|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!

As Quatro Estações é o quarto disco da Legião Urbana e foi desenvolvido justamente quando um um governo democrático voltava ao poder, em 1989.

Disco As Quatro Estações

Esse disco da banda foi lançado em 1989, exatamente na década que agitou a vida de muita gente e transformou o cenário musical do Rock Brasileiro. A Legião Urbana gravou As Quatro Estações com Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, com músicas que ainda geram muitos debates nas rodas com os amigos.

Esse quarto disco de estúdio traz Pais e Filhos e outras canções e chegou à vender 2,6 milhões de cópias. Portanto é um dos discos mais comercializados pelo grupo. O álbum surgiu bem no momento em que o país iniciava o seu novo ciclo de vida, junto com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), permitindo que a juventude sonhasse com dias melhores.

Com a população nas ruas exigindo “Diretas Já”, o disco As Quatro Estações já nascia rebelde e com letras que mostravam a força dessa rebeldia. Foi um período de busca pela verdade, onde percebíamos a ânsia, as contradições, a dúvida e a indignação de várias pessoas. Portanto, esse disco levou a Legião Urbana ao ápice, certamente por suas letras filosóficas e inesquecíveis. Isso fez com que a Banda chegasse ao patamar de grande representante do Rock Nacional, algo que fortaleceu as músicas de sucesso que o disco trouxe. Inegavelmente por conta das letras esperançosas, escritas pelo grande Renato Russo. Mas também pela sonoridade da banda.

É difícil escolher qual a melhor música desse álbum, pois todas elas são fantásticas. Tenho minhas preferidas, mas acho que cada pessoa deve escutar todas elas, sem interferências alheias, para depois salvar as melhores na playlist pessoal.

A banda Legião Urbana surgiu em Brasília e sua carreira durou de 1982 à 1996. Ao todo, eles lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos.

Renato Russo

O disco As Quatro Estações traz a luta interna de Renato Russo, mas também mostra a sua total esperança na criação de um mundo melhor e mais humano. Algo que, infelizmente, ainda tentamos criar, 33 anos depois. Músicas como Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Meninos e Meninas e Pais e Filhos mostram bem a total indignação de Renato Russo e, por isso, passaram a ser hinos do rock brasileiro.

A Legião Urbana fez parte do Rock dos anos 80, ao lado de bandas como Paralamas Do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Plebe Rude, Capital Inicial entre outras. The Cure, The Smiths e Joy Division estão entre as principais influências na sonoridade inicial da Legião Urbana. No entanto, isso foi mudando durante os 13 discos lançados.

Uma coisa é certa! Quem é fã da Legião Urbana sabe que o Renato Russo faz muita falta à Cultura Brasileira.

Faixas do Disco

1. Há Tempos – 3:17 
2. Pais e Filhos – 5:08 
3. Canção de feedback para um amigo agonizante – 5:25 
4. Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto – 3:13 
5. Eu Era um Lobisomem Juvenil – 6:45 
6. 1965 (Duas Tribos) – 3:44 
7. Monte Castelo – 3:50 
8. Maurício – 3:17 
9. Meninos e Meninas – 3:23 
10. Sete Cidades – 3:25 
11. Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar – 4:56

Na Amazon você encontra vários produtos da Legião Urbana – Clique no Botão



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade