Minha Vida de Abobrinha mostra o mundo visto por crianças abandonadas

No filme Minha Vida de Abobrinha vemos a conexão de Ícaro com algumas crianças de um orfanato e que passaram por circunstâncias bem tristes no passado.

Minha Vida de Abobrinha

Cena da animação Minha Vida de Abobrinha

Minha Vida de Abobrinha é adaptado do romance de Gilles Paris pela roteirista Celine Sciamma e dirigido e ilustrado por Claude Barras. Este filme é sombrio e leve na mesma medida, além de ser engraçado, comovente e profundamente pensativo.

Na animação vemos o jovem Ícaro, cuja mãe o apelidou de Courgette, que significa abobrinha em francês. Ícaro é um menino triste que assiste sua mãe beber cerveja demais e gritar com a TV o tempo todo. Porém, quando ela ameaça espancá-lo, ele impulsivamente fecha a porta do sótão e isso provoca a queda fatal de sua mãe. Agora órfão, ele entra no sistema de adoção e um gentil policial chamado Raymond leva Abobrinha para um orfanato. Em sua pequena mochila ele tem apenas duas lembranças do seu pai e mãe: uma pipa com o desenho de um super-herói mascarado e uma lata de cerveja vazia, como a sua vida.

A animação mostra um orfanato inesperadamente agradável e com funcionários alegres e solidários. Mas o elemento central desta história são as relações de Abobrinha com as outras crianças, todas deslocadas por circunstâncias tristes. Simon é um valentão que provoca todo mundo e logo chama Abobrinha de cabeça de batata. Após roubar a pipa de Ícaro, os dois são enviados ao escritório da diretora e Simon escuta sobre o passado de Abobrinha e resolve ser seu amigo. Nessa hora Simon revela para Abobrinha que seus pais eram viciados em drogas.

Ahmed é um menino do Oriente Médio, cujo pai está na prisão. O pai da tímida Alice abusou dela e por isso ela se esconde atrás de um longo topete loiro. Jujube é hiperativo e adora comida, mas bate o garfo no prato quando tem uma crise. Béatrice usa óculos e espera por sua mãe todos os dias, ficando animada com cada carro que chega ao orfanato. Quando uma nova garota chamada Camille chega, Abobrinha fica apaixonado por ela.

Lógico que Simon provoca Camille com comentários e brincadeiras, mas ela mostra gentileza com as outras crianças, que imediatamente passa a confiar nela. Como sempre faz, Simon chama Abobrinha para entrar no escritório e eles olham o arquivo de Camille. Os dois acabam descobrindo que seus pais morreram em um suicídio assustador.

O filme não mostra detalhes precisos de como essas crianças se curam ou se adaptam sem conselheiros e nem psiquiatras, mas essa é a intenção. Minha Vida de Abobrinha não é igual a maioria dos filmes de animação, pois envolve adultos e crianças de maneira sensível e inteligente.

Essa animação mostra personagens infantis que lembram brinquedos descartados e, por isso, cria vários detalhes para torná-los expressivos. O traço mostra sempre bordas desgastadas, certamente para sugerir que eles já foram amados, há muito tempo. Além disso, Minha Vida de Abobrinha apresenta o mundo de crianças perdidas que se encontram, sempre espelhadas umas nas outras. Seus medos e esperanças, raiva e sorriso, fazem com que elas, finalmente, reencontrem a felicidade.

Veja abaixo o trailer

Minha Vida de Abobrinha está disponível no Prime Video

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados