•  
  •  
  •  
  •  

A Zoox, uma subsidiária independente da Amazon, compartilhou seu veículo elétrico, autônomo e totalmente funcional, criado para ambientes urbanos densos. Projetado e fabricado nos EUA, o Taxi Robô Zoox é capaz de operar até 120 km por hora em ambas as direções. Esse projeto, que está em desenvolvimento há seis anos, representa um marco importante para a empresa e revela o seu sonho de construir uma frota de Táxis Robôs para transporte de passageiros.

A Zoox está reinventando o transporte pessoal e tornando o futuro mais seguro, limpo e mais agradável para todos. Esse primeiro veículo com recursos de direção bidirecional e direção nas quatro rodas, permite manobras em espaços compactos e também muda de direção sem a necessidade de utilizar a marcha à ré.

“Revelar o funcionamento e condução do veículo é um marco emocionante na história da nossa empresa e representa um passo importante em nossa jornada para implantar um serviço autônomo de transporte”, disse Aicha Evans, CEO da Zoox. “Estamos transformando a experiência desse projeto piloto para fornecer mobilidade e um serviço superior para as cidades. E conforme vemos as estatísticas alarmantes sobre as emissões de carbono e acidentes de trânsito, é mais importante do que nunca construirmos uma solução sustentável e segura, que permita aos passageiros ir do ponto A ao ponto B.”

A mobilidade autônoma proporcionará uma mudança de paradigma em segurança, de reativa para pró-ativa. Ao construir um veículo do zero, os engenheiros da Zoox adicionaram uma camada fundamental de prevenção proativa de colisões, incluindo mais de 100 inovações de segurança que não existem em carros convencionais. Isso inclui um novo sistema de airbag para veículos bidirecionais e assentos que envolvem os passageiros, uma espécie de segurança cinco estrelas para todos os assentos.

A arquitetura exclusiva do sensor combina câmeras, radar e LIDAR para obter um campo de visão incomparável de 270 graus de todos os quatro cantos do veículo, eliminando pontos cegos típicos e permitindo que o veículo rastreie objetos próximos e atrás dele, incluindo pedestres, ciclistas e outros usuários da estrada.

“A segurança é a base de tudo o que fazemos. Construir um veículo do zero nos deu a oportunidade de reimaginar a segurança dos passageiros”, disse Jesse Levinson, diretor de tecnologia e cofundador do Zoox. “Isso inclui novos recursos de segurança, como nosso design de airbag, hardware redundante em todo o veículo, uma arquitetura de sensor exclusiva e uma pilha de IA personalizada, que detecta e informa riscos potenciais. Nosso veículo passou nos principais testes de colisão dos Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores (FMVSS) e continuamos a procurar maneiras inovadoras de proteger nossos passageiros e outras pessoas na estrada”.

A Zoox foi fundada em 2014 e foi adquirida pela Amazon em 2020. O Zoox está atualmente sendo testado em Las Vegas, San Francisco. Veja abaixo um vídeo sobre o futuro do transporte urbano.