Os Flintstones viviam na idade da pedra moderna e os avanços tecnológicos de Bedrock exploravam dinossauros e até humanos.
A máquina de escrever dos Flintstones explorava um pica-pau pré-histórico
Todo mundo acha que Os Flintstones é um desenho adorável, pois mostrava uma família da idade da pedra, mas que vivia com todo conforto da classe média do século XX. No entanto, quase ninguém enxerga que esse desenho animado, da dupla Hanna & Barbera, também faz um crítica à exploração de animais e humanos que ajudavam no dia a dia de Bedrock.
Basta assistir a um episódio para ver que os eletrodomésticos de Fred, Wilma, Barney e Betty eram movidos graças ao trabalho incessante de animais pré-históricos. Um coelho servia de antena de TV, o triturador da pia era um dinossauro comilão e até a máquina fotográfica explorava o talento de um pássaro artista, que conseguia esculpir uma imagem com o seu bico. Mas todos esses animais tinham uma cara sofrida e reclamavam muito.
Wilma e sua máquina fotográfica
Até o boliche de Fred e Barney tinha um polvo para colocar os pinos no lugar, enquanto a Jukebox tocava seus discos, só porque um pássaro e um macaco faziam todo o trabalho dentro da máquina. Aliás, as máquinas de suco não tinham um dinossauro e sim um humano preso dentro dessa caixa escura, sempre pronto para espremer uma fruta. Assim era esse desenho criado na década de 60 e que mostrava uma sociedade pré-histórica, que vivia com todo o conforto do século XX. Só que toda essa tecnologia era movida por animais ou pessoas que não trabalhavam na pedreira do Senhor Pedregulho.
Jukebox dos Flintstones
Outra coisa que podemos perceber agora, quando assistimos esse desenho animado criado 60 anos atrás, é que Fred não recebia nenhum pagamento para poder comprar as pérolas de Wilma, ou trocar o elefante chuveiro por um mais moderno. Ele só precisava aturar o seu chefe tirano e pendurar as compras, pois as conchas de pagamento pareciam ser um cartão de crédito sem limites. Algo nem um pouco diferente da nossa vida atual, que é acordar, trabalhar e pagar boletos intermináveis, pois diferente de Fred, a nossa conta sempre chega.
Comunicador que ligava um funcionário à outro
William Hanna e Joseph Barbera criaram uma sociedade capitalista nesse desenho, pois tínhamos uma divisão de classe bem definida. De um lado o milionário Senhor Pedregulho e do outro Fred, Wilma, Barney, Betty e seus vizinhos sem casa, que sempre estavam andando pela rua. Fred e Barney eram da classe média e andavam por Bedrock com os seus carros de pedra e madeira, aquele que toda criança gostaria de ter. Nesses carros eles compravam suas costelas de Brontossauro, que deveriam ser dos seus eletrodomésticos antigos, ou das máquinas das pedreiras, já que toda essa tecnologia era movida pelos dinossauros que eles exploravam.
Os Flintstones quebraram barreiras e Fred e Wilma, provavelmente, é o primeiro casal a dormir na mesma cama, algo que nunca tinha sido apresentado em nenhuma série de TV da época. Não sei se Hanna & Barbera queriam realmente fazer uma crítica ao capitalismo da sociedade americana, pois o desenho mostrava personagens que compravam tudo que viam pela frente, ou só queriam lançar um desenho animado engraçado e criativo. Vou acreditar na primeira opção.
Na verdade isso importa muito pouco, principalmente para quem desliga o cérebro quando assiste algum filme ou série de TV, mesmo sabendo que essa felicidade pode ser efêmera. Para essas pessoas, o que importa é gritar Yabba Dabba Doo!
No Site MobDica falamos sobre Hanna & Barbera