Kung Fu criou a gíria Gafanhoto no Brasil


Kung Fu é uma série dos anos 70 que praticamente trouxe a filosofia oriental para o Brasil e ainda criou a gíria Gafanhoto.

Kung Fu - Série de TV

David Carradine em cena da Série Kung Fu

As séries dos anos 70 e 80 marcaram muito a minha vida, junto com o cinema, quadrinhos, livros e Kung Fu faz parte dessa lista. Kung Fu surgiu como um filme, justamente quando a febre das artes marciais chinesas dominavam o mundo do entretenimento. O filme fez tanto sucesso que a emissora ABC resolveu criar uma série com o ator David Carradine. Isso bem antes de Bruce Lee chegar aos cinemas com os seus gritos e golpes de Kung Fu.

Aliás, dizem que a ideia original dessa série era uma criação do próprio Bruce Lee, mas não sei se isso é verdade. Mas sei que Kung Fu tinha uma enorme audiência no Brasil e suas mensagens filosóficas conquistaram o público. Na série vemos Kwai Chang Caine (David Carradine), um sino-americano que resolve fugir da China após matar uma pessoa poderosa. Nessa fuga, Caine acaba parando no velho oeste americano, onde enfrenta pistoleiros e apaches com o bom e velho Kung Fu.

Essa série é famosa por introduzir a câmera lenta em cenas de luta, além de flashbacks com os mestres Kan e Pô ensinando lições para Caine, em um Templo Shaolin. Por isso os diálogos eram repletos de filosofia oriental, principalmente quando Caine encontrava algum problema em seu caminho. Quando ele enfrentava essa dúvidas, seus mestres falavam: “calma gafanhoto”. Lógico que esse termo virou gíria no Brasil e todo mundo falava, e acho que ainda fala,“calma gafanhoto” em qualquer conversa.

Um exemplo de que a série fez um sucesso tremendo aqui no Brasil, é que até criaram uma marchinha de carnaval, que toca até hoje em festas e bailes. Quem nunca ouviu: “Kung, Kung, Kung, Kung-Fu,
Chinês valente, Homem pra chuchu
“. Coisas que só acontece em nosso maravilhoso país tropical.

Kung Fu - Série de TV

O enredo de Kung Fu era simples, mesmo assim ele é repetido em vários filmes e séries. Após fugir da China, Kwai Chang Caine resolve caminhar pelo oeste à procura de sua família americana. Nesse trajeto ele aplica tudo aquilo que aprendeu no Templo Shaolin e enfrenta cowboys e outros desafios com a sua calma e alguns golpes de Kung Fu. Quando ele aplica esses golpes, a cena fica em câmera lenta e os fãs da série adoravam isso. Antes da luta, vários flashbacks apareciam para mostrar cenas de Caine com seus mestres, no Templo Shaolin.

Carradine resolveu deixar o programa, após apenas três temporadas, por causa de lesões que teve nas cenas de luta. Porém, ele sempre já disse em entrevistas que saiu porque a série nunca correspondeu às suas expectativas, além de querer seguir sua carreira nas telonas. E assim Kung Fu chega ao fim, mas abre um portal para as artes marciais no cinema e TV.

Como os produtores tinham certeza de que nunca conseguiriam substituir David Carradine, eles resolvem terminar a 3ª terceira temporada corretamente, com Caine finalmente localizando o seu irmão e o seu sobrinho.

Essa série abriu o caminho para Bruce Lee, Chuck Norris, John Woo, Jackie Chan e vários outros artistas de artes marciais. Ainda posso escutar Caine tocando sua flauta e sumindo no meio do deserto, para uma próxima aventura.

Veja abaixo a fantástica abertura da série

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados