•  
  •  
  •  
  •  

Quem já assistiu uma apresentação de Steve Jobs, sente muita falta do carisma e do entusiasmo do fundador da Apple. E mesmo depois do seu falecimento, o grande CEO da Apple ainda continua atraindo a atenção de todos.

Em 2011, todos os analistas achavam que a Apple estava trabalhando para lançar um possível iPhone Nano, um dispositivo que seria menor e mais barato do que o modelo top de linha da época, que era o iPhone 4. Apesar da Apple nunca lançar esse suposto telefone super pequeno, um e-mail de Steve Jobs, que apareceu entre os melhores e-mails do processo Epic vs. Apple, confirma que a empresa estava de fato trabalhando em um iPhone Nano.

Infelizmente, o e-mail que Jobs enviou em 2010, apresenta apenas uma pauta para uma reunião de estratégia e não revela muito sobre o dispositivo. Há um destaque para um plano nano do iPhone e qual seria a sua meta de custo e outro destaque indicando que “Jony”, o ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, mostraria o modelo ou renderizações. Um marcador de Estratégia de 2011, no início da agenda, tem um sub-marcador que diz “crie um modelo de iPhone de baixo custo baseado no iPod touch para substituir o 3GS”, mas não está claro se isso se refere ao iPhone Nano ou a um outro dispositivo totalmente diferente.

Embora a Apple não use, atualmente, a marca Nano para nenhum dos seus produtos fisicamente menores, a empresa tinha acabado de lançar sua sexta versão do popular iPod nano quando Jobs enviou este e-mail, então a marca ainda tinha algum poder na época. Veja abaixo uma parte do e-mail.

O iPhone Nano não é o primeiro produto misterioso da Apple que apareceu em uma agenda de reunião enviada por Steve Jobs, encontrada como parte do processo Epic vs. Apple. Um e-mail de 5 de agosto de 2007, de Jobs, compartilhado pela conta do Internal Tech Emails no Twitter, refere-se a um Super Nano, que parecere ser uma versão atualizada do iPod Nano, que estava prestes a ser lançado no primeiro semestre de 2008. A Apple acabou desistindo de lançar um iPod Nano naquele ano e, embora tenha lançado o iPod Nano de quarta geração em setembro de 2008, não sabemos se esse era o Super Nano a que Jobs se referia.

A Apple largou a marca Nano e descontinuou o iPod Nano em 2017, optando pelo apelido Mini para o iPhone 12 Mini e também para o HomePod Mini. Mesmo assim, é divertido imaginar como seria um iPhone Extra Pequeno Nano, principalmente em 2010/2011, quando o iPhone 4 tinha uma tela minúscula de 3,5 polegadas. Mas, como tudo isso é passado, só nos resta sentir saudades das famosas apresentações de Steve Jobs, algo que conseguia conquistar cada vez mais clientes para o universo Apple.

Você Encontra Todos os Produtos do Universo Apple no Site das Americanas

Acesse Aqui: