•  
  •  
  •  
  •  

Sou publicitário há 37 anos e já presenciei várias revoluções no mundo da propaganda, do rafe digital até o primeiro banner veiculado num site. Entre essas duas pontas muita coisa aconteceu, mas nada pode ser comparado ao que ocorrerá no mercado publicitário com a chegada do 5G.

Até agora, as redes 5G foram colocadas em operação comercial em apenas alguns países ao redor do mundo. Na China, isso aconteceu em 6 de junho de 2019, quando o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) do governo chinês emitiu oficialmente as primeiras licenças de uso comercial para redes móveis 5G. Essas licenças foram recebidas pela China Telecom, China Mobile, China Unicom e China Radio and Television. Em modo de teste, as redes 5G na China são usadas desde 2018, mas após essas licenças as empresas começaram a implantá-las para uso comercial.

Cada geração anterior de redes teve a sua forma de transmitir as informações. A tecnologia 2G foi a era dos dados de texto, a 3G passou a transferir fotos e mensagens curtas de áudio e a conexão 4G nos permitiu fazer upload de vídeos e assistir à transmissões ao vivo. Hoje, mesmo aqueles que ainda estão um pouco longe da tecnologia, sucumbiram à euforia geral pela chegada do 5G.

O que significa o 5G para o consumidor?

Maior largura de banda e uma conexão com a Internet mais rápida e confortável.

Mínimo atraso de vídeo e alta resolução, o que significa um efeito de presença máximo.

a implantação da tecnologia 5G é o evento tecnológico mais importante dos últimos anos e será significativo para todas as áreas da sociedade. Essa tecnologia pode mudar a esfera do marketing e das relações públicas. Cada transição anterior trouxe consigo algumas mudanças qualitativas na esfera da mídia, incluindo formatos e ferramentas para interagir com o público. Todas essas mudanças levaram a uma revolução no mundo da publicidade.

Uma nova era no desenvolvimento de anúncios.

Quando ocorreu a transição para o 4G, ficou claro que o mercado é muito maior do que a totalidade de dispositivos e usuários que utilizam essas tecnologias. Seu volume pode ser brevemente descrito pela fórmula:

Tamanho do mercado 4G = número de dispositivos de usuários na rede 4G + número de aplicativos nos dispositivos dos usuários + custo dos aplicativos.

A tecnologia 5G aumentará o número de anúncios em ordens de magnitude e até agora ainda não podemos definir sobre que números estamos falando. Podemos dizer com confiança apenas que será muito gigantesco.

O lançamento do 5G levará a um aumento significativo do mercado publicitário. Isso se tornará um gatilho para o surgimento de novas empresas que podem reformar radicalmente o setor. Com a implantação do 5G, o relacionamento entre anunciantes e consumidores passará para um nível qualitativamente diferente, pois o tempo de carregamento de uma página Web ou App, será mínimo. A publicidade em banner será gradualmente substituída pela publicidade em vídeo, o que, segundo especialistas, deve aumentar a CTR (taxa de cliques, a relação entre o número de cliques e o número de impressões). Qualquer solicitação pode ser recebida instantaneamente, o que, por sua vez, exigirá a mesma resposta imediata.

Mas como as redes 5G irão realmente mudar o mercado de publicidade?
Muitas conclusões podem ser tiradas do exemplo da China.

Mais dispositivos para veiculação de anúncios.

As principais vantagens da rede 5G são os custos de chip baixo e um consumo de energia ultrabaixo. Isso permite que você combine tudo o que está ao redor do dispositivo e forme uma única infraestrutura intelectual para o alcance do seu anúncio.

Mais imersão.

Se o 3G foi a era das imagens e textos e o 4G a época dos vídeos curtos, então, na era 5G, as transmissões online se tornarão o principal componente da publicidade. O trabalho no efeito da imersão virá à tona. Com mecanismos avançados de visualização e imersão, os criadores de conteúdo e a mídia tradicional poderão transmitir o ambiente da forma mais completa possível, independentemente da distância.

Páginas de destino em HTML5

Com o 5G o consumidor vai poder escolher se deseja baixar um aplicativo ou ele pode apenas acessar uma página da nuvem em alguns segundos e depois fechá-la, imediatamente após concluir a ação desejada. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento eliminará a necessidade de registro ou assinatura.

O que isso significa para os anunciantes?

Significa que o modelo de análise do consumidor evoluirá em direção a uma compreensão dos novos dados comportamentais. O novo modelo deve ser reestruturado de forma que, a partir de apenas um breve ato de interação, ele consiga formar corretamente o perfil do consumidor. As empresas terão apenas alguns segundos para entender quem está na frente delas, o que ele deseja e oferecer uma reposta imediata.

Solução para as fraudes.

Anunciantes, redes de anúncios e agências de marketing também sofrem muito com as fraudes. Com a informação e o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) ocorrerá uma maior segurança dos módulos estatísticos do Protocolo da Internet (IP). O fluxo de dados aumentará muito, mas o nível de transparência da Internet também terá um aumento significativo. Assim, o problema da fraude será resolvido no nível mais profundo, dentro do código de dados principal.

90% do tráfego da Rede 5G será de vídeos.


A velocidade de transferência de dados em redes 5G chegará a 10 Gb/s. Isso significa que os usuários de smartphones podem baixar filmes em alta definição 4K, em menos de um segundo. O relatório PwC China Entertainment and Media Industry Outlook 2019-2023 destacou os dois benefícios principais da migração para o 5G:

maior largura de banda e latência mínima. Segundo a Intel e a Ovum, o tráfego de cada usuário de 5G, até 2028, deve aumentar para 84,4 GB por mês. Inclusive, o número de vídeos curtos está crescendo rapidamente e só aumentará. Para os anunciantes, esse crescimento explosivo levanta muitas questões.

Com o advento do 5G surgirão mais plataformas para a veiculação de conteúdo, assim como novos modelos de mídias publicitárias. Um mercado publicitário totalmente novo está surgindo e vai modificar muito a interação com o consumidor do século XXI.

IA será a base dos futuros negócios.

Depois que a tecnologia 5G se tornar mais madura e atingir um público cada vez maior, a Inteligência Artificial (IA) não dependerá mais daquela ambiente de hardware robusto. Publicitários criativos terão a oportunidade de coletar uma grande quantidade de dados sobre os consumidores de toda parte do mundo e a IA, por meio de autotreinamento, será capaz de oferecer conceitos de textos potencialmente criativos, layouts de publicidade, designs de produtos, sites, apps e isso levará apenas alguns segundos. Tudo isso em total harmonia com o perfil do consumidor que está acessando o seu conteúdo.

Futuro dos Games.

Em 2019 um relatório revelou que a receita real de vendas no mercado de Games na China atingiu 214,44 bilhões de yuans, um aumento de 5,3% em relação a 2018. Com a chegada do 5G, a indústria de Games dará um novo salto de desenvolvimento. Os jogos online já estão se tornando a maior plataforma de publicidade, o que aumentará o alcance da própria propaganda nessa plataforma. Com a qualidade da conexão e dos dispositivos, o consumidor vai poder jogar em tempo real e com uma definição de imagem em alta qualidade. Em um mundo 5G, com tecnologias mais avançadas, os usuários poderão rodar qualquer Game, em qualquer dispositivo, usando servidores remotos velozes que irão garantir a qualidade da diversão.

Muitas descobertas revolucionárias do passado, hoje parecem processos naturais. Em 2013, cerca de 2,74 bilhões de pessoas eram usuários ativos da Internet no mundo, até junho de 2019, esse número, de acordo com Internet World Stats (IWS), aumentou para 4,5 bilhões. Em 2016, a StatCounter também registrou uma importante mudança tecnológica no número de conexões à Internet e a quantidade de dispositivos móveis ultrapassou, pela primeira vez, o número de acessos à rede global por computadores pessoais. Até recentemente a tecnologia 4G parecia um avanço, mas o 5G já é uma evolução tecnológica gigantesca e o mercado publicitário terá uma ferramenta revolucionária em suas mãos.

Hugo Machado – Diretor de Criação da Host Marketing Digital

Você Encontra Toda a Linha de MacBooks no Site das Americanas

Acesse Aqui: