•  
  •  
  •  
  •  

A Sony anunciou uma expansão da sua plataforma 360 Reality Audio, levando o formato de música 360 graus para mais dispositivos e mídia, além de oferecer novas ferramentas de criação. O 360 Reality Audio usa tecnologia de áudio espacial baseada em objetos, para colocar instrumentos ou vocais ao redor da cabeça de quem está ouvindo, criando um campo de som virtual.

A Sony informou que está expandindo a tecnologia de áudio também para vídeos. A empresa confirmou que está trabalhando com gravadoras e provedores de serviços, para começar a transmitir conteúdo de vídeo com 360 Reality Audio ainda este ano, e o primeiro exemplo será uma performance ao vivo da artista contratada pela Sony, Zara Larsson, na próxima semana. Você poderá assistir por meio do aplicativo móvel Artist Connection da Sony às 17:00h, no dia 11 de janeiro.

A Sony confirmou também que está lançando dois novos alto-falantes compatíveis com 360 Reality Audio em 2021, o SRS-RA5000 e o SRS-RA3000, embora não haja ainda muitos detalhes, além do suporte para Alexa da Amazon e o Google Assistant.

A Sony também desenvolveu um novo plugin de áudio 3D chamado 360 Reality Audio Creative Suite, que é compatível com DAWs como o Pro Tools e será lançado no final deste mês. Atualmente, há cerca de 4.000 músicas disponíveis no 360 Reality Audio em serviços de streaming como Tidal e Deezer, diz a Sony. O formato funciona com a maioria dos fones de ouvido regulares ou alto-falantes compatíveis, como o Echo Studio da Amazon.

Você encontra o Echo Studio nesse link abaixo: