•  
  •  
  •  
  •  

Algumas semanas após sua estreia, ‘Teerã’ gerou um grande impacto e mergulha o espectador nas raízes mais profundas do conflito israelense-iraniano. Depois do sucesso de “Fauda” e de filmes como “Parasitas”, que não são falados em inglês, obras em línguas estrangeiras estão em alta. E a Apple acertou em cheio trazendo esse Thriller de Espionagem com um olhar polêmico e muito atual sobre o conflito que esses dois países têm travado e que gera um intenso derramamento de sangue por anos e anos, sem uma solução imediata.

Tamar Rabinyan (Niv Sultan)

Daniel Syrkin – Diretor e Moshe Zonder – Roteirista, tiveram que convencer, um a um, a maioria dos atores participantes da série, pois queriam deixar claro o curso da história que iriam desenvolver. Principalmente para mostrar que eles se afastariam completamente dos estereótipos, que até agora o cinema usava, ao tratar de assuntos do Oriente Médio como a Série aborda.

Essa foi a primeira impressão que Shaun Toub teve quando foi oferecido para fazer parte do elenco da série. O experiente ator iraniano, que mora nos Estados Unidos há muitos anos, hesitou em fazer parte dessa produção quando foi oferecido para interpretar Faraz Kamali, um agente da inteligência iraniana.

“Pensei muito no quanto os iranianos poderiam me criticar, quão negativa poderia ser sua reação”, comentou o ator reconhecido por sua participação em filmes como ‘Cometas no céu’, ‘Colisão’ e ‘Homem de Ferro’.

O que é interessante para o ator, é que se trata de uma história muito mais profunda, que desenvolve temas de impacto como o sacrifício humano que deve ser feito por aqueles que se comprometeram a garantir a segurança de seus regimes.

“É a visão do conflito de ambos os lados, onde existem pessoas mais semelhantes entre si do que pensam, que sem imaginarem, tendem a ter os mesmos conflitos diários e as mesmas lutas internas”, disse Toub.

Essa produção israelense, disponível para os assinantes do Apple TV+, segue os passos de Tamar Rabinyan, personagem que é interpretada por Niv Sultan, considerada uma das atrizes judias mais influentes deste ano. Ela interpreta uma agente e professora de ciência da computação do Mossad, agência de inteligência de Israel. Sua missão é entrar em Teerã sem ser detectada e neutralizar um radar iraniano, o que permitiria um ataque aéreo israelense muito mais eficaz.

Cena de Teerã

Tamar está preparada para tudo, até para ser capturada atrás da linha inimiga. O que ela não está preparada é para aquele passado familiar que ela desconhecia e que mostra suas raízes mais fortes com o Irã. Aí começa um conflito interno, entre as suas convicções e o seu passado, disse a atriz de 28 anos.

De acordo com Tamar Rabinyan, isso é mais comum do que muitas pessoas pensam. Se as raízes mais fortes forem realmente buscadas, certamente linhagens familiares serão encontradas em ambos os países.

Apesar de ser uma produção israelense, não foi fácil conseguir gravar esse tipo de história nem em Israel nem no Irã, então os produtores tiveram que procurar em outras partes do mundo. Com a ajuda de uma consultoria especializada, lugares semelhantes a Teerã, foram encontrando em boa parte da arquitetura de Atenas, Grécia, onde boa parte da série foi gravada.

Teerã é uma série cativante e que mostra um conflito tão dolorido, por um ângulo mais realista. Você já encontra cinco episódios disponíveis no Apple TV+, dessa série de 8 capítulos.

Assista o Trailer de Teerã: