Quem já assistiu uma apresentação de Steve Jobs, sente muita falta do carisma e do entusiasmo do fundador da Apple. E mesmo depois do seu falecimento, o grande CEO da Apple ainda continua atraindo a atenção de todos.
Steve Jobs apresentando o primeiro iPhone
Em 2011, todos os analistas achavam que a Apple estava trabalhando para lançar um possível iPhone Nano. Esse novo dispositivo seria menor e mais barato do que o modelo top de linha da época, que era o iPhone 4. Apesar da Apple nunca lançar esse suposto telefone super pequeno, um e-mail de Steve Jobs, que apareceu entre os melhores e-mails do processo Epic vs. Apple, confirma que a empresa estava de fato trabalhando em um iPhone Nano.
Infelizmente, o e-mail que Jobs enviou em 2010, apresenta apenas uma pauta para uma reunião de estratégia e não revela muito sobre o dispositivo. Há um destaque sobre o iPhone Nano e qual seria a sua meta de custo. Outro destaque indica que “Jony”, o ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, mostraria um possível modelo ou renderizações. Um marcador de Estratégia de 2011, no início da agenda, tem um sub-marcador que diz “crie um modelo de iPhone de baixo custo baseado no iPod touch para substituir o 3GS”. No entanto, não está claro se isso se refere ao iPhone Nano ou a um outro dispositivo totalmente diferente.
Embora a Apple não utilize a marca Nano para os seus produtos fisicamente menores, a empresa tinha acabado de lançar sua sexta versão do popular iPod nano. Justamente quando Jobs enviou este e-mail, então a marca ainda tinha algum poder na época.
Veja abaixo uma parte do e-mail.
O iPhone Nano não é o primeiro produto misterioso da Apple, que apareceu em uma agenda de reunião enviada por Steve Jobs. Essas informações estão disponíveis no processo Epic vs. Apple. No e-mail de 5 de agosto de 2007, compartilhado pela conta do Internal Tech Emails no Twitter, Jobs fala sobre um Super Nano. No entanto, parece ser uma versão atualizada do iPod Nano, que estava prestes a ser lançado no primeiro semestre de 2008. A Apple acabou desistindo de lançar um iPod Nano naquele ano. Apesar de ter lançado o iPod Nano de quarta geração em setembro de 2008. Portanto, não sabemos qual seria esse Super Nano a que Jobs se referia.
A Apple desistiu da marca Nano e descontinuou o iPod Nano em 2017, optando pelo apelido Mini para o iPhone 12 Mini e também para o HomePod Mini. Mesmo assim, é divertido imaginar como seria um iPhone Extra Pequeno Nano, principalmente em 2010/2011, quando o iPhone 4 tinha uma tela minúscula de 3,5 polegadas. Mas, como tudo isso é passado, só nos resta sentir saudades das famosas apresentações de Steve Jobs. Certamente ele conseguia conquistar cada vez mais clientes para o universo Apple.