The Big Bang Theory odeia Leonard, Sheldon, Raj, Howard e os Nerds?

The Big Bang Theory tem um papel fundamental na ascensão Nerd, mas vários Nerds e Geeks acham a série tóxica e intolerável.

The Big Bang Theory

The Big Bang Theory tem 12 temporadas e eu já assisti, mais de uma vez, praticamente todos os episódios dessa série. As primeiras temporadas são as melhores, pois Leonard, Sheldon, Raj, Howard e Penny ainda estão em construção. As últimas temporadas têm episódios engraçados, mas não deixa de ter algumas histórias bem fracas. Mas, apesar de falar sobre o mundo Nerd, uma boa parte desse público passou a odiar essa série.

Ontem assisti, pela centésima vez, ao episódio A Expedição Bakersfield (The Bakersfield Expedition), que mostra Leonard, Sheldon, Raj e Howard indo para a Bakersfield Comic-Con. Sheldon nem acha essa Comic-Con tão boa quanto à de San Diego, mas eles resolvem ir fantasiados de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation). Enquanto eles viajam, Penny, Amy e Bernadette resolvem ir até a loja de quadrinhos de Stuart, para aprender mais sobre essa paixão Nerd.

Quadrinhos e Séries são direcionados para todo tipo de público

Nesse episódio vemos Sheldon como o Comandante Data, Howard como um Borg, Raj como um Guerreiro Klingon e Leonard como o Capitão Jean-Luc Picard. O episódio tem cenas bem engraçadas mas, dessa vez, eu enxerguei a série por um novo ângulo e ele é bem preconceituoso. Pois A Expedição Bakersfield, como vários outros episódios da série, faz um humor que humilha os personagens principais. Resolvi pesquisar o que o público Nerd e Geek fala sobre The Big Bang Theory e descobri que vários deles simplesmente odeiam a série.

The Big Bang Theory

Cena do episódio a A Expedição Bakersfield

Com certeza The Big Bang Theory faz piada com um estereótipo que já estava muito desatualizado, antes mesmo dessa série ser lançada. Portanto, seu público-alvo, claramente, não é o mesmo grupo de pessoas que representa na tela. Pois os episódios da série são quase sempre sobre questões de relacionamento, e não sobre cultura Nerd. TBBT conta histórias sobre pessoas socialmente desajeitadas e que lutam para fazer novas conexões pessoais, fora da bolha Nerd. Por causa disso, vários Nerds e Geeks acham a série extremamente agressiva, pois ela torna seus hobbies alvo de piadas que parecem ter sido escritas por um atleta do ensino médio.

Quem acompanha a série, percebe que a risada surge quando os personagens fazem referência aos super-heróis, histórias em quadrinhos, ou até mesmo à ciência. Ou seja, para os escritores de The Big Bang, esses temas são mais engraçados que algumas piadas tradicionais. Além disso, o público feminino odeia as excessivas piadas sobre o intelecto de Penny. Outro fator que o público Nerd feminino também odeia, é a total falta de conhecimento sobre quadrinhos e séries, que Penny, Amy e Bernadette demonstram. Algo que percebemos muito bem em A Expedição Bakersfield, pois as três compram quadrinhos na loja de Stuart, mas são vistas como objetos de desejo pelos frequentadores do local. Com certeza isso mudou bastante nos últimos anos, é só frequentar uma loja ou exposição de quadrinhos e observar o seu público.

A Vingança dos Nerds e SuperBad também mostram a cultura Geek

Filmes e séries americanas sempre gostaram de ridicularizar os Nerds e Geeks, pois já vimos isso em A Vingança dos Nerds, SuperBad e vários outros. The Big Bang Theory é uma série extremamente popular, porque adota essa linguagem Nerd em seus roteiros. Os personagens falam sobre vários personagens de quadrinhos, usam terminologia científica e sempre foram intimidados por serem mais inteligentes do que todos os outros. É lógico que, por causa disso, boa parte do público se apega à série e ignora completamente o tom, digamos, agressivo dos diálogos. Eles apenas enxergam pessoas como eles na TV e não param para pensar no contexto geral de TBBT.

Apesar de ter diálogos engraçados, que mostram Penny, Amy e Bernadette falando sobre o martelo de Thor, ou Raj dizendo que o Aquaman bebe xixi de peixe, The Big Bang realmente exagera nas piadas Geeks e até desqualifica o seu próprio público Nerd. Acho que os produtores esqueceram que as redes sociais alimentam a cultura de cancelamento, mas isso não impediu as 12 temporadas da série.

Não vou deixar de assistir The Big Bang Theory por causa disso, mas posso pular alguns episódios que exageram nas piadas preconceituosas. Pois é difícil deixar de ver os pensamentos lunáticos de Sheldon, sempre tão confusos como o mundo que ele habita, ou sua busca para compreender o sentido de sua própria existência. Quem não pensa nisso todo santo dia?

Veja uma cena do episódio A Expedição Bakersfield


The Big Bang Theory está disponível na HBO Max.

Acesse o Site MobDica e saiba tudo Sobre The Big Bang Theory


A Amazon tem vários produtos da série The Big Bang Theory

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados