•  
  •  
  •  
  •  

No Filme, A Teoria de Tudo, podemos ver a luta do Físico Stephen Hawking para continuar a entrar em contato com o mundo, após descobrir que sofria de uma doença motora degenerativa. Cada vez mais vemos a tecnologia possibilitando avanços nessa área e criando soluções para que pessoas com problemas de locomoção e fala, possam levar uma vida bem mais independente.

A Amazon apresentou um aplicativo de reconhecimento de voz da Voiceitt, que se integra à Alexa, para aprender e entender a fala de um indivíduo e oferecer acesso à tecnologia presente em uma Casa Inteligente, que todos utilizam sem nenhuma dificuldade.

Stephen Hawking

A Amazon realizou pesquisas e inicialmente a Alexa parecia estar adaptada para oferecer mais independência às pessoas com necessidades especiais, mas o serviço de voz teve dificuldade em entendê-las. Com a nova tecnologia da Voiceitt, junto com a Alexa, essas pessoas podem pedir para ver seus esportes favoritos ou um filme no Prime Video. Elas também podem utilizar sua voz para desligar e ligar as luzes, ver amigos e familiares por meio do recurso Drop In ou mudar os canais da TV.

A experiência para utilizar o Voiceitt começa com uma fase de treinamento muito simples, onde o software passa a reconhecer melhor a fala do indivíduo. Depois que o usuário repete um conjunto de palavras e frases várias vezes, o aplicativo Voiceitt constrói um modelo de fala, baseado em inteligência artificial, que permite ao indivíduo enviar comandos específicos.

A Voiceitt foi fundada em 2012 e seu cofundador e CEO, Danny Weissberg, começou a construir essa tecnologia há mais de uma década, quando sua avó teve um derrame, tornando sua fala difícil de entender. “Toda a família queria se comunicar com ela, mas simplesmente não conseguíamos entender quando ela tentava dizer algumas coisas”, disse Weissberg. “Foi muito doloroso e frustrante.”

Quando Weissberg percebeu que a enfermeira que cuidava de sua avó, em tempo integral, era capaz de entender tudo o que ela estava dizendo, ele percebeu que poderia haver uma solução tecnológica para a lacuna de comunicação. “Comecei a pensar que seria possível usar o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, para treinar um software que entenderia o que um indivíduo, com deficiência de fala, estaria dizendo.”

Com o surgimento de interfaces de voz voltadas para o consumidor, o poder do Voiceitt realmente emergiu. “Percebemos que conectar ou integrar nossa tecnologia com os serviços de voz, como a Alexa, pode dar independência aos portadores de necessidades especiais”, disse Weissberg. “De repente, eles têm mais opções e não dependem mais de uma enfermeira ou cônjuge para ligar a TV e mudar de canal, desligar as luzes ou tocar sua música favorita.”

Em 2018, o Voiceitt foi selecionado para o Alexa Accelerator, desenvolvido por Techstars e Amazon’s Alexa Fund, um programa projetado para apoiar startups que utilizam a voz, IA e outras tecnologias que permitem transformar experiências de clientes e negócios.

“Recebemos contribuições e orientação incríveis de todos os níveis diferentes da Amazon. A capacidade de fazer conexões com diversos produtos, negócios e líderes de tecnologia na Alexa e na Amazon, nos permitiu uma conexão com as pessoas certas e realmente nos ajudou a obter nosso serviço para clientes “, disse Sara Smolley, vice-presidente de estratégia da Voiceitt.

A jornada do Voiceitt não termina com o seu lançamento. “Tanto Sara quanto eu vemos o mundo se tornando cada vez mais habilitado para a voz a cada dia”, disse Weissberg. “Tudo o que fizermos se tornará cada vez mais baseado na voz, porque é uma forma natural de nos comunicarmos. Assim, à medida que o reconhecimento da fala se tornar mais prevalente em nossas vidas, torna-se ainda mais crítico disponibilizar o reconhecimento de fala para todos. Nossa visão é oferecer todo o poder das interações de voz e deixá-lo acessível às pessoas que não podem usá-lo, mas ainda assim precisam dele.”

A Amazon trabalha para que as pessoas possam acessar essa mesma tecnologia de voz, permitindo que a Alexa possa promover melhorias significativas em suas vidas. É por isso que a Amazon está empenhada em inovar e trabalhar com empresas como a Voiceitt, para ajudar a tornar a Alexa mais inclusiva e acessível para todos. 

O aplicativo da Voiceitt será lançado no início de 2021 e estará disponível no iOS.

Assisto o Vídeo com o Voiceitt funcionando com a Alexa.