Seinfeld sempre abordou uma série de tabus da vida cotidiana e falava sobre anti-semitismo e relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Seinfeld mostrava a vida de Jerry, Elaine, George e Kramer
A série de tv Seinfeld foi criada em 1989 e posso dizer que todos os quatro personagens são anti-heróis do cotidiano. Pois nenhum deles é particularmente agradável nas 9 temporadas da série e nem pretende ser. Jerry Seinfeld, Elaine, George e Kramer são moralmente ambíguos, maliciosos, egoístas, egocêntricos e extremamente mesquinhos. Eles recusam-se a evoluir e não aprendem nenhuma lição durante a série, mas essa é exatamente a graça dessa comédia.
Pois eles tinham a capacidade de abordar tópicos, que a maioria das pessoas considera totalmente fora do limite. Os episódios falavam sobre raça, religião, sexo, anti-semitismo, masturbação ou pessoas com problemas de locomoção, assuntos que podem ser um tabu até mesmo para as pessoas engraçadas e talentosas. Seinfeld encara todos esse temas e a série consegue sair relativamente ilesa, em plena década de 90.
Triturando os Tabus
Larry David, Jerry Seinfeld e toda a equipe de roteiristas, sempre encontravam uma maneira de não ofender o telespectador. Eles nos fizeram rir das coisas que a maioria das pessoas acha sensível e não sofreram muitas críticas por isso. Talvez porque ainda não existisse o cancelamento doentio das redes sociais, ou o fanatismo religioso que acontece em pelo século XXI.
Algo que percebemos bem nesse diálogo da série, quando uma mulher fica ferida, depois que George estaciona em uma vaga especial.
“Kramer: “Algum dia estaremos dirigindo, olharemos pela janela e a veremos rastejando pela 5ª Avenida.”
Precisamos lembrar que Seinfeld competia com pesos pesados da comédia, como Murphy Brown e Will & Grace, mas o roteiro e a execução precisa da série, sempre foram impecáveis. Acho que o único problema é que ela era centrada apenas em Manhattan, por isso mostrava uma Big Apple branca e de classe média.
Apesar de Seinfeld ser uma série da década de 1990, ela estava muito à frente na narrativa e caracterização. Provavelmente a televisão que conhecemos hoje, seria impensável sem essas nove temporadas da série.
Veja abaixo o trailer de Seinfeld
No Site MobDica falamos sobre Seinfeld e várias outras séries