riff e a abertura de Plant. Aliás, o Led Zeppelin é um campeão de riffs matadores e eles crescem e valorizam suas músicas. Black Dog é uma das melhores músicas do Led Zeppelin, pois define bem como é a maior banda de rock de todos os tempos.

Várias bandas de garagem que surgiram na década de 1970, fizeram um cover dessa música. Quase sempre de maneira embaraçosa, pois ninguém consegue cantar como Robert Plant. Se você já teve a sorte de escutar Black Dog ao vivo em alguma festa ou bar, com certeza deve ter imaginado como seria ouvir o Led Zeppelin ao vivo.

Não tive esse prazer, mas procuro escutar Led Zeppelin e todas as músicas que gosto em Dolby Atmos, que oferece um áudio mais próximo da realidade, ou aquilo que o Led Zeppelin era capaz de fazer.

Veja abaixo o Led Zeppelin tocando Black Dog

Você encontra a discografia do Led Zeppelin na Amazon



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade