•  
  •  
  •  
  •  

A transmissão ao vivo do Google I/O 2021 está programada para começar nessa terça-feira, 18 de maio. O gigante das buscas decidiu apresentar o evento anual de 2021, após cancelar sua versão do ano passado devido ao coronavírus. Os registros históricos mostram que, embora o Google I/O seja voltado para desenvolvedores que criam novos aplicativos e coisas com base nas tecnologias do Google, a I/O se tornou muito mais um show para os consumidores. É provável que o Google siga esse padrão no evento deste ano, com anúncios que vão desde uma nova versão do sistema operacional Android, até algumas novas atualizações para o Wear OS e o Google Assistente. A empresa sediada em Mountain View, Califórnia, também pode revelar o seu novo smartphone Pixel na apresentação, embora ele já esteja à venda em alguns mercados ainda este ano.

O Google I/O 2021 acontecerá entre 18 e 20 de maio e começará com um discurso de abertura programado para as 14:00 h, horário de Brasília. A apresentação e todos os 3 dias do evento serão transmitidos ao vivo por meio dos canais de mídia social do Google. Você também pode assistir ao vivo a partir do vídeo incorporado abaixo.

Os desenvolvedores, que se inscreverem no evento, poderão assistir às sessões ao vivo e participar de workshops virtuais que começarão após o evento principal. Haverá sessões específicas em tópicos como Android, Google Play, Progressive Web Apps, Google Assistante, Chrome OS, Google Pay, ARCore, Material Design e Casa Conectada. O Google forneceu detalhes sobre as sessões e workshops em um Site Dedicado ao Evento.

O que esperar no Google I/O 2021

Assim como nos anos anteriores, o Google manteve silêncio sobre o que podemos esperar em seu evento I/O 2021. O CEO Sundar Pichai sugeriu durante a teleconferência de lucros do Google, Alphabet, no final de abril, que algumas atualizações e anúncios significativos de produtos fariam parte da conferência virtual.

Android 12

O Android 12 pode ser o maior anúncio do I/O 2021. O Google já lançou três prévias para desenvolvedores do sistema operacional que anunciou como uma atualização para o Android 11, no início deste ano. Os detalhes disponíveis sugeriram que o Android 12 poderia vir com recursos como um painel de notificação redesenhado e novos widgets de conversa na tela inicial, para notificar os usuários sobre mensagens e chamadas de contatos. A nova versão também deve incluir recursos, incluindo suporte ao formato de imagem AVIF e uma experiência aprimorada de imagem para vídeos.

O Google também deve melhorar a privacidade no Android 12 e incluir um recurso de hibernação de aplicativos para oferecer um armazenamento otimizado. O novo sistema operacional também responderá às preocupações do desenvolvedor sobre a comissão do Google por meio de seus pagamentos no aplicativo da Play Store, aprimorando a experiência para lojas de aplicativos de terceiros. Além disso, o Google pode permitir que o Google Assistente seja chamado usando o botão liga/desliga em telefones Android. Isso pode ser semelhante à maneira como os usuários do iPhone podem ativar a Siri da Apple.

Assistente Google aprimorado

O Google Assistente também vai receber algumas atualizações importantes, que devem ser anunciadas no evento I/O deste ano. O Google informou em seu blog de desenvolvedor que alguns anúncios de novos produtos e atualizações de recursos estão chegando. Uma nova interface colorida também apareceu em algumas imagens que vazaram.

Além disso, é provável que o Google Assistente receba alguns recursos voltados especificamente para melhorar a experiência de Casa Inteligente. Mas não esperamos que o Google anuncie nenhum novo produto para Casa Conectada no evento.

Novo Wear OS

O Google I/O deste ano também deve ter alguns novos recursos para o Wear OS, anteriormente chamado de Android Wear. As mudanças podem ser projetadas para competir com o watchOS da Apple e podem incluir algum recurso especial para os amantes do fitness. O Google já tem o Fitbit à bordo, que pode ajudar a melhorar o Wear OS com novos recursos de condicionamento físico. As mudanças também podem abrir espaço para um Smartwatch interno do Google, que poderia ser chamado de Pixel Watch e ter um design premium para imitar o Apple Watch. Além disso, já estão especulando que a Samsung deve deixar o seu sistema operacional Tizen e criar um novo Smartwatch totalmente baseado no Wear OS, que também pode ser anunciado no evento Google I/O 2021.

Anúncios de hardware

O Google normalmente evita fazer uma lista de anúncios de hardware em seus programas de I/O. Mas é bem provável que a empresa possa revelar os seus fones de ouvido estéreo Pixel Buds série A, totalmente sem fio (TWS) e também o Smartphone Pixel 5a no evento deste ano. Detalhes sobre os fones de ouvido Pixel Buds série A vazaram acidentalmente pelo Google no início deste mês. A empresa também confirmou a existência do Pixel 5a 5G, por meio de um comunicado que sugeria o seu lançamento em agosto. Provavelmente o Google revelará o telefone nesse evento.

Quem é fã do Universo Google, já pode ficar antenado amanhã às 14:00 h

No Submarino você encontra produtos Google para ter uma Casa Conectada

Acesse Aqui: